Madeixa
Como cuidar do cabelo no frio

Como cuidar do cabelo no frio: 9 dicas para ficar sempre linda!

Você sabia que a cada estação os cabelos necessitam de uma hidratação diferenciada? Quer saber como cuidar do cabelo no frio e deixa-lo lindo, macio e brilhante?

Cuidar do cabelo no frio querer algumas medidas simples, porém essenciais. Nesse artigo daremos 9 dicas de como cuidar das madeixas durante a estação mais fria do ano!

Assim como no verão, onde a exposição prolongada dos fios aos raios UV, bem como o contato com água do mar ou de piscina, danificam os fios e o couro cabeludo, as baixas temperaturas também os agridem.

As temperaturas baixas faz com que necessitemos de água mais quente para o banho, assim como para lavar as madeixas. Porém, isso contribui, e muito, para o ressecamento dos fios, além de provocar maior oleosidade no couro cabeludo.

Além disso, outros grandes vilões que contribuem para tornar as madeixas opacas e sem vida é o ar seco característico da estação, bem como o uso excessivo do secador.

Tome nota dessas 9 dicas de como cuidar do cabelo no frio. Com certeza, com elas você conseguirá atravessar a estação mais fria do ano com as madeixas lindas!

1. Lavagem do cabelo no frio

Ainda que possa parecer uma dica bastante simples, a lavagem é o primeiro passo, assim como fundamental, de como cuidar do cabelo no frio. Lavar os cabelos com água muito quente é prejudicial tanto para os fios, quanto para o couro cabeludo.

Isto é, a água muito quente provoca o ressecamento dos fios, além de intensificar a produção de oleosidade do couro cabeludo.

Dessa forma, o ideal é primeiro tomar uma ducha quentinha e, por último, lavar os cabelos com água bem morninha. Embora durante a estação mais fria do ano a necessidade de lavar os cabelos seja menor, é importante que sejam higienizados dia sim, dia não.

2. Produtos com ação nutritiva

Para evitar o ressecamento dos fios vale investir em uma linha de produtos com ação nutritiva e hidratante, principalmente os que possuam óleos essenciais em sua formulação.

Opte por shampoos transparentes para lavar o couro cabeludo, uma vez que são mais leves e não estimulam as glândulas sebáceas a produzirem mais gordura.

Porém, para a lavagem dos fios, aposte em shampoos perolados com propriedades hidratantes.

Como cuidar do cabelo no frio

3. Hidratação do cabelo é fundamental no frio

Manter os cabelos hidratados durante o inverno é fundamental para manter o brilho e a maciez. A água quente, assim como o secador, são os grandes vilões responsáveis por deixarem os fios opacos e secos durante o frio.

Dessa forma, utilizar uma máscara hidratante, pelo menos uma vez por semana, é importante para evitar o ressecamento e, ao mesmo tempo, intensificar o brilho e a maciez.

Porém, é importante frisar que o condicionador também é fundamental para cuidar do cabelo no frio e não deve ser deixado de lado.

Uma vez que o condicionador sela as cutículas dos fios após serem lavados com shampoo, ele protege o cabelo de agressões externas. Além disso, proporciona mais brilho e maciez aos fios, bem como evita a quebra, assim como o surgimento de pontas duplas.

4. Máscara hidratante para cuidar do cabelo no frio

A máscara hidratante é essencial para evitar o ressecamento, assim como promover maior brilho e maciez aos fios.

Especialistas apontam que durante o inverno, a máscara hidratante deve ser utilizada, pelo menos, uma vez por semana.

No entanto, mesmo que não possa ir ao salão, é possível fazer o tratamento em casa mesmo, utilizando uma máscara adequada para seu tipo de cabelo.

Embora o mercado ofereça uma gama enorme de máscaras nutritivas, você também pode optar por máscaras caseiras que, além de fáceis de fazer, são bem mais baratas.

A máscara hidratante deve ser aplicada sempre após o shampoo e nos cabelos úmidos, porém sem excesso de água. Deixe agir de acordo com as instruções da embalagem e enxague bem.

Logo após o enxague, não se esqueça de aplicar o condicionador, deixar agir o tempo necessário e enxaguar muito bem. Mas, lembre-se: sempre com água morninha!

5. Finalizador com protetor solar

Pelo contrário do que possa parecer, mesmo durante o inverno, a radiação dos raios UV pode ser alta, o que é prejudicial para os fios, bem como para o couro cabeludo. Aliás, você sabia que o couro cabeludo é uma das regiões mais acometidas pelo câncer de pele?

O finalizador, adequado ao seu tipo de cabelo, deve ser aplicado diariamente antes de sair de casa mesmo que ele não tenha sido lavado.

Além de formar uma camada que reflete a radiação, o finalizador nutri e protege, tanto os fios quanto o couro cabeludo, ao liberar ativos durante o dia.

6. Secador de cabelo

Da mesma forma que a água para lavar os cabelos deve ser morninha, a temperatura do secador também. Usar o secador na temperatura máxima agride tanto os fios, quanto o couro cabeludo.

É importante, também, aplicar um protetor térmico antes de usar o secador. Isso protegerá os fios do calor. A escolha por produtos que possuam silicone em sua formação é uma ótima pedida. Além de proteger, eles também proporcionam maciez.

Além disso, de acordo com especialistas, o secador deve ser mantido a uma distância de 20 cm da cabeça.

Como cuidar do cabelo no frio

7. Cabelos sempre secos no frio

É importante manter os cabelos bem secos durante os dias mais frios. Dessa forma, evite sair com os cabelos molhados, uma vez que o ar frio irá solidificar a água presente nos fios e os tornará quebradiços.

Além disso, é fundamental não dormir com os cabelos molhados. Isso pode ocasionar a dermatite seborreica, também conhecida como casca, doença inflamatória do couro cabeludo caracterizada por manchas avermelhadas, além de descamação.

8. Acessórios durante o frio

Os acessórios como, por exemplo, boinas e gorros, devem ser utilizados com moderação. Além disso, é essencial que não sejam utilizados diariamente, tampouco por várias horas seguidas.

O uso desses acessórios com frequência, primeiramente retêm a umidade do couro cabeludo e, consequentemente, aumentam a sua oleosidade.

Além disso, o “efeito estufa” que eles causam pode ocasionar a proliferação do fungo Malassezia fufur, um dos causadores da dermatite seborreica.

9. Como cuidar do cabelo no frio com hidratação extra

Além da máscara hidratante aplicada semanalmente, em regiões extremamente frias em que ocorrem geadas e até mesmo nevem, cuidar do cabelo no frio requer uma hidratação extra.

A princípio, a hidratação extra deve ser aplicada uma vez por mês. Porém, dependendo da saúde dos fios, a cada 15 dias.

Acompanhe, a seguir, sugestões de especialistas para fios lisos, ondulados, bem como cacheados e crespos, para manter os cabelos sedosos e brilhantes com uma hidratação extra.

Mas, lembre-se: eles devem ser aplicados somente na extensão dos fios.

Deixe seu comentário!