Madeixa
Como cuidar do cabelo no inverno?

Como cuidar do cabelo no inverno? Veja as 6 melhores dicas!

A cada estação do ano nosso cabelo exige cuidados diferentes. O inverno não fica fora disso. Embora o Brasil não seja reconhecido por baixas temperaturas, devido ao clima tropical, é necessário saber como cuidar das suas madeixas na época do frio, que também sofrem bastante.

Assim como no verão, sem os cuidados necessários no inverno, os seus fios podem ficar desidratados, como também o seu couro cabeludo e a sua pele. Muitas vezes, o seu cabelo pode ficar mais ressecado nas épocas frias do que nas épocas mais quentes!

Além do clima comum do inverno (chuvas, umidade, frio, ar seco), que afeta o seu couro cabeludo, deixando os seus fios frágeis e desidratados, ainda temos os banhos quentes e o uso excessivo de aparelhos para secar o cabelo (secadores e chapinhas).

Essa soma deixa o seu cabelo desidratado, ressecado e sem os nutrientes naturais, o que pode ocasionar até mesmo quedas, atrapalhando totalmente a estética. Se caso não sabia dos danos que o inverno pode ocasionar, isso merece a sua total atenção!

Agora que entendeu a importância dos cuidados que deve ter, iremos lhe apresentar dicas essenciais de como cuidar do seu cabelo no inverno, para que você possa aproveitar essa época onde todos andam de forma elegante!



1 – Banhos quentes

Como cuidar do cabelo no inverno?

Em climas frios, os banhos quentes predominam e muito. Mas isso não é recomendado, pois faz mal à saúde do seu couro cabeludo. O calor retira toda a umidade natural dos seus fios, também retirando a proteção natural que o cabelo possui.



Como consequência, o deixa ressecado, desidratado e com mais propensão à caspas. Por isso, nada de abusar de banhos quentes! Indicamos que use água morna ou fria para lavar o cabelo e, de, preferência a cada dois dias.

2 – Seque o cabelo antes de dormir

Assim que for dormir, seque bem o cabelo. A água acumulada pode causar uma grande proliferação de bactérias e fungos. Podendo ocasionar queda de cabelo e auxiliar no surgimento de caspa. Com isso, indicamos que, se você for lavar o seu cabelo antes de dormir, que use um secador em uma temperatura morna para secar mais rápido.

3 – Faça hidratações

Como cuidar do cabelo no inverno?

Fazer hidratações, especialmente nesta época do ano, é fundamental para o fortalecimento capilar. Isso mantém o couro cabeludo saudável e, consequentemente, deixa os fios brilhosos, vívidos e protegidos.

Nossa dica é que use hidratantes específicos para o seu tipo de cabelo, e que faça este processo a cada uma semana ou 15 dias. A hidratação irá repor a oleosidade natural do cabelo, que é seriamente afetada pelo clima seco do inverno.

Por conta destes fatores, nesta época do ano, é muito comum ocorrer um ressecamento do nosso couro cabeludo. Com isso, o uso de óleos para cabelo também é muito indicado, pois as nossas madeixas costumam ficar opacas e sem vida durante o processo, deixando o uso desses produtos indispensável para você.

Os óleos de macadâmia e camelina são os mais recomendados para esse tipo de problema. A aplicação deles deve ser próxima à raiz, se caso o seu cabelo for seco. Mas, se suas madeixas forem oleosas naturalmente, deve ser aplicado no máximo 5 centímetros acima.

Resumindo, faça hidratações periódicas e use e abuse de óleos essenciais/vegetais. A hidratação ajuda a nutrir o seu cabelo, protegendo-o do clima seco e de ressecamentos capilares. Já os óleos mantêm os nossos fios brilhosos e protegidos, usando, claro, os tipos já mencionados.

4 – Use bastante condicionador

O condicionador fecha as cutículas dos fios que foram anteriormente abertas pelo shampoo. Isso deixará as suas madeixas macias e penteáveis e, claro, também as protegendo de ressecamentos.

Mas, use condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo, porque cada um irá agir de forma diferente no couro cabeludo. Se caso usar um tipo errado, muito provavelmente não terá o efeito esperado. Seguindo esta dica, as substâncias serão melhor absorvidas pelo seu cabelo, atingindo o máximo do produto.

5 – Não se esqueça do protetor térmico!

Como cuidar do cabelo no inverno?

Com o friozinho, os cabelos com ondas e cachos predominam, por conta do estilo ousado e elegante. Assim, o uso de babyliss e chapinhas aumenta muito nesse período do ano. Porém, como você já sabe, estamos falando de um clima seco e, se não nos atentarmos a isto, esses equipamentos se tornam vilões.

O uso demasiado e sem cuidados pode acarretar na diminuição da umidade natural (ressecamento), que já sabemos que é um problemão a ser enfrentado. Com isso, use sempre um protetor térmico nas suas madeixas, porque esse produto irá diminuir os problemas causados pelo calor dos aparelhos, criando um “escudo” protetor.

Portanto, não se esqueça dele, viu?

6 – Lave o cabelo de forma correta

Invista em lavar o cabelo a cada dois ou três dias. Lavar com muita frequência corre risco de desidratá-lo. Porém, também não o deixe sem lavar por muito tempo, pois os fios sujos podem ocasionar em quedas, além de ficarem menos saudáveis.

Como já mencionado, use shampoos e condicionadores (com base em queratina) específicos para o seu cabelo. Seguindo esse cronograma, você ganha mais tempo, pois não vai precisar lavar com tanta frequência e, ainda por cima, terá um cabelo saudável e brilhoso!

Outra coisa importante que já mencionamos são os banhos muito quentes, que precisam ser evitados durante essa época do ano. É tentador deixar a água em uma temperatura alta devido ao friozinho das noites de inverno, mas tente evitar isso ao máximo! O calor excessivo pode retirar a oleosidade natural dos fios e do couro cabeludo. Resultado? Um cabelo ressecado (sem proteção contra agentes externos) e com alta propensão ao frizz.

Para evitar isso, indicamos que os banhos devem ser tomados em uma água morna e usando uma quantidade maior de condicionador para selar as cutículas dos fios. Fazendo isso é esperado que o cabelo ficará mais brilhoso e sem o frizz, que estraga a estética.

Gostou do artigo? Espero ter lhe ajudado a cuidar do seu cabelo no inverno! Sem dúvidas, muitos problemas serão evitados com estas dicas.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!