Madeixa
Como cuidar do cabelo na praia

Como cuidar do cabelo na praia? Veja dicas para evitar fios quebradiços

Sol e praia é tudo de bom! Mas bem sabemos que não se pode pecar quando o assunto é cuidar do cabelo nesta hora. Há coisas que devemos fazer para que as nossas tardes de sol não sejam atrapalhadas por problemas capilares, como ressecamento e quebra dos fios.

Isso porque o ambiente da praia não é tão amigável quanto parece, já que quando estamos lá sofremos com uma maior incidência solar (isso por longas horas), fazendo que o couro cabeludo receba mais raios ultravioletas. No ar de uma costa litorânea, temos também uma baixa umidade, alta quantidade de sal e areia. Essa somatória deixa os fios ressecados, quebradiços e opacos.

Mas fique tranquila! Estamos aqui para te ajudar! Com as nossas dicas, você conseguirá fugir desse problemas para mostrar o quão lindas são as suas madeixas na praia. A seguir, saberá algumas dicas de como cuidar do cabelo na praia e outras coisas que devem ser feitas para enquanto estiver por lá.

Quais são os problemas comuns no cabelo ao pegar uma praia?

Fios ressecados

Os fios ressecados podem ter várias causas. Mas, quando se trata de praia, o principal causador é o sol. Ele oferece dois fatores de risco: calor e radiação UV. O primeiro é simples de entender… Afinal, todo mundo já sentiu a cabeça ficar quente ao ficar um tempinho na luz do dia.



O calor pode ser altamente danoso ao couro cabeludo, pois ele retira toda a umidade e oleosidade natural dos fios em questão de horas. O resultado é um cabelo seco, desidratado e opaco, ou seja, ressecado.

Já no caso da radiação UV, os danos são menos perceptíveis no curto prazo, mas podem ser até piores depois de um tempo. A luz ultravioleta tem a capacidade de alterar a química do cabelo, mudando a estrutura interna de maneira permanente.

Normalmente, as madeixas ficam cada vez menos brilhosas e a textura vai ficando áspera (um aspecto mais seca), exigindo uma forte hidratação.



Outro perigo da radiação é a respeito de cabelos pintados, já que a cor fica desbotada e fraca depois de um tempo exposta no sol. As tintas se ligam aos fios por conta de alguns produtos químicos e a luz ultravioleta também altera essas ligações.

Fios quebradiços

Como cuidar do cabelo na praia

Com o couro cabeludo ficando mais seco, os fios vão recebendo cada vez menos nutrientes do que normalmente precisam. O processo de danificação é o mesmo do caso de fios ressecados. Porém, o ar também se torna um vilão nesta situação.

O ar das costas litorâneas é repleto de sais e eles podem ajudar a deixar os fios ainda mais ressecados. Somados a isso, aos raios solares tornam-se altamente danosos. Essas partículas salinas vão se acumulando na raiz do cabelo, alterando toda a umidade por lá. O resultado são a quebra e o ressecamento.

Dicas para cuidar bem do cabelo na praia

Agora, falaremos algumas dicas para você curtir a praia sem ter esses problemas. São bem simples de serem seguidas, isto é, nada que vai custar caro ou vai tomar muito tempo de você. Está preparada? Então, vamos lá!

Lave os fios

Quando sair do mar depois daquele mergulho, lave os fios com água corrente. Isso ajudará a diminuir o excesso de sal e tirará a areia que ficou grudada. Seu cabelo ficará sem resíduos e pronto para pentear.

Também recomendamos que aumente a frequência das lavagens, uma vez que o calor junto com a umidade facilita no aparecimento de fungos e bactérias. Um cabelo bem lavadinho irá combater isso facilmente.

Mas lembre-se de deixar a água em uma temperatura morna ou fria quando for lavar os fios. Calor excessivo danifica muito a aparência das nossas madeixas.

Seborreia e caspa são muito comuns de aparecer em cabelos lavados com água quente, pois a alta temperatura tira toda oleosidade natural dos fios. Portanto, nada de tomar banho fervendo, héin?

Use protetor solar para cabelo

Como cuidar do cabelo na praia

Há vários produtos feitos exclusivamente para o cabelo, dentre eles, estão protetores solares. Eles protegem o couro cabeludo dos raios UV (não completamente, mas uma boa porcentagem está garantida), que são os principais causadores do ressecamento, desbotamento e por deixarem o fios menos brilhosos.

A nossa dica é que use protetores para cabelo que, ao mesmo tempo, são hidratantes. Assim, o seu cabelo ficará mais protegido e a raiz estará bem nutrida, dando maciez e textura aos fios.

Evite chapinhas, secadores e babyliss em excesso

Nós sabemos que as ondas e cachos são a moda dominante na praia. Porém, evite de usar demasiadamente esse aparelhos modelares e secadores. A melhor opção é deixar o cabelo secar no natural. Mas, se não tiver opção, passe antes um protetor térmico no cabelo.

Esse produto cria uma “película” que protege os fios de temperaturas altas. Assim, chapinhas e babyliss não serão tão agressivos aos fios. Além disso, ele pode servir para combater as pontas duplas e fugir do frizz.

O uso frequente desses equipamentos pode causar os mesmos danos que uma longa exposição solar, desde a perda do brilho das mechas até ressecamentos quebradiços. Tome bastante cuidado em relação à temperatura.

Cuidado com cabelo preso e bonés

Evite ficar por muito tempo com o cabelo amarrado, seja em tranças ou rabos de cavalo, já que quando as madeixas estão bem fechadinhas aumenta a temperatura do couro cabeludo. Com isso, o suor pode deixar os fios mais fracos e quebradiços, devido à salinidade.

Também não use bonés ou chapéus durante todo o dia. Use apenas quando o sol estiver muito forte. De manhã e no finalzinho da tarde, o protetor solar tem muita eficiência e pode ser usado sozinho.

Os bonés e chapéus também aumentam o calor na raiz capilar e, a longo prazo, podem ajudar a desenvolver a tão temida calvície feminina.

Por fim…

Agradecemos por ter lido até e esperamos que tenha aprendido a como cuidar do seu cabelo enquanto estiver na praia. Aproveite as paisagens praianas para usar estilos ousados, mas ainda tendo o cabelo saudável e bonito.

Deixe seu comentário!