Madeixa
Como pentear os cabelos corretamente

Como pentear os cabelos corretamente? Veja passo a passo

Pentear os cabelos é algo que fazemos todos os dias, mas, por ser um ato simples, às vezes passa despercebido. Você sabia que não pentear os cabelos da forma correta pode comprometer a saúde dos fios? Portanto, na hora de desembaraçar os cabelos, fique atenta e escolha a escova ou pente certo, além do jeito correto de segurar os fios.

Para quem não sabe, a escovação das madeixas não serve somente para desembaraçar os cabelos, mas também para levar a oleosidade natural da raiz para a extensão dos fios até as pontas, ou seja, pentear o cabelo também nutre as pontas das madeixas!

A seguir, falaremos tudo sobre como pentear as madeixas da forma correta e os tipos de acessórios, escovas e pentes para o seu tipo de cabelo.

Pentear os cabelos molhados: seria um erro?

Sim! O primeiro erro que muitas mulheres já cometeram ou cometem é pentear as madeixas molhadas. Quando penteamos os cabelos úmidos, no caso dos cabelos lisos, o atrito do pente com a umidade dos fios pode provocar muita quebra, já que os fios estão mais elásticos. Para evitar isso, o ideal é pentear os fios com o auxílio de um leave-in ou creme para pentear.



A seguir, falaremos um pouquinho sobre cada tipo de escova e para qual textura capilar ela é indicada. Confira!

Tipos de escova para cada cabelo

Como pentear os cabelos corretamente

Escova ventilada

A escova ventilada é a melhor quando falamos em cabelos crespos. De cerdas naturais de javali e nylon, ela é indicada para secar e modelar a ponta dos cabelos. Esse tipo de escova é ativada pelo calor do secador e dá mais ênfase ao volume do cabelo.



Escova tangle

Especialmente feita para cabelos crespos, a escova tangle desembaraça os fios e aumenta o volume dos crespos, respeitando a textura e forma natural do cabelo sem quebrar.

Escova raquete

Esse tipo de escova é de plástico com bolinhas na ponta, com formato oval. Ideal para pentear e desembaraçar todos os tipos de cabelo, principalmente os ondulados escova de cerâmica, com base de cerâmica e ativada pelo calor, essa escova tem as cerdas mistas de nylon e javali.

Escova fina de cerâmica

A escova fininha de cerâmica é indicada para modelar cabelos curtos e médios e é ótima para criar cachos e ondulações sem quebrar os fios. Esse tipo de escova também e ideal para ser usada com o secador, pois diminui o frizz.

Escova retangular de cerdas largas

Como pentear os cabelos corretamente

Esse é um dos tipos mais comuns de escova, sendo um curinga que dá certo em quase todas as texturas de cabelos. A escova retangular de cerdas diminui a quebra dos fios, abrange mechas grossas e é ideal pra quem tem muito cabelo.

Pente fino

Ideal para cabelos super lisos e finos, o pente fino raramente é uma escolha para o dia a dia das brasileiras. Entretanto, sempre bom ter um em casa, já que o acessório é bom para pentear as franjinhas e dividir as madeixas para fazer um penteado.

Pente jacaré

O pente jacaré tem dentes pontudos, que lembram dentes afiados. Ótimo para cabelos crespos, pois não diminui o volume e não quebra os cabelos. O ideal é optar pelo pente jacaré de madeira.

Pente de madeira

Sabe aquele pente de madeira que, às vezes, pode estar no fundo de sua gaveta? O acessório promove reais benefícios para as madeixas, tanto lisas quando cacheadas! Confira os benefícios do pente de madeira para os cabelos:

  • O pente de madeira, com o tempo, absorve a oleosidade natural dos fios e as devolve para a extensão dos cabelos quando escovados;
  • Desembaraça sem quebrar os fios;
  • Não interfere na modelagem dos cachos;
  • Diminui o frizz;
  • Proporciona mais brilho aos fios;
  • Evita as pontas duplas.

Como pentear cabelos lisos e ondulados

Como pentear os cabelos corretamente

Agora que você sabe identificar qual escova é melhor para a textura de seu cabelo, deve saber como pentear os cabelos de forma correta, para evitar transtornos com o frizz e a quebra. Confira um simples passo a passo de como pentear os cabelos corretamente:

  1. Se seu cabelo é médio ou longo, divida-o em duas partes;
  2. Comece desembaraçando as pontas e penteie as madeixas de cima para baixo, estimulando a circulação sanguínea do couro cabeludo.
  3. Depois de desembaraçar, penteie os cabelos por inteiro e modele como de preferência.

Como pentear cabelos cacheados e crespos

Já quando falamos em cabelos cacheados ou crespos, o ideal é que o desembaraço seja feita com os cabelos ainda úmidos. O segredo para pentear cabelos cacheados e crespos é a delicadeza e sempre de baixo para cima, com modelador de cachos ou leave-in em mãos.

No dia seguinte à lavagem, o famosinho “day after”, o ideal é somente desembaraçar os cabelos encaracolados com os dedos e umidificador de cachos. A escovação diária é mais necessária para as donas de madeixas lisas e levemente onduladas.

Como pentear cabelos crespos e melhores acessórios

Já quando falamos de cabelos afro e crespos, o ideal é utilizar uma escova ventilada, para promover ainda mais volume e textura ao cabelo. Se quiser um produto que te auxilie nesse processo, os mousses para modelar ou modeladores de cachos mais oleosos são boas opções.

Outra ótima escolha para os cabelos crespos é a escova tangle, especialmente desenvolvida para cabelos afro e crespíssimos! O propósito desse acessório é: desembaraçar sem quebrar e dar aquele volumão!

Agora que você já sabe qual a melhor escova para seu tipo de cabelo, basta checar se possui o acessório em casa ou sair em busca de uma. Existem opções nas prateleiras das mais em conta às mais caras e é um investimento necessário para manter qualquer cabelo saudável.

Se você tem alguma dica de beleza e quer dividir com a gente, deixe nos comentários!

Deixe seu comentário!