Madeixa
Como pintar o cabelo com Azul de Metileno?

Como pintar o cabelo com Azul de Metileno? Aprenda passo a passo

O Azul de Metileno é um antisséptico encontrado em qualquer farmácia por menos de R$ 4,00. O medicamento é usado para tratar micoses em aquários de peixes e em unhas humanas. Além da função antisséptica, pesquisas estão investigando o papel desse produto em outros tratamentos de saúde, haja vista que foram observados casos em que o Azul de Metileno teve um forte papel terapêutico no tratamento de casos de Alzheimer.

Não bastasse todas as propriedades relacionadas à saúde, devido à sua coloração azul e a seu baixo preço, muitas mulheres que desejam tingir os cabelos de azul ou verde, ou então desejam obter o tão cobiçado preto azulado, que é muito difícil de ser obtido usando apenas tintas comuns, optam pelo Azul de Metileno, que traz o mesmo resultado que muitas tintas próprias para o cabelo e que custam quatro vezes mais que o produtinho de coloração azul.

Como pintar o cabelo usando Azul de Metileno?

Como pintar o cabelo com Azul de Metileno?

Devido à sua facilidade de ser encontrado e utilizado para a tintura de cabelo, existem hoje inúmeros tutoriais que ensinam como usar o Azul de Metileno.



Ressaltamos antes de tudo, a importância de fazer o teste de mecha antes de pintar todo o cabelo para ver como o fio vai reagir na presença do Azul de Metileno. Mulheres com cabelos muito ressecados, quebradiços e muito danificados devem prestar muita atenção no teste de mecha, haja vista que devido ao uso de água oxigenada, o cabelo ficará ainda mais ressecado.

Separamos aqui algumas dicas para te auxiliar durante o processo de coloração, que você mesma pode fazer em seu cabelo. Portanto, fique atenta às instruções a seguir.

Se você deseja chegar no tom preto azulado, vai precisar de:

– Tinta de cabelo de tom preto (se seu cabelo já for naturalmente preto, desconsidere);



– 2 colheres (sopa) de Azul de Metileno;

– Água oxigenada (normalmente, vem na embalagem junto com a tinta de cabelo);

– Pincel para tingir cabelo;

Para pintar o cabelo, faça o uso de luvas. O azul de metileno é um excelente corante e pode manchar suas unhas e mãos, caso estejam desprotegidas.

Passo 1: Misture a água oxigenada que veio na embalagem junto com a tinta;

Passo 2: Adicione o azul de metileno à mistura de tinta e mexa muito bem;

Passo 3: Com os cabelos secos e limpos (é importante estar com o cabelo lavado para não ter o resultado alterado), aplique, com o auxílio de um pincel próprio para cabelo, a mistura preparada. É necessário aplicar a tinta mecha por mecha, massageando bem para fixar a tinta;

Passo 4: Deixe a tinta agir por um período de 30 a 45 minutos;

Passo 5: Enxague o cabelo em água corrente.

Após a tintura, é recomendado que seja feita uma hidratação para garantir o aspecto de um cabelo saudável. Pode-se usar máscaras de hidratação ou até mesmo investir em receitas de hidratação caseira, como a hidratação com maisena (Maizena).

Se você deseja chegar ao tom azul, separe os produtos abaixo e siga as instruções:

Como pintar o cabelo com Azul de Metileno?

– Pote de máscara de hidratação de cor branca e densa (é importante que a máscara seja branca para que o Azul de Metileno permaneça nessa cor e não ocorra manchas em seu cabelo ao contrastar com outra cor);

– 1 colher (sopa) de Azul de Metileno;

– Pincel próprio para tingir cabelo.

Passo 1: Misture o azul de metileno na máscara de hidratação até obter um cor homogênea;

Passo 2: Passe a mistura em mechas pequenas, com o auxílio de um pincel para cabelo, e massageie bem a mecha com as mãos;

Passo 3: Deixe agir por 25 minutos e enxague bem os cabelos em água corrente.

Assim como na tintura de preto azulado, recomendamos a hidratação dos cabelos para garantir que esse não fique ressecado. Além da aparência saudável, a hidratação garante que as cutículas do fio de cabelo permaneçam fechadas, garantindo uma maior duração da tinta no cabelo.

É possível ainda obter uma coloração esverdeada nos fios. Para isso,basta escolher um creme de base cuja cor seja mais alaranjada/amarelada, que ao reagir com a cor azul do antisséptico, resultará na formação da cor verde. O processo de tintura seguirá o mesmo passo da pintura de azul. A diferença é apenas na cor da base que receberá o Azul de Metileno.

Como manter a cor viva ao pintar o cabelo com Azul de Metileno?

As cores azul e verde são tons frios que desbotam mais rapidamente do que as cores de tons quentes, como vermelho e laranja. Com o processo de lavagem do cabelo, é normal que ele vá desbotando. Portanto, dependendo da quantidade de lavagens, a cor por durar de 15 dias até a 2 meses, sem necessidade de retoque até esse período.

Para garantir um aspecto vibrante e saudável, abuse das hidratações nos dias de lavar o cabelo. Você também deve utilizar shampoo e condicionador específico para cabelos coloridos, que são feitos justamente para ajudar a manter o cabelo sedoso e deixar a cor intensa. Existe também a opção de usar shampoos com ação hidratante, que irão reter a tintura dentro do fio de cabelo, aumentando a durabilidade da tintura.

Qual a diferença do Azul de Metileno para a Violeta Genciana?

Como pintar o cabelo com Azul de Metileno?

Algumas mulheres que desejam pintar o cabelo de azul optam por usar a Violeta Genciana, que, assim como o Azul de Metileno, tem um forte poder de coloração.

A diferença entre esses dois produtos se dá ao fato de que a Violeta Genciana tem a pigmentação roxa e é usada para neutralizar o amarelado do cabelo. Já o Azul de Metileno tem a pigmentação azul e pode ser usado para neutralizar a coloração laranja do cabelo.

Agora, você já sabe qual o papel do Azul de Metileno para a coloração do cabelo e ainda sabe como usá-lo para obter até mesmo o tão desejado preto azulado! Siga nossas dicas e tenha um cabelo de dar inveja, gastando super pouco para isso!

Deixe seu comentário!