Madeixa
Como esfoliar o couro cabeludo

Como esfoliar o couro cabeludo: veja as melhores práticas

Existem algumas técnicas que podem te ajudar a ter um cabelo muito mais saudável e forte. A região da raiz dos cabelos é um lugar muito importante para os fios, pois é justamente ali que eles nascem. Então, passar qualquer produto nessa região pode ser fatal para os cabelos. Hoje você vai aprender como esfoliar o couro cabeludo, facilitando a remoção da oleosidade e de todas as impurezas que impedem o crescimento saudável dos fios.

Os cabelos fazem parte da composição geral da aparência de uma pessoa. Principalmente para as mulheres, os cabelos definem a sua identidade.

Manter os fios hidratados e crescendo de maneira saudável é o que toda mulher busca quando procura um tratamento para as madeixas. Infelizmente, no entanto, por falta de informações, muitas mulheres acabam utilizando produtos errados nos cabelos.

Esse ato prejudica muito o crescimento saudável dos fios. Além desse uso errado de produtos, ainda temos fatores externos como a poluição do ar que penetram na raiz e obstruem a sua absorção de nutrientes.

Aprender como esfoliar o couro cabeludo é uma das técnicas para ajudar essa região afetada. A seguir você vai aprender como fazer esse tipo de esfoliação e manter os cabelos saudáveis. Então, continue conosco para saber mais!

Qual a importância de fazer a esfoliação do couro cabeludo?

Aprender como esfoliar o couro cabeludo vai garantir a você uma raiz muito mais limpa e sem impurezas.

A esfoliação é uma maneira fácil de promover a limpeza da raiz e proteger os fios que estão nascendo. Essa proteção é contra os agentes externos que são completamente nocivos.

Lavar os cabelos de maneira correta, seguindo um cronograma certo de cuidados, faz com que os seus fios se mantenham protegidos, macios e saudáveis.

Como esfoliar o couro cabeludo

1. Limpeza profunda da raiz

É isso mesmo! A esfoliação permite uma limpeza profunda e total da raiz. Mas, para obter um resultado positivo, é preciso seguir um cronograma capilar de maneira regular e com disciplina.

Não adianta nada fazer uma limpeza profunda se você não toma cuidado com os fios. Calor excessivo e agentes externos nocivos são muito prejudiciais para os cabelos.

A esfoliação ajuda a remover as impurezas que atrapalham a raiz de absorver os nutrientes necessários. Esse acúmulo vai juntando sujeira, e sujeira no cabelo não traz coisas boas, não é mesmo?

Shampoos chamados de antirresíduos possuem o mesmo efeito de uma esfoliação, porém, essa última é muito mais eficaz e duradoura.

A única contraindicação para esse tipo de esfoliação é para os cabelos que já foram submetidos a algum procedimento químico de tintura. Isso engloba os alisamentos, colorações diversas ou processos alérgicos que ocasionaram uma raiz irritada.

2. Estimula o crescimento dos fios

Quando esfoliamos a raiz, ela se torna mais limpa e isso proporciona o crescimento dos fios de maneira mais rápida e sadia.

Nesse processo de esfoliação, o recomendado é que se massageie de maneira delicada toda a região da raiz, para que o produto ou receita caseira sejam absorvidos.

Quando massageamos uma região do corpo, a circulação é ativada e isso aumenta o fluxo de oxigênio do local. Esse componente facilita o transporte desses nutrientes para dentro da raiz.

O resultado desse procedimento é o crescimento saudável dos fios e, assim, o seu fortalecimento.

Agora que você está aprendendo como esfoliar o couro cabeludo de maneira correta, sem dúvidas seus cabelos ganharão muito mais vitalidade!

Toda esfoliação deve acontecer antes da aplicação do shampoo. Os movimentos de aplicação devem ser circulares e bem suaves.

Você não pode pegar o produto e esfregar com força no couro cabeludo, porque pode machucar e irritar, provocando alergias diversas.

Os movimentos são bem suaves e você vai usar apenas as pontas dos dedos. Fazer uma hidratação depois do procedimento também faz bem, pois deixa os cabelos mais macios e suaves.

Principais benefícios do esfoliante capilar

Esfoliar o couro cabeludo traz diferentes benefícios para os fios. Então, listamos alguns deles para você conhecer. Acompanhe:

  • A circulação sanguínea melhora significativamente;
  • Ocorre o crescimento dos fios de maneira acelerada;
  • Redução de impurezas e outros aspectos desagradáveis, como as caspas;
  • Elimina praticamente toda a oleosidade da raiz dos cabelos;
  • Retira todo o excesso e acúmulo de produtos que ficaram na raiz;
  • Aumenta a absorção de nutrientes na raiz dos cabelos;
  • Propicia a renovação celular nos fios;
  • O bulbo capilar recebe mais oxigênio;
  • Aumenta a maneira eficaz de atuação das máscaras capilares.

Como esfoliar o couro cabeludo

Aprenda 3 receitas de como esfoliar o couro cabeludo de maneira correta

Você, que está querendo aprender como esfoliar o couro cabeludo, não pode deixar de conferir essas receitas que separamos.

Se você está pensando que esfoliar o cabelo é difícil, você está enganada. Com essas receitas a seguir, você vai ver como é fácil todo o procedimento. Então, confira e anote!

1 – Esfoliante com maracujá

Ingredientes

  • 3 maracujás médios: pegue nas mãos e escolha os mais pesados;
  • 200 ml de shampoo da sua preferência.

Como fazer

Bata no liquidificador todos os maracujás com água, como se você fosse fazer um suco normalmente.

Coe esse suco, mas não jogue o que sobrar no coador. Essas sementinhas serão úteis no processo de esfoliação.

Antes, no entanto, coloque essa sobra de sementes no sol para que elas sequem. Assim que elas estiverem secas, adicione-as ao shampoo.

A cada 15 dias, utilize esse shampoo.

2 – Esfoliante com café

Ingredientes

  • Óleo para colocar em todos os cabelos;
  • 2 colheres de shampoo;
  • Quantidade de borra de café suficiente para a mistura.

Como fazer

Pegue esse óleo e aplique-o em todo o cabelo e couro cabeludo. A função desse óleo é proteger os fios e a raiz.

Pegue a borra de café e misture-a no shampoo. Em seguida, aplique-o nos cabelos. Faça massagens delicadamente e com as pontas dos dedos.

Deixe essa mistura nos cabelos por uns cinco minutos e depois enxágue bem para tirar toda a mistura. Por fim, faça o penteado como está acostumada.

3 – Esfoliante com açúcar

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de shampoo.

Como fazer

Misture o açúcar e o shampoo até que você obtenha uma mistura homogênea. Em seguida, lave os cabelos e massageie o couro cabeludo.

Com essas dicas, você com certeza aprendeu como esfoliar o couro cabeludo. Não tenha medo de experimentar as receitas e escolher a que mais deu certo nos seus cabelos!

Deixe seu comentário!