Madeixa
Numeração de tinta de cabelo

Entenda como funciona a numeração de tinta de cabelo

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Pintar o cabelo é uma forma de expressar seus sentimentos, demonstrar sua personalidade e até mesmo cobrir aqueles incômodos fios brancos que começam a aparecer com o passar do tempo.

Por conta de todas essas funcionalidades, o uso da tinta de cabelo se tornou cada vez mais comum e, atualmente, pintar os fios é um hábito que já faz parte da rotina de muitas mulheres e homens no Brasil.

Porém, muitas pessoas não entendem muito bem como funciona a numeração de tinta de cabelo nas embalagens dos produtos, já que realmente isso pode parecer algo confuso à primeira vista.

Portanto, hoje nós iremos te explicar direitinho como funciona a numeração de tinta de cabelo que você vem utilizando todo esse tempo sem entender direito!

Entendendo os elementos da tinta de cabelo

Antes de mais nada, precisamos entender quais características da cor são levadas em consideração na hora de definir a numeração da tinta de cabelo. Ou seja, é necessário saber quais fatores são analisados para classificar uma tinta.

Por via de regra, para analisar qual número de coloração uma tinta irá levar, 3 fatores são analisados com relação à cor: cor base, tom e reflexo. Não sabe o que esses elementos significam? Nós te contamos:

  • Cor: Basicamente, a cor significa qual é a cor base que a tinta tem no cabelo, ou seja: vermelho, preto, loiro, castanho… Esse é o elemento mais básico e mais simples de se identificar;
  • Tom: O tom é para qual tonalidade a cor irá puxar no cabelo, ou seja, o preto azulado é um cabelo de cor preta com um tom azul. Ao mesmo tempo, um cabelo pode ser preto avermelhado, o que significa que ele possui a cor preta com um tom vermelho;
  • Reflexo: Esse é bem simples, o reflexo nada mais é do que a cor que os fios adquirem na luz, ou seja, um cabelo loiro pode possuir reflexo dourado no sol.

Esses elementos são muito importantes, pois conhecendo-os você entenderá completamente a numeração da tinta e saberá qual se encaixa melhor no que você quer e precisa.

Como funciona a numeração da tinta de cabelo?

Numeração de tinta de cabelo

Com certeza, será muito mais fácil entender a numeração da tinta após ter compreendido os elementos anteriores que citamos. Por isso, vamos explicar os números também dividindo-os nessas 3 categorias.

Cor

Para saber a cor da tinta que você quer comprar, saiba que obrigatoriamente quanto menor o número da cor na tabela, mais escura será a tinta. Logo, temos a seguinte numeração:

  1. Preto profundo;
  2. Preto natural;
  3. Castanho escuro;
  4. Castanho médio;
  5. Castanho claro;
  6. Loiro escuro;
  7. Loiro médio;
  8. Loiro claro;
  9. Loiro muito claro;
  10. Loiro claríssimo.

Portanto, essa numeração indica a cor base que a tinta terá no seu cabelo. Quanto mais claro for o cabelo que você quiser, maior deverá ser a numeração da tinta.

Obs: Ambos os extremos (número 1 e 10) são colorações que não possuem um aspecto natural, já que uma é extremamente clara e outra é extremamente escura. Portanto, tenha isso em mente na hora de escolher a numeração da sua tinta.

Tom e Reflexo

Numeração de tinta de cabelo

Como já dissemos, o tom do cabelo indica a tonalidade que a cor irá puxar nos fios e o reflexo indica a cor que o cabelo irá adquirir ao entrar em contato com a claridade.

É importante notarmos que os números de tons e reflexos são os mesmos. Depois você entenderá melhor o porquê. Então temos:

  • 0 – Natural;
  • 1 – Acinzentado;
  • 2 – Violeta/azulado;
  • 3 – Dourado;
  • 4 – Acobreado;
  • 5 – Acaju;
  • 6 – Vermelho;
  • 7 – Marrom.

Agora que você já tem as informações necessárias para entender como funciona a numeração da tinta de cabelo, vamos ver na prática como isso funciona.

Entendendo a numeração da tinta de cabelo

Na teoria, é bem simples descobrir a cor, tonalidade e reflexo de uma tinta de cabelo apenas vendo os números, mas é importante que você veja na prática como isso funciona e quais são as exceções existentes. Primeiro, podemos ver que a fórmula é:

  • Número da cor + número da tonalidade + número do reflexo

Exemplos básicos

Vamos ver alguns exemplos simples de como a numeração de tinta de cabelo funciona na hora de definir a cor dos seus fios.

  • 7.43: uma tinta 7.43 terá cor loiro médio, com tonalidade acobreada e reflexos dourados;
  • 6.56: uma tinta 6.56 terá cor loiro escuro, com tonalidade acaju e reflexos vermelhos;
  • 8.34: uma tinta 8.34 terá cor loiro claro, com tonalidade dourada e reflexos acobreados.

Viu como é simples de entender? Basta seguir a ordem da fórmula e a tinta falará por si só através da numeração.

Exceções

Apesar de toda essa facilidade, algumas pessoas ainda podem se confundir por conta de alguns casos especiais. São eles: quando um número se repete, quando os três números são iguais e quando o “0” está presente na numeração.

Porém, não se preocupe, pois aqui nós explicamos tudo sobre como funciona a numeração da tinta!

  • 7.44: uma tinta 7.44 indica que a cor é um loiro médio, enquanto a tonalidade é acobreada e o reflexo também; ou seja, o tom acobreado será mais intenso do que em uma tinta comum. Logo, quando o reflexo e a tonalidade se repetem, isso apenas significa que o reflexo será mais intenso;
  • 7.77: uma tinta 7.77 indica que a cor é bem intensa, pois é isso que ocorre quando os 3 elementos possuem a mesma cor. Nesse caso, a regra da tabela tende a não se aplicar para a tonalidade e o reflexo, apenas para a cor;
  • 7.0: por fim, o 0 indica que não existe um tom e um reflexo, apenas a cor escolhida sem influência de outras. Nesse caso, a tinta é um loiro médio puro.

Ufa! São muitas informações importantes sobre como funciona a numeração de tinta de cabelo, né? Mas ao praticarmos tudo fica mais simples e, com o tempo, percebemos que existe uma lógica bem fácil de entender nas numerações!

Deixe seu comentário!