madeixa.com.br
Como tirar a oleosidade do cabelo

Como tirar a oleosidade do cabelo? Veja 4 dicas fáceis e surpreendentes!

Existem vários tipos de cabelos: algumas mulheres possuem o cabelo seco, outras possuem normal e outras, ainda, possuem cabelo oleoso. Portanto, cada uma deve cuidar do cabelo dos fios de acordo com as suas necessidades.

Por isso, muitas mulheres se perguntam sobre as técnicas de como tirar a oleosidade do cabelo. Para fazer isso, existem duas possibilidades: usar produtos industrializados ou fazer misturas naturais caseiras (que também são muito eficazes).



Erros cabelo

Portanto, vamos nesse artigo te explicar um pouco mais sobre esse assunto e dar dicas de como tirar a oleosidade do cabelo de forma caseira e alguns produtos industrializados que podem funcionar, e o melhor: obtendo excelentes resultados sem precisar sair de casa.

O que é a oleosidade capilar?

Como tirar a oleosidade do cabelo



Erros cabelo

A oleosidade capilar é notada principalmente porque o cabelo da mulher pode ficar com aparência de úmido. A principal causa de oleosidade do cabelo é a atividade em excesso das glândulas sebáceas (que se localizam no couro cabeludo e produzem gordura).

Geralmente, esse fenômeno começa a ocorrer na parte da puberdade, por conta do aumento do nível de hormônios no corpo. Mas outra causa pode ser também o estresse ou o uso inadequado de alguns produtos.

Caso você sofra com a oleosidade, não se preocupe! Iremos agora te dar algumas dicas de como tirar a oleosidade do cabelo mudando alguns hábitos e iniciando outros.

Dicas de como tirar a oleosidade do cabelo

Shampoos específicos

Como tirar a oleosidade do cabelo

Usar shampoos específicos pode parecer besteira, mas a verdade é que cada shampoo é feito com ingredientes específicos para a necessidade de cada cabelo. Por isso, caso você sofra com oleosidade, uma excelente opção é comprar shampoos para cabelos oleosos.

Além disso, condicionadores e máscaras específicos para cabelos oleosos podem ajudar muito nesse processo. Lembre-se sempre de ler os rótulos e tentar encontrar produtos sem parabenos antes de comprar.

Portanto, nem sempre os produtos industrializados são ruins para o cabelo. Basta que você encontre o que se encaixa melhor nas suas necessidades e que não possui aditivos químicos muito danosos aos fios.

Banhos mais frios

Principalmente durante a época de inverno, a tendência é que as pessoas tomem banhos mais frios e longos, e isso tem um efeito extremamente danoso para os seus cabelos. A água quente acaba ressecando o couro cabeludo, o que provoca o efeito rebote.

O efeito rebote nada mais é do que o seu corpo entendendo que o seu couro cabeludo está ressecado e, por isso, precisa de hidratação. Logo, seu couro cabeludo ficará mais oleoso, porque as glândulas sebáceas irão agir com maior intensidade.

Portanto, o melhor banho para quem tem cabelos oleosos é aquele com a água morna ou fresca. Não precisa tomar banho com água fria! Mas, com certeza, um banho com a água saindo fumaça de tão quente não irá ajudar na sua oleosidade.

Menos condicionador

Como tirar a oleosidade do cabelo

O condicionador é um produto que deve ser utilizado por pessoas que possuem o cabelo seco e pontas duplas, ou seja, por quem realmente precisa. Se você tem a raiz oleosa, mas o resto do cabelo seco, o certo é passar o condicionador apenas nas pontas.

Quando uma pessoa passa condicionador na raiz sem ter necessidade, as glândulas sebáceas irão produzir ainda mais gordura e o cabelo ficará cada vez mais oleoso. Por isso, o efeito de oleosidade apenas aumentará.

Portanto, use uma quantidade bem pequena de condicionador e nunca passe-o na raiz. Dessa forma, seu cabelo ficará menos pesado e, mesmo assim, continuará hidratado com o óleo natural dele.

Reduzir o uso de shampoo antirresíduos

Como tirar a oleosidade do cabelo

Mais uma vez, devemos falar do efeito rebote. Os shampoos antirresíduos são conhecidos por tirar todos os resíduos do cabelo e, consequentemente, deixar a raiz completamente limpa. Porém, é importante notarmos que isso pode se tornar um problema.

Se você realmente quer saber como tirar a oleosidade do cabelo, entenda que tudo em excesso faz mal. Quando utilizado em excesso, o shampoo antirresíduos irá ressecar seu couro cabeludo, assim como a água quente, e seu corpo entenderá que as glândulas sebáceas precisam trabalhar mais rapidamente, deixando o cabelo mais oleoso.

Portanto, use o shampoo antirresíduos uma vez ao mês. Se você vive em um ambiente muito poluído, pode usá-lo até duas vezes ao mês, nunca mais do que isso. Dessa forma, você irá garantir a limpeza profunda e não irá estimular a produção de óleo.

Produtos que podem tirar a oleosidade do cabelo

Como já dissemos anteriormente, é importante que você use produtos próprios para o seu tipo de cabelo para combater a oleosidade. Por isso, vamos indicar agora alguns produtos que têm como função controlar a oleosidade dos fios.

Shampoo a seco

Como tirar a oleosidade do cabelo

O shampoo a seco é uma excelente opção para quem tem uma oleosidade tão extrema que precisa lavar o cabelo todos os dias. Por isso, opte por shampoos específicos para cabelos oleosos.

Ele é muito simples de ser utilizado: apenas aplique uma pequena quantidade no cabelo e espalhe bem. Os fios ficarão mais leves instantaneamente. Lembre-se apenas de que ele não é um substituto para o shampoo comum e deve ser usado em casos de emergência.

Dica: Se você quer saber como tirar a oleosidade do cabelo sem precisar comprar o shampoo, também existe a opção de aplicar amido de milho/maizena (maisena) na raiz quando ela estiver oleosa.

Shampoo reequilibrante

Como tirar a oleosidade do cabelo

Esse tipo de shampoo é feito exatamente para quem está muito exposto à poluição do dia a dia e acaba ficando com os cabelos oleosos mais facilmente. Esse tipo de shampoo garante tirar a oleosidade do couro cabeludo de forma profunda.

Talvez, você se pergunte qual é a diferença do shampoo reequilibrante para o antirresíduos. E a resposta é simples: o antirresíduos costuma ressecar as pontas do cabelo, enquanto o reequilibrante promete manter as pontas com a hidratação natural delas.

Pode ser difícil encontrar de primeira um método de como tirar a oleosidade do cabelo, mas se você testar essas dicas que dissemos, talvez nem precise encontrar produtos industrializados!

Portanto, vá testando todas as dicas e, se a oleosidade permanecer, escolha um dos produtos que sugerimos. Com certeza, a sua oleosidade irá diminuir muito e seu cabelo ficará cada vez mais leve.

Até a próxima!

Add comment