Madeixa
Como recuperar cabelos queimados

Como recuperar cabelos queimados? Confira 5 dicas infalíveis!

Todas as mulheres que já abusaram da chapinha, do secador ou até mesmo do sol sabem muito bem como é ter que lidar com o cabelo cheio de pontas duplas, ressecadas e sem vida. A verdade é que os fios acabam queimando com o passar do tempo, principalmente se você é uma pessoa que utiliza muitas fontes de calor no cabelo ou está sempre sob o sol.

Veja também: Qual é a diferença entre cabelos secos e ressecados? Saiba aqui!

Porém, existem diversos métodos de como recuperar cabelos queimados. Você pode escolher entre utilizar produtos específicos para isso, ou então, utilizar ingredientes caseiros em receitas simples e rápidas que ajudarão muito a recuperar os seus fios. Caso você tenha escolhido a segunda opção, está lendo o artigo certo.

Isso porque neste artigo nós iremos te passar diversos métodos e dicas de como recuperar cabelos queimados apenas com ingredientes caseiros e mudanças de hábitos, sem precisar gastar dinheiro ou sair de casa para fazer tratamentos capilares no salão de beleza!

5 dicas de como recuperar cabelos queimados

A ideia de que precisamos gastar muito com tratamentos capilares profissionais para recuperar os fios é muito errônea, já que diversos ingredientes caseiros são excelentes para recuperar cabelos queimados e até mesmo danificados ao extremo.

Por isso, vamos agora ver algumas dicas de como você pode recuperar a saúde do seu cabelo de forma simples, apenas com receitas caseiras e outros hábitos que podem ser extremamente eficazes apesar de parecerem pequenos.

Veja também: Hidratação caseira para cabelo: veja dicas + 28 receitas baratas e fáceis

Dica 1: Faça o cronograma capilar

Como recuperar cabelos queimados

O cronograma capilar nada mais é do que um calendário que lista quais os dias que você deve cuidar dos fios e qual tratamento deve ser feito. Existem 3 tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Provavelmente, se você lê sempre nossos artigos, você já está cansada de ver todo mundo falando sobre o cronograma capilar e o quanto ele é importante. Porém, não existe método melhor para recuperar cabelos queimados do que seguir o cronograma capilar da maneira correta, fazendo todas as etapas com ingredientes caseiros e potentes.

Dica 2: Utilize azeite (nutrição)

A nutrição é a etapa do cronograma capilar responsável por devolver os nutrientes perdidos pelo fio, o que acaba prevenindo a quebra e queda do cabelo, além de fazer com que as madeixas cresçam mais rápido. Geralmente, a fase de nutrição pede uma umectação, e agora, nós vamos te ensinar a fazer a umectação com azeite para recuperar cabelos queimados.

Materiais necessários:

  • Azeite de oliva;
  • Shampoo perolado;
  • Condicionador;
  • Touca de alumínio;
  • Pente.

Modo de fazer:

Com o cabelo sujo e seco, penteie os fios e separe toda a extensão do cabelo em mechas de tamanho médio. Aqueça o azeite de oliva por cerca de 5s e aplique-o por todo o cabelo, evitando apenas o couro cabeludo se você tiver fios oleosos.

Quando todo o cabelo estiver com azeite, coloque a touca de alumínio e deixe o óleo agindo por, no mínimo, 1h. Depois, basta enxaguar o cabelo e lavar com o shampoo perolado de sua preferência. Finalize com o condicionador para fechar a cutícula dos fios.

Todo mundo tem azeite de oliva em casa e, pode ter certeza, que seu cabelo ficará muito mais forte se você adicionar essa receita ao seu cronograma capilar!

Veja também: Hidratação com azeite: conheça 10 maravilhosas receitas caseiras para o cabelo

Dica 3: utilize leite (hidratação)

Como recuperar cabelos queimados

O leite não serve apenas para beber e fazer receitas de comida, mas também para fazer receitas de hidratação para os cabelos. A hidratação é a etapa do cronograma capilar que devolve aos fios a umidade natural deles que acaba sendo perdida. Logo, o leite é um ingrediente excelente para esse tipo de procedimento.

Materiais necessários:

  • Leite (4 colheres de sopa);
  • Açúcar (2 colheres de sopa);
  • Máscara de hidratação (4 colheres de sopa);
  • Shampoo perolado;
  • Condicionador.

Modo de fazer:

Lave o cabelo apenas utilizando o shampoo perolado. Isso fará com que as cutículas se abram e os fios recebam melhor o tratamento. Misture o leite, o açúcar e a máscara de tratamento em um recipiente até que tudo fique bem homogêneo.

Aplique a mistura por toda a extensão do cabelo e deixe agir por cerca de 25 minutos. Enxague e passe o condicionador para fechar as cutículas do cabelo.

Com certeza, essa é uma das formas mais eficazes de como recuperar cabelos queimados, já que a hidratação do leite irá deixar os fios mais maleáveis e o açúcar fará com que eles brilhem mais.

Veja também: Hidratação com leite: fortalece a saúde do cabelo sem gastar muito!

Dica 4: Utilize ovo (reconstrução)

Como recuperar cabelos queimados

A reconstrução é uma das partes mais importantes do cronograma capilar. Isso porque ela devolve a massa perdida do cabelo, deixando-o mais grosso e encorpado. Geralmente, cabelos queimados perdem muita massa e se tornam finos e frágeis. Por isso, a reconstrução é essencial nesses casos.

Materiais necessários:

  • Queratina líquida sem enxágue;
  • Clara de ovo (1 unidade);
  • Óleo de coco (2 colheres de sopa);
  • Azeite de oliva (1 colher de sopa);
  • Máscara de reconstrução (2 colheres de sopa);
  • Shampoo perolado.

Modo de fazer:

Lave o cabelo utilizando o shampoo perolado e tire o excesso de água dos fios utilizando uma toalha. Aplique a queratina em todo o cabelo, deixando apenas a raiz de fora. Deixe a mesma agindo no cabelo por 10 minutos.

Enquanto isso, misture o ovo, o óleo de coco, o azeite e a máscara de reconstrução. Depois dos 10 minutos, aplique a mistura por cima da queratina, também deixando a raiz de fora. Deixe a mistura agindo por cerca de 15 minutos. Enxague bem o cabelo e passe o condicionador para finalizar.

Dica 5: Corte as pontas queimadas

Como recuperar cabelos queimados

Essa dica é na verdade um choque de realidade: se você seguir o cronograma capilar com as receitas anteriores e seu cabelo continuar muito queimado, o mais recomendado é que você corte as pontas queimadas.

Isso porque elas puxam uma maior quantidade de nutrientes e, quando não recuperadas, atrasam o crescimento do cabelo. Por isso, pode ser muito melhor cortar as pontas queimadas e fazer com que o cabelo cresça mais rápido de forma saudável.

Porém, não desista antes de tentar! Com esse artigo, você viu que tem como recuperar cabelos queimados de maneira caseira e sem utilizar tratamentos mirabolantes. Mãos na massa!

Deixe seu comentário!