Madeixa
Como fazer cachos com chapinha

Como fazer cachos com chapinha? Aprenda o truque passo a passo

Cabelos com cachos definidos são o sonho de muitas mulheres, seja para um evento, seja para definir a textura dos fios após o big chop ou apenas para mudar o visual.

Existem muitos métodos para cachear o cabelo, um grande exemplo deles é o babyliss, que funciona como uma chapinha, mas para cachear os fios.

No entanto, podemos dizer que o que está se destacando há muito tempo é o método de como fazer cachos com chapinha. Isso mesmo! A chapinha não serve apenas para alisar, mas também para cachear, quando utilizada da forma correta.

Portanto, neste artigo, te falaremos um pouco mais sobre essa nova forma de estilizar os fios e também te ensinaremos como fazer cachos com chapinha sem complicações em casa, garantindo a saúde dos fios ao mesmo tempo!

Escolhendo sua chapinha para cachear

Como fazer cachos com chapinha

Antes de fazer cachos com chapinha, é importante que você saiba alguns detalhes básicos para escolher uma boa opção que não danifique os seus fios, principalmente se você for utilizá-la com frequência.

Em primeiro lugar, sempre opte por chapinhas de cerâmica e não de alumínio ou metal. Chapinhas de metal ou alumínio tendem a esquentar de forma irregular. Com isso, você precisa alisar a mecha mais vezes para que ela fique definida.



Já as de cerâmica esquentam de forma regular e, por isso, queimam menos o cabelo, pois precisam ser passadas menos vezes nos fios, já que elas equilibram melhor o calor pela mecha.

Em segundo lugar, veja a temperatura média da chapinha que você deseja. O ideal é que a temperatura do aparelho não passe de 190° para cabelos finos e 220° para cabelos grossos. Dessa forma, você garante que os fios não receberão calor excessivo.

Por fim, sempre escolha marcas conhecidas e conceituadas. Um dano causado por chapinha pode ser irreversível e, com certeza, o resultado pode não ser o esperado se a chapinha for de má qualidade.

Outros cuidados antes de cachear

Como fazer cachos com chapinha

Além da escolha de uma boa chapinha, é importante que você tome alguns outros cuidados com seus fios antes de fazer seus cachos. Um desses cuidados deve ser com o calor nos fios.

A solução para não queimar seu cabelo ao utilizar a chapinha é utilizar um protetor térmico antes de ligá-la. Ele irá criar uma capa de proteção em volta da cutícula do fio. Dessa forma, seus fios estarão protegidos da alta temperatura e não irão queimar com o contato direto.

Além do protetor térmico, é importante que você tenha um spray finalizador. Ele deverá ser usado após fazer os cachos. O spray finalizador servirá para deixar o cabelo definido por mais tempo e, também, selar a cutícula dos fios após a alta temperatura, dando brilho e movimento.

Portanto, é importante que você invista em produtos de qualidade para preservar a saúde dos seus fios e, também, fazer o seu penteado durar muito mais tempo após terminado. Toda essa preparação valerá a pena!

Como fazer cachos com chapinha? Veja passo a passo

Como fazer cachos com chapinha

Cachos com chapinha – método 1 (meia-lua)

Esse método é recomendado para as iniciantes que nunca fizeram cachos com chapinha antes e, portanto, não têm prática. Não se preocupe, pois com a prática esse será o método mais fácil.

Divida o cabelo em mechas médias ou grandes e prenda uma mecha entre a chapinha. Vire sua mão, fazendo um formato de U com a mecha de cabelo e, então, desça a chapinha até chegar às pontas.

Se você quiser cachos mais definidos e fechados, passe a chapinha devagar. Se você quiser cachos mais abertos e leves, passe a chapinha um pouco mais rápido.

Cachos com chapinha – método 2 (volta inteira)

Essa técnica também funciona muito bem para iniciantes, mas ela serve para criar cachos mais acentuados e fechados. Ou seja, com um visual e textura mais definidos.

Divida o cabelo em mechas médias ou grandes, assim como no método anterior. Escolha uma mecha e feche a chapinha nela. Faça a volta inteira da mecha na chapinha, ou seja, gire sua mão em 360° graus e desça a chapinha até as pontas.

Esse é um dos métodos mais utilizados para fazer cachos com chapinha, já que ele tende a ser ainda mais fácil do que o método de meia-lua e, também, dá uma maior definição.

Cachos com chapinha – método 3 (para baixo)

Esse método pode ser um pouco mais difícil para quem não tem muita prática fazendo cachos com chapinha. Ele serve, principalmente, para fazer cachos soltos próximo das pontas do cabelo.

Penteie os fios e separe o cabelo em mechas de tamanho médio a pequeno. Coloque a mecha na chapinha e incline o aparelho na horizontal. Desça a chapinha nessa posição até chegar às pontas.

Com essa técnica, os cachos ficarão mais soltos e em direção de “espiral”, dando um ar despojado ao cabelo.

Cachos com chapinha – método 4 (despojado)

Esse método é excelente para quem quer cachos bem abertos, quase ondulados. Ele serve para fazer as ondas que costumamos ver nos cortes de long bob, dando um ar de leveza e muito estilo.

Para fazê-lo é simples: penteie o cabelo e separe em mechas grandes. Pegue uma mecha e prenda na chapinha. Vire a mecha e prenda a ponta dessa mesma mecha na chapinha mais uma vez. Deixe nessa posição por cerca de 5 segundos e solte.

Nesse caso, a chapinha não deverá descer pela mecha, mas apenas permanecer por cerca de 5 segundos. Dessa forma, o cacho não ficará definido mas o cabelo ganhará movimento.

Obs: Lembre-se que após todos esses métodos, o spray fixador deve ser aplicado. Assim, eles durarão muito mais tempo e ficarão mais definidos, sem frizz e com brilho.

Ufa! Depois de todas essas dicas, com certeza, você já está preparada para fazer cachos com chapinha da forma correta e cuidando da saúde de seus fios.

Portanto, escolha o método que mais te agrada e comece a treinar. Na primeira vez, pode parecer complicado, mas com o passar do tempo, você irá adquirir prática e seu cabelo ficará com belíssimos cachos sem precisar de babyliss!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!