Madeixa
Como cuidar do cabelo na menopausa

Como cuidar do cabelo na menopausa? Confira as melhores dicas!

A idade, como você já sabe, é importante, pois nos dá a oportunidade de aprender coisas incríveis com o tempo. Mas, para nós mulheres, quanto mais o tempo passa, mais perto chegamos à fase da temida menopausa! Você que já está nessa fase, ou que ainda vai chegar lá, precisa entender como cuidar das madeixas, bem como do seu couro cabeludo, que sofrem muito nesse período.

Confira as dicas que vamos ensinar no artigo de hoje. Vamos lá?!

O que é menopausa?

Antes de ajudarmos você a cuidar do seu cabelo na menopausa, temos que entender o que, de fato, é isso. Em simples palavras: é uma interrupção da sua fábrica de hormônios reprodutivos. Não adianta correr ou espernear, todas vão passar por isso! E não tem problema algum nisso, afinal é um processo de maturidade natural.

Isso ocorre por volta dos 40 ou 50 anos. Mas, por quê? Se retrocedermos um pouquinho no tempo, uns 10 mil anos atrás, a atividade reprodutora da mulher terminava muito cedo, devido à baixa expectativa de vida. Ou seja, a mulher tinha que ter filhos mais cedo, fazendo com que a produção dos hormônios em uma idade avançada se tornasse descartável.

Mas não se preocupe! Iremos ajudar você a como enfrentar esse período, para assim aproveitar a vida de uma forma satisfatória!

Como saber se estou na menopausa?

Como cuidar do cabelo na menopausa

Caso esteja com dúvidas se está na menopausa, pode observar se houve algumas mudanças recentemente em você. Lembrando que isso ocorre especialmente durante os 40 ou 50 anos. Agora, iremos listar alguns sinais comuns:

  • Ansiedade: Reflita se durante o seu dia teve algumas crises de ansiedade fora do comum. Caso esteja nos seus 40 ou 50 anos, é um indicativo que está na menopausa;
  • Calor: O sinal mais popular é sentir um calor excessivo e em situações onde nenhuma outra pessoa sentirá, como em dia chuvosos ou frios;
  • Pouco crescimento capilar: O seu couro cabeludo está ligado com a sua produção de hormônios. Portanto, ele irá sentir a confusão hormonal que está acontecendo em você;
  • Queda de cabelo: Por conta da produção de hormônios estar sendo afetada, os fios capilares param de receber os nutrientes na medida certa;
  • Fios brancos: Por mais temível que isto possa parecer, os fios brancos aparecem por conta da produção hormonal. A melanina dá cor à pele e aos pelos, e sim, ela é afetada pela menopausa! Portanto, é normal seu cabelo ficar grisalho.

Afinal, como cuidar do cabelo na menopausa?

Como já se sabe, é inevitável que alguns dos sintomas aconteçam, mas nós podemos diminuir a incidência dos mesmos. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a passar por isso. Veja abaixo:

Produtos podem ajudar!

“Você não é todo mundo.” Sem dúvidas, você já deve ter ouvido essa frase ao longo da vida, não? Bom, ela faz total sentido se aplicarmos nesse tema. Nem todos os produtos indicados para diminuir os sintomas da menopausa no seu cabelo e couro cabeludo são para você, sendo que, inclusive, alguns podem até piorá-los!

O correto é você ter calma e buscar informações precisas sobre qual produto seria bom para você, seja buscando pela internet ou um dermatologista. Você pode solucionar esse problema olhando para a sua família. Converse com pessoas que já passaram por isso.

Geneticamente falando, é bem provável que soluções usadas pelas suas familiares funcionem com você também. Porém, nunca descarte a ida a um dermatologista, pois somente ele saberá quais são os melhores produtos para o seu caso em específico.

Busque por vitaminas

Como cuidar do cabelo na menopausa

A fábrica de nutrientes do seu corpo está sendo afetada durante a menopausa, o que significa que você precisa de vitaminas e minerais para que ela se estabilize. É o caso das vitaminas! É uma sugestão nossa se você quer diminuir os efeitos no couro cabeludo.

As vitaminas indicadas são a A, B, C e E. Você pode consumi-las em cápsulas ou, melhor ainda, em alimentos saudáveis! Além de manter uma boa forma, você pode manter suas madeixas bonitas.

O que cada vitamina faz?

  • Vitamina A: Conhecida também como retinol, ela é essencial para a produção de colágeno, para o crescimento e outros fatores. Ela também ajuda a pele, e claro, o seu cabelo;
  • Vitamina B: Por mais que sejam chamadas essencialmente de vitamina B, o correto é chamar de vitaminas do complexo B. Assim temos as vitaminas B1, B2, B3, etc. Resumindo, elas são importantes para regular o gasto de energia do corpo, dar proteínas ao corpo e na produção de anticorpos;
  • Vitamina C: A vitamina C ajuda a pele, combatendo o envelhecimento natural. Isso ocorre por conta do colágeno que ela produz;
  • Vitamina E: Por fim, a vitamina E age como um antioxidante e tem grande ajuda na produção hormonal, justamente o ponto que é afetado na menopausa.

Nutrição também é essencial

Como cuidar do cabelo na menopausa

É muito importante que se mantenha bem alimentada, pois um bom cardápio diário pode ajudar a amenizar os sintomas da menopausa no cabelo. Procure uma alimentação equilibrada e com preferência  para alimentos que estimulam o crescimento capilar. Iremos citar alguns desses alimentos:

  • Abacate: O abacate é rico em vitaminas B e E, que você já sabe que são importantes para o seu cabelo;
  • Ovos: Esse alimento comum pode ser muito bom para você. É rico em nutrientes (proteínas, ferro, biotina) essenciais para o seu couro cabeludo;
  • Frutas cítricas: Em palavras comuns, são frutas ricas em vitamina C.

Há outros alimentos indicados para driblar os efeitos da menopausa no cabelo. Estes comentados são bem fáceis de encontrar e de incorporar na alimentação. Procure por um nutricionista! O profissional irá te ajudar a fazer uma alimentação com diversos outros alimentos tão bons quanto esses!

Cuidado com a exposição aos ambientes

Lembre-se o seu cabelo está “indefeso” nesse período. Você tem que ajudá-lo defendendo-o de determinados ambientes. Por exemplo, se estiver em uma piscina não o deixe molhar, pois o cloro pode afetar os fios capilares.

Até mesmo com relação à exposição à luz solar é necessário se atentar. Visto que a radiação ultravioleta, ou mesmo o calor, pode interferir em toda a química do seu cabelo, e nessa fase, mais bagunça é o que ninguém quer.

Mantenha a autoestima!

O passo mais importante é não esquecer da mulher forte que você é! Lembre-se: todas vão passar por isso! Isso não é, e nunca deve ser visto, como um demérito para alguém. Você está chegando na melhor idade, é assim que se deve pensar! E os seus cabelos podem acompanhar a sua autoestima se você mantiver os cuidados que listamos acima!

Até a próxima!

Deixe seu comentário!