Madeixa
Como recuperar um cabelo com química

Como recuperar um cabelo com química? Veja dicas infalíveis!

A busca pelo cabelo perfeito leva as pessoas a fazerem coisas que, muitas vezes, não são nem um pouco benéficas para a saúde dos fios e o crescimento do cabelo.

Alguns exemplos são a chapinha e, principalmente, os procedimentos capilares que envolvem processos químicos, como a escova progressiva com formol, a descoloração e o processo de tintura.

O problema é que todos esses procedimentos são danosos para os fios e acabam trazendo alguns efeitos negativos para a fibra capilar, por isso, eles precisam de constante recuperação.

Portanto, nesse artigo resolvemos te ajudar e passa algumas dicas de como recuperar um cabelo com química de forma caseira e extremamente eficaz, e o melhor: sem gastar muito dinheiro!

Os danos causados pela química

Como recuperar um cabelo com química

Todos já sabemos que os procedimentos químicos capilares são muito danosos para a saúde dos fios, mas muitos não sabem exatamente porque esses procedimentos são danosos e quais são os reais malefícios.

A verdade é que os procedimentos que envolvem química tendem a abrir as cutículas dos fios e quebrar a estrutura do cabelo para dar uma nova forma a ele, por exemplo:

O processo de tintura com água oxigenada abre a fibra capilar e substitui a cor natural dos fios pela nova cor, por isso esse processo é considerado irreversível;

Já o processo de alisamento com formol quebra as fibras de proteína do cabelo (responsáveis por dar estrutura) e deixa os fios lisos, macios e maleáveis, já que eles estão com a estruturação quebrada.

O efeito negativo da maioria desses processos pode ser resumido em:

Esses são apenas alguns dos danos causados em cabelos com química… Mas, não se preocupe, pois daremos a seguir dicas de como recuperar um cabelo com química em casa!

Recuperando cabelos com química em casa: receitas

Como recuperar um cabelo com química

Nutrição – Óleos vegetais

A etapa de nutrição é extremamente importante para repor os nutrientes essenciais que os fios acabam perdendo ao longo do tempo, principalmente com o uso de procedimentos químicos.

A nutrição é responsável por deixar o cabelo mais forte, reduzir a queda, o frizz, e nutrir profundamente para que os fios cresçam mais rápido e de forma saudável; por isso, essa receita caseira para cabelos com química é imperdível.

Materiais:

  • Óleo de coco;
  • Abacate;
  • Outro óleo vegetal da sua preferência (opcional);
  • Pente de dentes largos;
  • Shampoo;
  • Condicionador.

Modo de fazer:

Com o pente de dentes largos penteie os fios e desembarace toda a extensão do cabelo. Em um pote, misture o óleo de coco, o abacate e outro óleo vegetal que você queira (caso queira). Separe o cabelo em mechas pequenas, para absorver melhor a mistura.

Aplique a mistura em toda a extensão dos fios, desde a raiz do cabelo até as pontas. Deixe agindo pelo tempo que achar necessário, com um tempo mínimo de meia hora. Enxague o cabelo e lave bem com shampoo. Finalize com condicionador para fechar as cutículas.

Essa receita é extremamente simples e, com certeza, irá ajudar muito a nutrir seu cabelo novamente. Lembre-se de sempre encaixá-la no cronograma capilar e alternar com outras receitas de nutrição para que os fios não se acostumem.

Reconstrução – Ovo

Como recuperar um cabelo com química

A etapa de nutrição é sim muito importante para o cabelo, mas ela funciona melhor ainda quando combinada com uma boa receita de reconstrução, as duas juntas são imbatíveis na recuperação de um cabelo com química.

A reconstrução é responsável por devolver a massa capilar aos fios, deixando o cabelo mais grosso, resistente e mais difícil de quebrar. Por isso, anote a receita a seguir com atenção.

Materiais:

Modo de fazer:

Lave o cabelo com o shampoo antirresíduos, ele irá abrir as fibras do cabelo para que os fios absorvam a receita melhor. Retire bem o excesso de água utilizando uma toalha. Utilizando o pente, separe o cabelo em mechas pequenas. Passe a queratina por toda a extensão dos fios, começando pelas pontas e indo até a raiz do cabelo. Retire um pouco do produto após 10 minutos e aplique a máscara de tratamento para reconstrução.

Deixe agindo por cerca de 20 minutos com a touca térmica. Enxague o cabelo normalmente e finalize utilizando um condicionador para fechar as cutículas. Aplique o protetor térmico e finalize com secador de cabelo ou chapinha para selar o processo (opcional). Pronto! Quem diria que uma receita tão simples pode ser tão poderosa para reconstruir a fibra capilar de um cabelo detonado pelas químicas.

Hidratação – Abacate

Como recuperar um cabelo com química

Para completar as etapas, é importante que você faça também uma hidratação poderosa, e nada melhor do que o abacate para isso.

A hidratação é excelente para devolver a umidade aos fios, o que garante maior maciez e suavidade ao cabelo, sendo o toque final para reconstruir totalmente seu cabelo com química, por isso, você não pode perder essa receita.

Materiais:

  • Abacate (1 unidade);
  • Azeite (2 colheres de sopa);
  • Água (2 colheres de sopa);
  • Creme de leite (2 colheres de sopa);
  • Touca de plástico;
  • Pente de dentes largos;
  • Shampoo;
  • Condicionador.

Obs: Caso seu cabelo seja curto, metade da receita já é suficiente.

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes em um potinho até que a mistura ganhe um aspecto homogêneo. Com o pente de dentes largos, divida seu cabelo em mechas e aplique a mistura em toda a extensão do cabelo. Coloque a touca de plástico para potencializar os resultados;.

Deixe a mistura agindo por cerca de 20 minutos. Enxague lavando com o shampoo de sua preferência. Finalize utilizando um condicionador para fechar a cutícula dos fios.

Com certeza, todas essas receitas farão milagres em seus fios, já que elas se completam e atendem diferentes necessidades que seu cabelo possui.

Portanto, comece a fazê-las agora mesmo seguindo um cronograma capilar e essa será a melhor forma de recuperação profunda e natural para seu cabelo com química!

Deixe seu comentário!