Madeixa
Como limpar a escova de cabelo

Como limpar a escova de cabelo corretamente? Confira essas dicas!

Você usa escova de cabelo e apenas remove os fios que ficaram presos quando vai limpá-las? Sabia que a higienização inadequada da escova de cabelo pode causar problemas no seu couro cabeludo e cabelos?

Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.


O uso da escova de cabelos é bastante difundido entre nós mulheres. Isso porque o acessório está aí para desembaraçar as madeixas e deixar os fios soltos com um cabelo ainda mais bonito.

No entanto, um detalhe muito importante que muitas de nós esquecem é sobre a limpeza da escova de cabelo. Sabia que este erro pode levar ao surgimento de fungos e bactérias na sua cabeça que podem comprometer a saúde do seu couro cabeludo e, também, dos seus fios de cabelo?

É justamente por isso que tomar os cuidados necessários com a sua escova de cabelo é essencial. Por isso, resolvemos consultar especialistas no assunto para formularmos este guia incrível sobre a limpeza da escova de cabelo. Preparada para as revelações incríveis que contêm neste artigo? Então, continue lendo…

Como limpar a escova de cabelo?

Como limpar a escova de cabelo

A limpeza da escova de cabelo é a parte mais superficial. Esta é uma limpeza considerada de rotina e deve ser aplicada sempre que você usar a sua escova de cabelo.



Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.

Basicamente, consiste em remover cuidadosamente os fios de cabelo que estão presos em suas cerdas. Nosso couro cabeludo tem constante perda de pele que se acumulam nos fios de cabelo. Resíduos orgânicos são um verdadeiro banquete para fungos e bactérias.

Por isso, é tão importante remover todos os fios de cabelo usando um pente fino. Neste momento, é preciso ser cuidadosa ao remover os fios para não danificar as cerdas da sua escova de cabelo.

Se a sua escova possui aquelas bolinhas nas pontas das cerdas, é preciso tomar ainda mais cuidado uma vez que estas bolinhas se desprendem as cerdas podem ferir o seu couro cabeludo durante a utilização.

Realizando a lavagem da escova de cabelo

A escova de cabelo de cabelo, além de acumular fios presos, também acumula resíduos de pele, de produtos utilizados nos cabelos como shampoos, condicionadores e, principalmente, creme para pentear, além de muito oleosidade oriundas do couro cabeludo.

É, realmente parece bem nojento – e é. Por isso, agora entra a etapa da lavagem da escova de cabelo. Este é um processo mais amplo e com melhores resultados. Deve ser aplicado periodicamente ou a cada dois dias.




Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.

Para realizar esta limpeza, utilize um pouco de água morna para deixar a escova de cabelo de molho por um tempo. Adicione um pouco de shampoo à água ou sabão neutro. Deixe-a na mistura por alguns minutos.

Depois de alguns minutos na mistura de água e detergente, utilize uma esponja macia para continuar a limpeza. Esfregue sem muita força todos os cantos possíveis para garantir uma limpeza adequada.

Finalmente, enxague a escova com água corrente removendo todo o sabão e, também, a sujeira contida na espuma. Depois, é só deixar a escova secar ao sol ou na sombra conforme sua disposição. Utilize o secador, caso precise da escova de cabelo rapidamente.

Como guardar a sua escova de cabelo

Como limpar a escova de cabelo



Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.

O armazenamento da escova de cabelo também é muito importante. Isso porque alguns locais de armazenamento isentos de luminosidade, úmidos e com temperaturas amenas são simplesmente perfeitos para os fungos e bactérias se proliferarem.

Justamente por isso é preciso ter um cuidado especial também com o armazenamento da sua escova de cabelo. Sendo assim, é essencial não permitir que a sua escova fique em um local que possa permitir a proliferação de microrganismos.

O ideal é que sua escova de cabelo fique em local arejado, com pouca umidade, ou seja, nada de deixar dentro do banheiro. Também é importante que receba luminosidade solar para não permitir o desenvolvimento de fungos ou bactérias.

Fungos e bactérias na sua escova de cabelo podem representar risco não apenas para suas madeixas, como também para sua saúde de forma geral. Qualquer ferimento, por menor que seja no seu couro cabeludo, pode se tornar o ponto de acesso de microrganismos aos seu organismo. Todo cuidado é pouco em si tratando na nossa saúde.

Veja também: Como pentear os cabelos corretamente? Veja passo a passo

Dica de ouro para evitar proliferação de microrganismos

Além dos cuidados de armazenamento supracitados, há ainda outras alternativas para evitar a proliferação de qualquer microrganismo na sua escova de cabelo.

Para isto, tenho uma dica de ouro. Embora seja muito simples, é extremamente eficaz nesta proteção. Para isso, pegue uma tampinha de água sanitária e dilua-a em um copo de água.

Coloque esta mistura em algum pote borrifador. Com isso, sempre que terminar o uso com sua escova de cabelos, faça uma limpeza e, depois, borrife a solução para garantir que nenhum microrganismo possa se proliferar ali.

Esta é uma forma de manter a sua escova de cabelo esterilizada entre os períodos de lavagem completos, garantindo máxima proteção contra fatores externos que possam impactar de forma negativa na sua saúde capilar e de modo geral.

Tipos específicos de escovas

Como limpar a escova de cabelo

O mercado de escova de cabelo oferece uma gama praticamente ilimitada de modelos e variações em confecções. Com isso, as regras aqui não podem ser tomadas de forma generalizada.

Um bom exemplo disso são as escovas com almofadas. Este tipo de material não pode encharcar com água para não danificar o objeto. Neste caso, a limpeza deve ser feita sem deixar a escova de molho.

Para limpar uma escova com almofadas, opte por uma esponja apenas umedecida em uma solução de água morna com sabão ou detergente neutros. Faça uma limpeza com bastante cautela evitando qualquer excesso de água nestes tipos de escovas.

Escovas metálicas também não podem ser expostas à água diretamente ou por tempo elevado. Isso poderia causar a oxidação do metal fazendo com que sua escova enferruje.

Saiba mais: Conheça os tipos de escova para cada tipo de cabelo e escolha a sua

Frequência de limpeza da escova

Depois de saber tudo sobre limpeza, lavagem e cuidados de armazenamento, não podemos finalizar antes de definirmos a frequência ideal de limpeza. Na realidade, os especialistas não apontam uma frequência específica. Vai de acordo com cada usuária e, também, com as condições de uso.

Perfeito! Você sabe exatamente os cuidados que deve tomar para garantir uma escova de cabelo limpa sempre. Que tal compartilhar estas ideias e técnicas também com suas amigas? Para isso, compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Descubra como Alisar o cabelo em casa, deixando os frios mais brilhosos, macios e livres de químicas com 3 elementos secretos Clique aqui e assista ao vídeo.


Deixe seu comentário!

WordPress Ads
Economize tempo e dinheiro! Progressiva de chuveiro. Liso perfeito em minutos!
CONHEÇA AQUI
close-image