Madeixa
Reconstrução capilar

Como fazer reconstrução capilar? Confira as melhores receitas!

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Nosso cabelo é um espelho que mostra como a nossa saúde está no momento, já que quanto mais nutrida e saudável for seu couro cabeludo, mais rápido e forte seu cabelo irá crescer.

O tempo passou, diversos estudos foram feitos por cientistas e sabendo das necessidades nutricionais de nossos fios, foi criado o cronograma capilar com o intuito de gerar uma rotina de cuidados constantes com o cabelo. A reconstrução capilar é uma das etapas desse cronograma e, por isso, é extremamente importante.

Se você está lendo esse artigo provavelmente não sabe muito bem por onde começar a fazer a reconstrução ou ainda não entende muito bem como funciona a reconstrução capilar. Mas isso não é motivo para se desesperar, pois neste artigo iremos te explicar detalhadamente a reconstrução capilar.

A importância do cronograma capilar

Reconstrução capilar

Antes de mais nada, você precisa entender o que é o cronograma capilar e como ele funciona. O cronograma nada mais é do que um calendário que te mostra quando você deverá cuidar do cabelo. Ele é formado por 3 etapas: nutrição, reconstrução e hidratação.

A hidratação serve para devolver a umidade natural dos fios que acaba sendo perdida com o tempo, a reconstrução serve para devolver a massa aos fios, já que ela vai sendo perdida também e a nutrição repõe os nutrientes perdidos no cabelo, responsáveis por estimular o crescimento dos fios.

Portanto, já é possível perceber como a reconstrução é importante para o seu cabelo. Ela que é a responsável por deixar os fios mais grossos, resistentes e fortes; já que nosso cabelo tem a tendência de ficar mais ralo e quebrar com o passar do tempo.

Veja também: Queratina líquida: conheça os benefícios e como usar corretamente

Como fazer reconstrução capilar: receitas

Como você já deve ter notado ao longo desse artigo, os ingredientes presentes na receita de reconstrução capilar devem ser extremamente ricos em nutrientes capazes de repor a massa perdida dos fios.

Por conta de toda sua força, a reconstrução deve ser feita seguindo o cronograma capilar e nunca com grande frequência para não dar um excesso de nutrição que causará a queda dos fios.

Ao nutrir demais, a fibra dos cabelos acaba quebrando e causando pontas duplas, isso é resultado do efeito rebote causado pelo excesso de proteína nos fios.

1 – Reconstrução capilar com gelatina sem sabor

Reconstrução capilar

A gelatina sem sabor e incolor é rica em queratina, proteína essencial para o processo de reconstrução capilar, além de ser um produto que todos têm em casa. Por isso, essa receita é extremamente útil e irá salvar seus cabelos.

Materiais:

  • Pente de dentes médios;
  • Shampoo;
  • Condicionador;
  • Máscara de reconstrução capilar (3 col. de sopa);
  • Água morna (100ml / meio copo);
  • Touca de plástico.

Modo de fazer:

Com o pente de dentes largos, separe o cabelo ao meio e depois em mechas pequenas. Derreta a gelatina sem sabor na água morna e misture-a com as 3 colheres de sopa da máscara de reconstrução capilar de sua preferência. Misture tudo até que o creme fique com uma aparência homogênea.

Aplique a mistura em todas as mechas da raiz até as pontas, enluvando bem para que todos os fios absorvam o creme. Deixe agindo por 30 minutos com a touca de plástico. Lave o cabelo com shampoo e finalize com o condicionador normalmente.

Pronto! É importante que você saiba que o creme não pode ficar mais de 30 minutos no cabelo, ou então você pode ter uma reconstrução em excesso, o que quebrará o fio.

2 – Reconstrução capilar com óleo de semente de uva

Reconstrução capilar

Essa receita é ainda mais potente do que a anterior, pois ela leva ingredientes muito potentes para o cabelo.

Materiais:

Modo de fazer:

Lave os fios com o shampoo antirresíduos, assim as cutículas ficarão abertas e prontas para receber o tratamento. Retire o excesso de água do cabelo com uma toalha. Separe o cabelo em pequenas mechas, utilizando o pente de dentes largos que não quebrará os fios molhados. Aplique o óleo de semente de uva por toda a extensão do cabelo e deixe ele ser absorvido um pouco.

Em seguida, passe a queratina em creme por cima do óleo ao longo de todo o cabelo, enluvando as mechas para que os fios absorvam bem a reconstrução. Coloque a touca no cabelo e deixe a reconstrução agir por cerca de 40 minutos. Enxague e finalize utilizando um condicionador que fechará as cutículas. Aplique o leave-in.

Obs: Ambas as receitas podem ser feitas no máximo duas vezes ao mês no total (pois a reconstrução não pode ser feita com frequência), portanto, recomendamos que você faça uma vez cada uma todos os meses para ter resultados maravilhosos em seus fios!

Benefícios da reconstrução capilar

Reconstrução capilar

Todo esse processo pode parecer um pouco longo, mas os benefícios oferecidos pela reconstrução capilar valem muito todo esse trabalho.

O cuidado interno com os fios será refletido na aparência deles ao longo da vida, ou seja, quanto mais bem cuidado, mais bonito seu cabelo será.

Por esse motivo, agora decidimos que vamos te animar mostrando alguns dos benefícios oferecidos ao fazer a reconstrução capilar:

  • Aumento da quantidade de proteína nos fios;
  • Redução da porosidade do cabelo;
  • Cabelo mais forte e resistente;
  • Fios mais grossos e encorpados;
  • Aumento do volume capilar causado pela nutrição da fibra;
  • Recuperação da massa do fio, evitando quebras;
  • Fibra capilar mais estruturada;
  • Aceleramento no nascimento de novos fios;
  • Redução na queda de cabelo.

Todos esses benefícios são garantidos pelas proteínas presentes na queratina, é por isso que esse produto é essencial em receitas de reconstrução capilar.

Se interessou pela reconstrução? Se você nunca fez uma na vida, com certeza verá a mudança gigante no seu cabelo após o processo!

Escolha a receita que você mais gostou e comece a fazê-la hoje mesmo. Lembre-se também de seguir um cronograma capilar específico para os seus fios, a melhora no cabelo será visível já na primeira semana. Boa sorte!

Deixe seu comentário!