Madeixa
Como fazer nutrição no cabelo

Como fazer nutrição no cabelo? Veja os benefícios e passo a passo

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

A aparência do nosso cabelo reflete diretamente o quanto ele está saudável e bem cuidado, já que quanto mais nutrida sua raiz for, mais forte e brilhante seu cabelo será.

Sabendo disso, com o passar do tempo e após diversos estudos, foi criado o cronograma capilar com o intuito de manter um cuidado constante com os fios. A nutrição é uma das 3 etapas do cronograma e, por isso, é muito importante para o cabelo.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente não sabe muito bem por onde começar a fazer a nutrição ou, então, não entende muito bem como fazer nutrição no cabelo. Mas não se preocupe! Neste artigo, iremos te explicar tudo sobre nutrição capilar de forma bem simples.

O cronograma capilar

Como fazer nutrição no cabelo

Primeiramente, é bom que você tenha uma ideia geral do que se trata o cronograma capilar. Ele nada mais é do que um calendário que visa cuidar profundamente dos cabelos e, por isso, é constituído por 3 etapas: hidratação, reconstrução e nutrição.

A hidratação irá devolver a umidade natural dos fios, a reconstrução irá devolver a massa natural dos fios e a nutrição irá nutri-los para dar força, prevenir quedas e fazer com que o cabelo cresça mais rápido.

Portanto, essas 3 etapas trabalham em conjunto e são de extrema importância para ter um cabelo muito saudável e bem cuidado.

Agora que você já sabe a importância da etapa de nutrição no processo de cuidado com seus cabelos, comece a anotar a receita e o modo de fazer sua nutrição em casa!

Como fazer nutrição no cabelo – passo a passo

Como fazer nutrição no cabelo

Existem diversos modos de se fazer nutrição no cabelo em casa sem precisar gastar com produtos químicos, salão ou outros elementos. Portanto, esse é apenas um dos modos de fazer, mas também é um dos métodos mais eficazes para nutrir seus fios em casa.

Você pode também comprar uma máscara de nutrição capilar para ser utilizada quando você não tiver tempo de fazer a receita a seguir, mas sempre prefira as receitas naturais, pois elas são muito mais nutritivas.

Receita 1: Óleo essencial

Ingredientes:

  • Óleo vegetal de sua preferência
  • Pente de dentes médios
  • Touca térmica ou plástica
  • Shampoo
  • Condicionador

É importante notar que o óleo vegetal pode ser o que você quiser: óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argan… Tudo depende das suas preferências e de qual óleo você tem disponível no momento. Apenas pesquise se ele é próprio para ser utilizado no cabelo.

Modo de fazer:

Com os fios sujos e secos, divida o cabelo em mechas pequenas com a ajuda de um pente de dentes médios, aplicando o óleo diretamente nelas. Enluve o óleo na mecha para que ele seja bem absorvido por todos os fios do cabelo. Faça esse processo em todas as mechas que você separou, indo da raiz até as pontas.

Prenda o cabelo e coloque uma touca de plástico ou térmica (a touca térmica servirá para potencializar mais ainda a nutrição). Deixe agindo por bastante tempo, no mínimo uma hora (quanto mais tempo você deixar, mais o cabelo irá absorver as propriedades do óleo).

Quando acabar o tempo, lave bem o cabelo passando o shampoo 2 vezes e depois o condicionador. Use um finalizador para fechar as cutículas dos fios (opcional).

Note que o cabelo não ficará oleoso por você passar o óleo na raiz. A nutrição serve exatamente para nutrir os fios e todas as propriedades do óleo serão absorvidas pelo cabelo.

Obs: Você pode também fazer esse processo antes de dormir e lavar o cabelo apenas no dia seguinte ao acordar. Esse método é bom principalmente para as mulheres que estão utilizando o óleo de rícino para que o cabelo cresça.

Receita 2: Máscara de tratamento

Caso você não tenha tempo para fazer a receita anterior ou ainda tenha medo de usar óleo da forma como dissemos, essa é uma receita que também ajuda muito nos momentos de correria (mas é menos nutritiva).

Ingredientes:

  • Azeite (1 colher de sopa)
  • Máscara de nutrição
  • Shampoo
  • Condicionador
  • Touca de plástico

Modo de fazer:

Divida o cabelo em mechas de médias a pequenas. Pegue a quantidade de máscara de hidratação que for necessária para seu cabelo e misture com o azeite. Passe a mistura por todas as mechas da raiz até as pontas, sempre enluvando bem para o cabelo absorver melhor a receita.

Após aplicar em todo o cabelo, coloque a touca de plástico e deixe a receita agindo por cerca de 30 minutos. Lave o cabelo normalmente com shampoo. Aplique o condicionador para finalizar.

O azeite é um ingrediente extremamente nutritivo para os fios e, por isso, essa receita pode facilmente ser encaixada na sua etapa de nutrição do cronograma.

Além disso, é importante perceber que o corpo se acostuma com o que fazemos e, com o cabelo, isso não seria diferente. Com o passar do tempo, a tendência é que a receita comece a perder a eficácia.

Por isso, a dica que damos é: alterne as duas receitas e seu cabelo não se acostumará com nenhuma das duas, além de adquirir propriedades diferentes pelo uso de diferentes produtos!

Benefícios da nutrição capilar

Como fazer nutrição no cabelo

Você com certeza já percebeu que a nutrição capilar é muito importante para os fios. Mesmo assim, vamos listar aqui mais alguns benefícios que ela oferece:

  • Facilita no crescimento do cabelo;
  • Fortalece a fibra capilar;
  • Aumenta a massa do cabelo, deixando os fios mais resistentes;
  • Devolve o brilho e maciez;
  • Acaba com as pontas duplas, ressecadas e sem vida
  • Reduz drasticamente o frizz;
  • Encapa o cabelo contra danos externos;
  • Protege a umidade natural dos fios por meio dessa capa.

Ufa! Para quem não sabia nada sobre a nutrição capilar, agora você já pode escolher a receita que mais te agrada e utilizar no seu cabelo.

Lembre-se de juntar a nutrição com a etapa de hidratação e reconstrução para que seus resultados sejam ainda mais satisfatórios. O cronograma capilar é um excelente modo de manter os cabelos para sempre saudáveis e bonitos!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!