Madeixa
Como cuidar do cabelo no outono

Como cuidar do cabelo no outono: confira 5 dicas infalíveis!

Cada estação climática exige uma série de cuidados diferentes a respeito dos fios. E no caso do outono, essa regra não fica de fora. Ele marca a transição do verão para o inverno. É necessária uma atenção redobrada no couro cabeludo, que é muito afetado durante esse período.

Como já dissemos, o outono marca a transição do verão para o inverno, que possuem características antagônicas. Ou seja, durante essa temporada, estaremos migrando de um extremo para outro, passando do calor para o frio. Com isso, obtemos um clima seco que muda de temperatura rapidamente, o que resulta em mais poluição. Ela, por si, só afeta muito o nosso cabelo, fazendo que ele acumule muitas substâncias tóxicas que antes estavam no ar.

Outro problema é que os fios ficam mais expostos à exposição ao calor. Assim chapinhas, babyliss e secadores viram instantânea vilões se não soubermos usar. Mas calma! Sabemos que ninguém quer ficar com o cabelo molhado na rua, só que tem modos diferentes de usá-los sem que ocorra danos no couro cabeludo.

Banhos quentes e duradouros são muito tentadores nessa época do ano, mas também devem ser evitados pelo mesmo motivo já citado: calor. Ressecamentos e desenvolvimento de caspa são problemas muito comuns de ocorrer por causa dele. Assim, nesse post você receberá dicas de como evitar o calor para as suas madeixas.

Confira, agora, como cuidar do seu cabelo no outono!



1 – Uso de chapinha e secadores

Como cuidar do cabelo no outono

Recomendamos que modere o uso de chapinhas, secadores e babyliss. É normal que as noites de outono sejam frias e, com isso, é quase inevitável o uso desses aparelhos. Porém, esse período do ano tem os seus problemas e, se o uso for demasiado, pode afetar muito a estética do cabelo.



Como já dito, na época do outono, o clima é muito seco. Por fim, o ideal é que devemos reduzir o uso desses equipamentos. Eles podem retirar a umidade natural dos fios e, assim, deixá-los ressecados, o que pode ser um problemão somado com a poluição.

No entanto, o frio natural do outono pode fazer que a ideia de parar de usar esses aparelhos seja risória. A nossa dica é que crie um cronograma de quando poderá usá-los. O uso intercalado ajudará a escapar do ressecamento. A frequência ideal é a cada dois dias, seja para chapinha ou secador.

Recomendamos também o uso de um protetor térmico. Ele cria uma proteção para os seus fios contra o calor, selando as cutículas e impedindo que a umidade escape por completo, uma boa arma contra o ressecamento que você pode usar ao seu favor. Até porque nem sempre um uso menos frequente irá ajudar por si só.

2 – Hidratantes também ajudam

O uso de hidratantes capilares se torna indispensável nessa estação. É necessário criar um hábito semanal de hidratação. Lembra que estamos num clima seco?

A hidratação servirá na reposição de umidade e nutrientes para o seu couro cabeludo, ajudando o seu cabelo a ter uma cor mais vívida, claro, também o deixando saudável. Recomenda-se que use hidratantes específicos para o seu tipo de cabelo. Não faz sentido usar um produto para cacheados se o seu é liso.

Sintetizando, crie um hábito semanal de hidratação, usando produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

3 – Lave o cabelo de forma correta

Como cuidar do cabelo no outono

Sim, há diferenças entre lavar o cabelo no verão e lavar o cabelo no outono. É tentador querer tomar banhos longos e quentes nessa época do ano. Mas, o seu cabelo exige alguns cuidados a respeito disso, para que fique bonito e saudável. Para fugir do clima seco, o recomendado é trocar a água quente por uma morna (até mesmo fria). O calor em excesso causa danos às suas madeixas, causando sensibilização na fibra capilar.

Fazendo somente isso, você fugirá do ressecamento que ocorre nesse período, que deixa nosso cabelo opaco, sem vida e movimento. A água em temperatura morna irá contra isso, fechando as cutículas, oferecendo mais brilho aos fios.

4 – Uso de shampoos e condicionadores

Outro fator importante é o uso de shampoos e condicionadores. Escolha aqueles que possuem base em queratina que façam sentido ao seu tipo de cabelo. Afinal, o produto não funcionará 100% se você escolher um shampoo para lisos sendo cacheada.

O aumento da poluição do ar (que ocorre por conta do clima seco) pode ser um problemão. Ela faz com que os fios acumulem partículas danosas que causam a queda e o enfraquecimento da raiz do couro cabeludo. O resultado é um cabelo sem brilho, quebradiço e sem o aspecto saudável.

Por conta disso, indicamos que use shampoos com limpeza profunda (shampoo antirresíduos). Ele evita todos esses problemas de forma fácil e prática. As donas de madeixas oleosas devem atentar-se ainda mais a esse ponto. Esse tipo capilar exige uma rotina diária com esse produto, mas quem tem os cabelos ressecados devem usar a cada duas semanas.

5 – Problemas comuns no cabelo no outono

As dicas passadas são para driblar esses problemas que afetam muito a nossa estética. Portanto, siga atentamente as dicas passadas, pois será de grande ajuda cada uma delas! Os problemas comuns foram citados ao longo do texto, mas de forma sintética eles são:

  • Cabelo ressecado;
  • Cabelo afetado pela poluição;
  • Perca de oleosidade;
  • Perca da umidade natural;
  • Desidratação capilar;
  • Fios opacos e sem vida.

Todos eles podem ocorrer a você e de uma vez só. Mas, siga as dicas que passamos para conseguir fugir deles, que muito provavelmente nada disso irá acontecer. Nós agradecemos por ter lido até aqui e esperamos que consiga aproveitar ao máximo a época das “folhas caídas” com um cabelo saudável e bonito!

Deixe seu comentário!