Madeixa
Como secar o cabelo com a peneira

Como secar o cabelo com a peneira? Aprenda passo a passo

A cada dia que passa, surge uma nova invenção no mundo dos cabelos. Nos últimos dois anos, já surgiram as manteiga para o cabelo, a maionese capilar, a escova rotatória, a fitagem estruturada, além de inúmeros produtos para auxiliar a transição capilar… Não faltam novidades e técnicas surgindo a cada dia, não é mesmo?

As blogueiras do mundo da moda e da beleza sempre inventam algum truque para fugir da mesmice e obter os efeitos desejados de modo mais prático. Usar o secador com a peneira (Sim, a boa e velha peneira de cozinha!) é um desses truques e é sobre ele que iremos conversar hoje!

Para quem é indicado secar o cabelo com uma peneira?

A técnica que combina o uso do secador com a peneira é perfeita para mulheres que possuem os cabelos ondulados, cacheados e crespos. Normalmente, são essas mulheres que fazem o uso do bom e velho difusor.

O difusor têm um papel fundamental no processo de secar o cabelo, pois garante que não ocorra a formação de frizz, devido ao seu formato arredondado, que permite que o ar distribua-se uniformemente por todo o cabelo e, também, porque garante a definição dos cachos, poupando um bom tempo de cuidados capilares para as cacheadas.



Apesar de todas esses benefícios para o cabelo, o difusor nem sempre está presente na penteadeira das mulheres, seja pelo preço que um bom difusor possui, seja por não conhecer o produto e, ainda, por existir outros metódos de obter o mesmo efeito.

A peneira possui um formato redondo, assim como o difusor, e ainda conta com um espaço maior para secar os fios, poupando ainda mais tempo de finalização dos cabelos. Devido à essa funcionalidade, surgiu o uso da peneira + secador para substituir o difusor, poupando tempo e dinheiro da mulherada!

Quais as vantagens desse truque?

Como secar o cabelo com a peneira



Assim como o difusor, o uso do secador acrescido da peneira garante que não ocorra o surgimento de frizz, principal queixa das mulheres que possuem cabelos com cachos. Devido também a peneira possuir furinhos pequenos, o ar não entra em contato direto com o cabelo, não agredindo-o e facilitando a definição do mesmo.

Além disso, a peneira usada para secar os fios é de tamanho médio e é a mesma usada para fins culinários (claro que você irá separar uma somente para esse fim, não é mesmo?) e pode facilmente ser encontrada em qualquer supermercado por um preço de cerca de R$3,00 reais, ao contrário do difusor, que não é facilmente encontrado e possui um preço bem mais salgado.

No final das contas, o efeito obtido tanto pelo uso do difusor quanto do uso da peneira é o mesmo e você ainda economiza uma graninha, e como veremos a seguir, poupa um certo tempo para secar os cabelos.

Como secar o cabelo com peneira passo a passo

Quase toda mulher que possui o cabelo cacheado, ondulado ou crespo tem um trabalho maior após lavar os fios. Isso porque se deixar o cabelo secar naturalmente, os cachos podem perder a definição ou então o cabelo pode ficar com um frizz difícil de ser controlado.

Logo, a opção é dar uma finalizada nos fios, desde que básica, para garantir uma bela aparência dos cachos! Para secar o cabelo e ainda definir os cachos, e até mesmo conseguir mais volume, acompanhe os passos abaixo que explica direitinho como usar o secador auxiliado por uma peneira:

Passo 1: Lave bem os cabelos e seque-os com o auxílio de uma toalha. É importante retirar o excesso de água antes de partir para o secador.

É fundamental não ficar esfregando os fios ao secar os cabelos, porque esse é o principal fator para o surgimento de frizz, além de criar uma indesejada elasticidade para o fio de cabelo.

Recomendamos o uso de uma toalha de microfibra ou até mesmo uma camiseta velha de algodão para secar bem os cabelos e garantir que não ocorra o surgimento do indesejável frizz.

Passo 2: Desembarace o cabelo com o auxílio de um creme para pentear que você costuma usar.

Esse processo é importante para que não seja necessário pentear o cabelo após secá-lo, desmanchando assim a definição das ondas e cachos obtidos.

Passo 3: Aplique um protetor térmico por todo o cabelo para que o calor do jato do secador não o machuque e estrague.

É imprescindível o uso do protetor térmico para qualquer processo que envolva calor nos fios. O protetor cria uma certa película protetora no fio, fazendo uma espécie de escudo, garantindo assim que o calor não seja suficiente para prejudicar a estrutura e fibra capilar.

Passo 4: Separe o cabelo em mechas, não muito grandes e nem muito pequenas, e acomode uma mecha dentro da peneira.

Passo 5: Aponte o jato do secador para a peneira, mantendo uma certa distância para não queimar o fio e fazendo movimentos com a peneira para garantir que toda a mecha fique seca e modelada.

A dica é fazer o movimento de “amassar”com a peneira, subindo-a e descendo-a, moldando assim as ondas e cachos dos cabelos.

Passo 6: Repita o procedimento por todas as mechas.

O ideal é que o secador esteja em uma temperatura média para não prejudicar de modo algum a saúde capilar, além de prevenir que o plástico da peneira se derreta.

Cuidados ao usar uma peneira para secar o cabelo

Como secar o cabelo com a peneira

Recomendamos que você opte por uma peneira de plástico, que seja resistente, haja vista que a peneira de metal ou alumínio ao ser aquecida pelo secador irá esquentar e queimar suas mãos e que, devido ao peso do cabelo molhado, um plástico mais fraquinho pode ceder. Lembre-se também de comprar uma peneira e separá-la especialmente para secar os cabelos, não levando-o para a cozinha!

Agora, você já conhece o truque de como secar o cabelo usando uma peneira, substituindo assim o difusor e já pode começar a praticá-lo, poupando tempo e dinheiro para finalizar o cabelo e obter o mesmo resultado.

Deixe seu comentário!