Madeixa
Como deixar o cabelo mais brilhoso

Como deixar o cabelo mais brilhoso? Veja receitas caseiras e dicas

Fios brilhantes não são exclusividade de capas de revista e das divas de Hollywood. Existem muitas formas, caseiras ou não, de deixar os cabelos com mais brilho. A seguir falaremos tudo que você precisa saber para ter cabelos brilhosos!

Primeiro passo: hidratação é tudo!

Para quem ainda não sabe, a etapa de hidratação capilar nada mais é que a reposição de água na estrutura dos fios. Cabelos com pouca ou nenhuma hidratação se tornam incapazes de absorver componentes nutritivos, encontrados em óleos por exemplo, e componentes reconstrutores, como os aminoácidos.

Portanto, podemos afirmar que, para se atingir um cabelo mais saudável, bonito e brilhoso, o primeiro passo é garantir uma hidratação power! Lembrando que essa etapa de cuidados com os cabelos deve ser refeita de quinze em quinze dias, ou uma vez por semana, se possível, e o melhor: pode ser feita em casa mesmo!



Como hidratar os cabelos? Produtos e dicas de sucesso

Como deixar o cabelo mais brilhoso

Produtos hidratantes costumam ter componentes emolientes em sua fórmula, como o D-pantenol, presente em produtos como o Bepantol líquido (que, por sinal, é extremamente hidratante). A dica que damos é que se acrescente componentes hidratantes à máscara de tratamento na hora daquela hidratação caseira, como é o caso da receitinha a seguir:

Ingredientes:

  • 1 máscara de hidratação capilar;
  • 1 recipiente de plástico;
  • 1 touca térmica;
  • 1 colher de sopa de glicerina bidestilada;
  • 1 colher de sopa de Bepantol líquido;
  • 2 colheres de água.

Como fazer:

Lave os cabelos somente com shampoo, enxague-os e seque-os levemente com a toalha. Misture os ingredientes ao creme, em um recipiente de plástico, até que fique homogêneo.



Aplique a misturinha, mecha por mecha, massageando o cabelo durante o processo. Coloque uma touca térmica e deixe agir por 30 minutos. Retire a touca, enxague as madeixas e finalize como de costume.

Cabelos mais sedosos e brilhantes com a nutrição capilar

Como deixar o cabelo mais brilhoso

Agora que você já sabe como funciona para garantir o essencial, a hidratação dos fios, iremos ensinar como deixar o cabelo mais brilhoso. Para garantir esse resultado, vem a nutrição capilar.

Produtos com óleos em sua composição, tais como o Argan e coco, assim como manteiga de karité ou azeite de oliva, possuem a função de dar os nutrientes perdidos aos cabelos. A nutrição deixa os fios sedosos, macios e cheios de brilho.

A boa notícia é que, pra quem não pode ir ao salão e investir num tratamento, elaboramos um passo a passo de como fazer nutrição nos cabelos em casa. Confira:

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de máscara de nutrição capilar;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 3 gotinhas de óleo de argan;
  • 1 recipiente de plástico;
  • 1 touca térmica.

Modo de preparo:

Lave os cabelos somente com shampoo e tire o excesso de água com uma toalha. Misture todos os ingredientes em um recipiente de plástico e aplique nas mechas. Aproveite para massagear os fios, para que os nutrientes penetrem na fibra capilar.

Aguarde 45 minutos (sim, a etapa de nutrição exige mais tempo). Retire a touca térmica, enxague os fios e finalize como de costume!

Reconstrução ácida

Como deixar o cabelo mais brilhoso

Após estar com os cabelos devidamente hidratados e nutridos você já deve estar se sentindo maravilhosa, não é? Mas, se ainda quer se surpreender mais e ver aquele resultado de cabelo de cinema você deve saber do poder da reconstrução ácida para os cabelos. Reconstrução ácida?! Que isso?

A reconstrução ácida é um procedimento que pode ser feito em casa, de forma bem simples, que tem por finalidade selar a cutícula dos fios, a fim de manter todos os nutrientes bem protegidos e proporcionar cabelos brilhantes, já que a estrutura de cada fio estará mais “lisinha” e selada.

Preste bem atenção na receitinha a seguir para deixar os cabelos brilhosos:

Ingredientes:

  • 4 colheres de vinagre orgânico de maçã;
  • 4 colheres de máscara reconstrutora capilar;
  • 1 touca térmica;
  • 1 recipiente de plástico.

Modo de preparo:

Lave as madeixas somente com shampoo e retire o excesso de água com a toalha. Misture os ingredientes no recipiente de plástico, até que fique um creme homogêneo.

Passe a mistura em todas as mechas e massageie bem. Aguarde de 15 a 30 minutos, com a touca térmica. Enxague e finalize o cabelo como de costume!

Como deixar os cabelos cacheados mais brilhosos

Como deixar o cabelo mais brilhoso

Cabelos cacheados ou ondulados possuem uma tendência maior ao ressecamento, já que a oleosidade natural da raiz encontra mais dificuldade para percorrer as ondulações dos cachos, o que resulta no conhecido “cabelo misto”: raiz oleosa e pontas ressecadas.

Como reverter esse desagradável estado? Primeiramente e mais uma vez: hidratação nos fios! E em dobro, no caso das encaracoladas. Tenha sempre um leave-in, umidificador de cachos e produtinhos de day after na bolsa. Existem muitas opções disponíveis no mercado para todos os bolsos.

Fique atenta aos componentes! Dê preferência para os produtinhos de pH baixo e que contenham óleos em sua composição. Só cuidado pra não exagerar na nutrição: o excesso de óleo nos fios dá o resultado reverso: fios opacos e pesados!

Confira as melhores dicas de como deixar os cabelos brilhosos!

Como deixar o cabelo mais brilhoso

Dica de ouro: preste atenção às informações da embalagem

Máscaras de tratamento, leave–in e condicionadores costumam informar o pH do produto na embalagem. O pH trata-se do nível de acidez: quanto mais baixo, mais ácido; quanto mais alto, menos ácido.

Entendeu? Por exemplo, a máscara Argan Oil, da Lola Cosmetics, tem o pH abaixo de 4,0, que é considerado ácido. Portanto, produtos com pH ácido possuem o poder de selagem capilar e proporcionar brilho!

Lave com água fria!

Como deixar o cabelo mais brilhoso

Dica meio difícil pra seguir nos dias frios, não é? Mas é uma verdade incontestável! A água fria em contato com os cabelos também faz com que a fibra capilar se feche, assim como a temperatura baixa da água faz com que os poros da pele se fechem.

O contrário ocorre com a água quente: em contato com os fios pode, com o tempo, deixá-los opacos e enfraquecidos, assim como a temperatura alta da água pode irritar a pele e remover sua hidratação natural. Portanto, tente tomar aquele banho pelo menos com a água mais morninha e, ao utilizar secador e outros equipamentos de calor, use protetor térmico nas madeixas.

Cabelos quimicamente tratados: cuidados em dobro

Como deixar o cabelo mais brilhoso

Quem possui as madeixas com progressiva, tinturas, descolorações ou qualquer outro procedimento químico deve saber que será necessário redobrar seus cuidados. Maior frequência nas hidratações, uso frequente de produtos com proteção contra raios UV e protetor térmico são essenciais.

Além de proteger sua cor ou alisamento por mais tempo, os cuidados diários com seus fios quimicamente tratados ainda vão te deixar com o cabelo brilhoso e bem cuidado.

Alimente-se bem! Beleza é de dentro para fora

Pode parecer conversa de mãe, mas não deixa de ser verdade. O que comemos reflete na nossa beleza e saúde. Portanto, nada de dietas loucas ou alimentação à base de fast-food e industrializados.

Hidrate-se, fique de olho na sua saúde e se alimente de forma balanceada. Os nutrientes dos alimentos irão para seus fios, pele e unhas, além de te proporcionar mais qualidade de vida e saúde. Sempre vale a pena se cuidar e se amar!

Até a próxima…

Deixe seu comentário!