madeixa.com.br
Como engrossar cabelos finos e ralos

Como engrossar cabelos finos e ralos? Confira 10 dicas super poderosas!

Que tal começar 2019 com uma mudança radical no visual? Nessa hora, as madeixas sempre aparecem como um dos primeiros itens para incrementar a beleza e aumentar a autoestima no novo ano que se inicia. E, atualmente, não há problemas que não possam ser solucionados. Neste artigo, por exemplo, vamos ajudar aquelas mulheres que sofrem com cabelos finos e ralos. Podem ficar tranquilas! Este texto vai revelar ótimas dicas para você engrossar os fios e ficar ainda mais bela.

Entre os motivos para cabelos sem volume está o uso excessivo de produtos químicos. Coloração, luzes, alisamento e progressiva são alguns dos processos que podem causar a perda da massa capilar, queratina e nutrientes. O resultado será a perda da estrutura dos fios, deixando-os ralos, finos e frágeis.



Erros cabelo

Há também casos em que as madeixas finas são por motivos naturais. A sua genética pode ser a causa dos cabelos com menos volume. Mas, calma, sem caça às bruxas na família, ok? Você pode até ter herdado esse probleminha capilar, mas não precisa ficar com ele por toda a sua vida. Chegou a hora do upgrade!

Qual é a diferença entre cabelos finos e ralos?

Como engrossar cabelos finos e ralos



Erros cabelo

Antes de mostrar como engrossar os cabelos finos e ralos, é importante fazermos alguns esclarecimentos. Muitas pessoas confundem essas duas características. Apesar da semelhança, há diferenças entre cada situação. Os cabelos ralos estão relacionados ao número de fios no couro cabeludo. Já os finos têm relação com a estrutura dos fios (grosso ou fino).

Também vale destacar que ter cabelos volumosos e com movimento tem muito a ver com entender os motivos que levaram as madeixas a ficarem finas e ralas. Nesta hora, buscar ajuda de um dermatologista é sempre uma boa opção para recuperar a saúde e a beleza dos fios. Além disso, alguns cuidados especiais devem ser adotados no dia a dia.

Determine ações que devem ser feitas rotineiramente, inclusive na hora da refeição. Aposte em uma alimentação rica em zinco, proteínas e vitaminas A e B. Também é importante fortalecer a reconstrução dos fios com aminoácidos, queratina e construir uma agenda capilar (mais conhecida como cronograma capilar) com máscara de hidratação e produtos para limpar o couro cabeludo. Esses procedimentos serão fundamentais para deixar os cabelos mais saudáveis e resistentes.

Dicas para engrossar os cabelos naturalmente

Bom, já falamos da importância da alimentação e ser fiel a um cronograma capilar para combater cabelos rasos e finos. Então, vamos mostrar, agora, uma lista de para acabar de uma vez por todas com o problema. Vamos à elas:

1. Hidratação semanal

Como engrossar cabelos finos e ralos

De início, para que seus cabelos comecem a ficar fortalecidos e grossos, o ideal é aplicar máscaras de hidratação uma vez por semana toda semana. Você pode fazer isso usando a máscara hidratante que você tem na sua casa ou investir em receitas caseiras feitas com ingredientes, baratos e naturais encontrados facilmente na despensa. É importante saber que os efeitos, muita vezes, não são imediatos. Aguarde, mais ou menos, três meses e comece a perceber uma grande mudança no seu visual.

2. Reconstrução capilar

Como engrossar cabelos finos e ralos

O procedimento de reconstrução capilar deve ser feito em conjunto com a hidratação. Só assim vai conseguir agir mais profundamente na raiz dos fios e recuperar a nutrição destes, devolvendo-lhes a massa capilar perdida no decorrer da rotina e, portanto, fortalecendo-os novamente. Você deve apostar na reconstrução capilar a cada 15 dias ou uma vez por mês, dependendo do quanto os seus fios estejam muito finos e ralos.

3. Gelatina em pó

Como engrossar cabelos finos e ralos

Já imaginou engrossar os seus fios ralos e finos sem ter que gastar muito para isso? Então, aposte na gelatina em pó. Rica em colágeno hidrolisado, uma proteína essencial à fibra capilar e responsável pela estrutura dos fios, a gelatina poderá deixar as suas madeixas com um aspecto menos fragilizando e engrossá-las.

Para usar a gelatina em pó no cabelo, basta preparar a seguinte receita em casa: misture duas colheres de gelatina com o seu shampoo. Na hora de lavar os cabelos, massageie bem os fios por cerca de 5 minutos. Depois dessa pausa, enxágue os fios em água fria e retire o excesso de água com uma toalha. Em seguida, aplique o condicionador.

4. Biotina (Vitamina H)

Como engrossar cabelos finos e ralos

 

A Biotina (Vitamina H) é um nutriente muito importante para repor a massa capilar perdida pelo seu cabelo na rotina e engrossar fios ralos e finos. Por isso, apostar em um cardápio rico em Biotina pode ajudar em muito na busca pelo sonho de ter fios mais grossos e encorpados, uma vez que ela é essencial para o fortalecimento deles.

Sendo assim, a dica é começar a alimentar-se diariamente de ingredientes que contenham esse nutriente em sua composição, tais como peixes, nozes e ovos.

5. Produtos com aminoácidos

Como engrossar cabelos finos e ralos

Essa dica também é muito simples! Como você já deve saber, os aminoácidos são componentes da estrutura dos fios. Por isso, é essencial que você os reponha de alguma forma para devolver a massa capilar que foi perdida pelo cabelo no dia a dia. E uma ótima maneira de fazer isso é investindo em produtos ricos nesses nutrientes.

Portanto, confira se há aminoácidos na composição do seu condicionador, shampoo ou máscara capilar. Eles são fundamentais para ajudar a engrossar as suas madeixas. Você também pode incluir na dieta alimentos que contenham aminoácidos entre seus nutrientes, tais como peixe, leite, frango, soja e carne, etc.

6. Utilize óleos vegetais

Como engrossar cabelos finos e ralos

Os óleos vegetais tomaram conta do mercado de cosméticos nos últimos tempos e, também, das penteadeiras das vaidosas viciadas em receitas naturais para o cabelo, graças ao seu excelente poder de hidratação e nutrição. Eles são capazes de devolver os nutrientes perdidos pelos fios e, portanto, engrossar o cabelo.

Entre os mais conhecidos e favoritos da mulherada estão o óleo de coco e o de Argan, mas você também pode apostar em qualquer outro quando o assunto é engrossar as suas madeixas. Para incluir os óleos vegetais nos cuidados com os seus fios, basta aplicá-los diretamente nos cabelos secos, deixando-os agir por cerca de uma hora ou, se você preferir, por uma noite inteira, enxaguando apenas no dia seguinte pela manhã.

Faça isso pelo menos uma vez na semana. Outra alternativa interessante é acrescentar algumas gotinhas do óleo que você escolheu à sua máscara de hidratação ou nutrição, ou, ainda, a shampoos e condicionadores.

7. Maionese pura

Como engrossar cabelos finos e ralos

Outro produto que você tem em casa e que pode ajudar a engrossar os fios ralos e finos é a maionese pura. Ela possui um poder altamente hidratante, capaz de combater com tudo o ressecamento, que nada mais é que o problema que mais causa o desgaste e afinamento dos fios.

Para utilizá-la nos seus cabelos, basta aplicar o produto puro em todo o cabelo e colocar uma touca na cabeça. Deixe-a agir por, pelo menos, 15 minutos. Após essa pausa, lave os fios com shampoo e condicionador de sua preferência.

Dica extra: Para evitar sujar a roupa, você pode colocar uma toalha em volta do pescoço. Desta forma, quando a maionese derreter e escorrer, a sua pele e roupas estarão protegidas.

8. Creme de maionese capilar

Como engrossar cabelos finos e ralos

Caso você não queira utilizar maionese pura, até pela questão do cheiro, uma sugestão é a maionese capilar, que nada mais é que um produto pronto que você encontra facilmente hoje em dia nas lojas de cosméticos.

Esse creme contém azeite de oliva, óleo de abacate e proteína de ovo, entre outros itens fundamentais para os cabelos, que podem ajudar a engrossar os seus fios ralos e finos. Uma maionese capilar bastante conhecida é a da marca Salon Line, recomendada para cabelos cacheados.

9. Máscara de maisena

Como engrossar cabelos finos e ralos

Outra dica caseira para engrossar os fios é usar a maisena. Esse produto que você deve ter na sua cozinha ajuda a deixar o cabelo encorpado, mais brilhoso, os fios volumosos, selados e sem frizz. Você pode misturar a hidratação com maisena ao creme hidratante, amêndoas, óleo de coco, água e mel. Aqui no blog, você pode aprender detalhadamente como usar maisena no cabelo.

10. Pill Food

Como engrossar cabelos finos e ralos

Por fim, mais uma sugestão é apostar na suplementação de Pill Food. Esse produto é um suplemento que pode ser adquirido em farmácias de manipulação. Ele reúne vitaminas essenciais para a saúde do cabelo, além de proteínas, aminoácidos, minerais. É uma indicação perfeita para quem deseja reconstruir e deixar as madeixas crescerem, a partir do fortalecimento e engrossamentos dos fios.

Até a próxima!

Add comment