Madeixa
Como reduzir o frizz do cabelo

Como reduzir o frizz do cabelo: veja dicas para acabar com fios arrepiados

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Quem nunca deu uma olhadinha no vidro de um carro e percebeu que seu cabelo está totalmente armado, ou seja, cheio de frizz? Esse é um verdadeiro pesadelo para todas as mulheres ou rapazes com cabelos longos. Por mais que seja até comum, aqueles fios soltos e em desconformidade com o resto do cabelo, sem dúvida, incomodam bastante.

E esse problema atormenta ainda mais quem tem madeixas cacheadas, crespas ou onduladas. Isso porque esses cabelos, geralmente, apresentam mais casos de ressecamento. Esse fator estimula o surgimento de frizz. A falta de nutrição dos fios e a desidratação também reforçam o surgimento de fios rebeldes.

Mas, para todo problema existe uma solução, não é mesmo?! E esse é o desafio deste artigo. Vamos mostrar como você pode eliminar esse problema e ficar com os cabelos lindos e desarmados durante todo o dia. Para isso, alguns cuidados são fundamentais. Hidratação e cauterização são as principais armas para controlar os fios rebeldes.

Outra solução viável é a escova progressiva. Mas esta possibilidade só é recomendada em caso de a hidratação não ter o resultado esperado. Vamos lá!

Principais fatores que causam o temido frizz

Como reduzir o frizz do cabelo

Ninguém nasce com o problema de frizz nos cabelos. Esses fios rebeldes surgem como consequência de ações do tempo, de produtos capilares e da falta de cuidado com as madeixas. Listamos os principais fatores que levam a esse verdadeiro vilão das madeixas das mulheres. Vamos a eles:

  • Umidade do ar: Em casos de o clima estar seco, com baixa quantidade de vapor de água na atmosfera, os cabelos tendem a ficar mais arrepiados.
  • Tratamentos químicos: Após a realização de um procedimento com produto químico, as cutículas ficam abertas, proporcionando o arrepio das madeixas. O cabelo também pode perder a queratina, ficando mais frágil e com maior número de fios arrepiados.
  • Descuido com as madeixas: A falta de cuidado adequado com os cabelos também pode causar os fios arrepiados. Eles podem ficar quebradiços e fracos se você não utilizar produtos de boa qualidade, escovar o cabelo de forma errada e esquecer de fazer a hidratação em períodos regulares. Ou seja, você pode ser o grande vilão para o surgimento do frizz, entre outros danos.
  • Prancha de alisamento: A famosa chapinha também podem ser a vilã neste caso. O calor delas pode deixar os cabelos desidratados e ressecados. Com isso, aumenta-se a chance do aparecimento do frizz.

Confira dicas para evitar os fios rebeldes

Como reduzir o frizz do cabelo

Se você não seguiu nenhuma das regras acima e deixou os fios rebeldes tomarem conta dos seus cabelos, não se preocupe! Já dissemos que todo o problema tem solução. Abaixo vamos disponibilizar para você uma série de dicas para você tratar o problema do frizz e recuperar a beleza e o brilho dos seus cabelos. Mas, para tudo dar certo, é preciso disciplina e muita atenção. Confira as nossas sugestões para ficar, de vez, livre dessa rebeldia nas suas madeixas:

Hidratação regular

Como reduzir o frizz do cabelo

O ideal é que você hidrate o seu cabelo toda semana. O frizz surge quando os cabelos estão com falta de queratina, água ou óleo. Os especialistas indicam fazer o chamado cronograma capilar. Neste caso, o cuidado com as madeixas é feito da seguinte forma: hidratação, nutrição e reconstrução.

Por que a hidratação é tão importante contra os fios rebeldes? O processo garante a retomada da nutrição e, consequentemente, das vitaminas e proteínas.

Evite água quente

Como reduzir o frizz do cabelo

Ao enxaguar o cabelo, prefira sempre água mais fria, de preferência mineral ou filtrada. Todos esses fatores ajudam a selar os fios e beneficiam, principalmente, aqueles com cabelos crespos ou cacheados.

Cuidado ao secar e pentear o cabelo

Como reduzir o frizz do cabelo

O atrito é uma das principais causas dos arrepios dos fios, já que o frizz é um fator estático. Esfregar a toalha para diminuir o volume de água após o banho se torna, portanto, um grande problema. Um truque pare evitar essa dor de cabeça é usar material de algodão ou papel toalha, por exemplo.

Na hora de pentear, a melhor sugestão é utilizar pentes de madeira. Não utilize os dedos para desembaraçar os fios.

Não use produtos com sulfatos

Como reduzir o frizz do cabelo

Na hora que você for lavar o cabelo, evite utilizar shampoos em que a composição seja de sulfatos. Eles provocam ressecamento dos fios e, por consequência, o aumento de frizz.

Outro fator importante na hora de lavar as madeixas é utilizar sempre o condicionador. Ele fecha as cutículas dos cabelos abertas pelo shampoo. Com isso, evitar o frizz.

Veja os melhores cremes anti-frizz para apostar

Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de produtos para resolver os pesadelos com o frizz. Separamos 5 deles para você escolher qual se adapta melhor ao seu cabelo. Confira e se livre de vez dessa dor de cabeça provocada pelos fios arrepiados e rebeldes. Veja:

1 – Máscara Redken Friss Dismiss

Como reduzir o frizz do cabelo

Esse produto é indicado para todos os tipos de cabelo. O tratamento é profundo e garante ótimo resultado contra o frizz. Ela age na nutrição intensa das madeixas, deixando-as mais macias e com brilho intenso.

2 – Bálsamo finalizador da Lola Cosmetics

Como reduzir o frizz do cabelo

Esse produto chega com a promessa de ser o exterminador de frizz. Sua ação está baseada no bloqueio na fibra capilar, que impede a absorção de umidade. Ele também repele a sujeira do couro cabeludo.

3 – Kit de Escova de Brilho Professionnel Liss da L’Oréal

Como reduzir o frizz do cabelo

Esse produto da marca francesa L´Oréal garante o control de fios que sofrem com stress e redução do volume. Sua fórmula garante hidratação e suavização dos fios. Além de proporcionar o tratamento dos fios rebeldes, também adicionam brilho aos cabelos.

4 – Spray Uniq One da Revlon

Como reduzir o frizz do cabelo

Dentre outros benefícios, oferece o controle dos fios arrepiados, independentemente do período do ano. Também protege das ações do tempo (agressões do meio ambiente).

5 – Desmaia Cabelo Sérum Anti-Frizz da Forever Liss

Como reduzir o frizz do cabelo

Esse produto é resistente à água, age na proteção dos fios contra o secador, chapinha e ajuda a modelar o cabelo. Além, é claro, de combater o frizz, também proporciona um movimento natural das madeixas e sedosidade.

Gostou do nosso artigo? Já utilizou alguma dessas dicas contra o frizz nos cabelos? Compartilhe!

Deixe seu comentário!