Madeixa
Como escurecer o cabelo naturalmente

Como escurecer o cabelo naturalmente: confira 7 receitas fáceis!

Mudar o visual é algo que faz parte da autoestima das mulheres, principalmente quando falamos de cabelos ao dar um novo visual para as madeixas. No entanto, recorrer à muitas mudanças nos cabelos pode trazer danos aos fios após os procedimentos, como colorações, descolorações e procedimentos de alisamento.

Para quem gosta de mudar a cor das madeixas ou apenas cobrir os fios brancos, a boa notícia é que existem muitas receitas caseiras, com ingredientes naturais que podem escurecer os fios de maneira natural, sem agredir os cabelos. Procedimentos naturais que mudam a coloração dos cabelos são sempre uma boa opção para quem é vegano e não quer utilizar nenhum produto testado em animais, ou para aqueles que são alérgicos à amônia e tonalizantes.

Gostou da ideia e quer saber como escurecer os cabelos naturalmente? Então, continue lendo nosso artigo de hoje e descubra receitas passo a passo, gastando pouco dinheiro e pouco tempo.

1 – Escurecer os cabelos naturalmente com café

Como escurecer o cabelo naturalmente



Escurecer naturalmente os cabelos com café é possível graças a sua pigmentação. Além disso, ele age como estimulante para a circulação sanguínea do couro cabeludo, combatendo a queda. Para escurecer os cabelos com café, siga nosso passo a passo:

  1. Prepare um café bem forte e sem adição de açúcar. Espere o líquido esfriar.
  2. Em seguida, aplique nas mechas com os cabelos secos. Todos os fios devem receber o líquido de forma igual para não manchar.
  3. Pronto! Agora, basta envolver as madeixas em uma touca plástica e aguardar de 30 a 45 minutos.
  4. Lave os cabelos normalmente, com shampoo e condicionador. Os resultados são visíveis logo na primeira aplicação. Entretanto, o uso precisa ser regular para melhorar os resultados.

Veja também: 

2 – Escurecer os cabelos naturalmente com sálvia comestível

A sálvia é uma erva medicinal, considerada uma das mais eficazes métodos naturais para escurecer os fios. Para utilizar a sálvia em seus cabelos, siga o passo a passo:



  1. Pegue uma quantidade equivalente a uma xícara de folhas da erva e coloque para ferver em água quente.
  2. Em seguida, deixe esfriar líquido e coe para retirar as folhas.
  3. Aplique o chá nas madeixas secas e deixe agir de 30 a 45 minutos.
  4. Repita o processo uma vez por semana, até atingir o resultado desejado.

3 – Escurecer os cabelos naturalmente com cacau em pó

Como escurecer o cabelo naturalmente

O cacau é utilizado desde a antiguidade para escurecer os fios de forma natural, além de possuir propriedades hidratantes para os fios e dar um cheiro maravilhoso para os cabelos! Para utilizar o cacau em pó para escurecer os cabelos, siga os passos:

  1. Tenha em mãos o cacau em pó sem adição de açúcar. Divida seu shampoo em duas partes e complete a metade com o líquido do cacau, misturando bem até que se forme um creme homogêneo.
  2. Lave as madeixas com shampoo e deixe agir por 15 minutos. Enxágue abundantemente com água.
  3. Aplique o condicionador de sua preferência e finalize como de costume. O uso do shampoo de cacau pode ser feito até que se alcance o tom desejado nos cabelos.

4 – Escurecer naturalmente os cabelos com chá preto

Antes de saber como escurecer os cabelos com chá preto, é importante lembrar que o produto também pode manchar a pele e as roupas. Portanto, o ideal é utilizar uma touca plástica, após aplicar o líquido nas madeixas.

  1. Prepare o chá utilizando três colheres de sopa em duas xícaras de água.
  2. Quando o chá estiver pronto, espere esfriar e aplique em toda a extensão dos fios.
  3. Deixe agir de 15 a 45 minutos e lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.
  4. O procedimento deve ser repetido pelo menos uma vez por semana ou até que se atinja o resultado desejado.

5 – Água de batata para escurecer os cabelos naturalmente

A água da casca da batata e utilizada há muito tempo no embelezamento capilar, já que o líquido tem o poder de escurecer os fios de forma natural. De quebra, a água de batata ainda nutre e fortalece as madeixas, graças às suas propriedades nutricionais.

Se você quer saber mais sobre como escurecer os cabelos utilizando água de batata, acesse o nosso artigo feito especialmente sobre o assunto: Como escurecer os cabelos com água de batata.

6 – Como escurecer os cabelos naturalmente com óleo de semente de mostarda

Como escurecer o cabelo naturalmente

Você já ouviu falar de óleo de semente de mostarda? Este produto de origem natural tem o poder de escurecimento dos fios, além de proporcionar nutrição para fibra capilar.

  1. O ideal é que se aplique o óleo de semente de mostarda nos cabelos secos, em boa quantidade e coloque uma touca.
  2. Você pode dormir a noite inteira com os óleos de semente de mostarda nos cabelos ou ficar em torno de 4 à 6 horas com o óleo nos cabelos.
  3. Depois, enxague bem os fios e passe o shampoo e condicionador de sua preferência. Finalize os cabelos como de costume.
  4. Recomenda-se que se use o óleo de semente uma vez por semana, para que o escurecimento seja mais aparente.

7 – Escurecer os cabelos naturalmente com óleo de Amla

Para quem nunca ouviu falar, a amla se trata de uma fruta de origem indiana, muito utilizada na medicina ayurvédica. O óleo essencial da planta indiana tem o poder de escurecimento natural dos cabelos.

  1. Para escurecer os fios com óleo de amla, você deve aplicar a substância nos cabelos devidamente secos e em boa quantidade, massageando as madeixas, mecha por mecha, para que o produto penetre nos fios.
  2. Deixe que o óleo de amla penetre nos cabelos de 4 à 6 horas.
  3. Depois de esperar o processo de ação, lave os cabelos abundantemente com água, shampoo e condicionador de sua preferência.
  4. Finalize os cabelos como de costume. O ideal é que se repita o processo uma vez por semana. Além de conferir escurecimento aos fios, a amla devolve a maciez e brilho de cabelos saudáveis e nutridos.

Viu só? Para quem ama o contraste dos cabelos escuros ou quer escurecer os cabelos grisalhos naturalmente, existem várias receitas com produtos 100% naturais que podem modificar a cor dos fios gradualmente e, ainda, proporcionar cuidados à fibra capilar! Resultado: cabelos mais escuros e brilhantes!

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!

Deixe seu comentário!