Madeixa
Cabelos tipo 2

Cabelos tipo 2: cuidados com os cabelos ondulados que você não sabia

Quanto melhor você cuida dos seus cabelos, melhores são os resultados, certo? Imagine, agora, você descobrindo os cuidados adequados especialmente para os cabelos tipo 2.

Todo os tipos de cabelos, indo dos mais lisos aos crespos, precisam de cuidados especiais específicos. Apenas assim será possível ofertar tudo o que o seu cabelo precisa para ficar forte e saudável.

No guia de hoje, vamos entender melhor os cabelos tipo 2, além de realizar descobertas incríveis acerca dos cuidados que ofereceremos neste conteúdo.

Vamos juntas descobrir tudo sobre os cabelos tipo 2 neste guia completo. Prepare-se para as descobertas. Então, continue lendo!

Características que definem os cabelos tipo 2

Cabelos tipo 2

Os fios de cabelos são subdivididos em duas categorias distintas. Através destas categorias, elabora-se uma tabela com estas características. Com isso, temos que analisar a espessura do cabelo (grosso, médio e fino), que são definidas pelas letras A, B e C. Já os números representam a forma que o fio toma: se é liso, ondulado, cacheado ou crespos.

De acordo com a tabela apresentada, os cabelos tipo 2 são os ondulados classificados como 2B. Confira baixo como funciona exatamente:



  • 2A (fino): este tipo de fio de cabelo possui uma curva bem suave formando a letra “S”. É um tipo de cabelo bem fino e delicado e, com isso, precisa tomar cuidados com produtos para não deixar o cabelo com aspecto murcho e pesado. Este é o conhecido cabelo liso.
  • 2B (médio): o cabelo médio possui uma estrutura mais robusta. Com isso, tem um ganho de volume que pode ser percebido no fio de cabelo. Aqui, o fio forma um “S” perfeitamente. Este tipo de cabelo poder ser facilmente modelado com gel ou mousse e, assim, deixar os cachos perfeitamente formados.
  • 2C (grosso): este cabelo é o tipo mais encorpado e, com isso, ganha bastante volume. O volume é uma característica bastante marcante deste tipo de cabelo. O fio aqui tente a se enrolar mais e pode parecer uma pequena molinha.

Observando todas estas características e analisando o fio e comparando-o com a tabela, evidenciáramos os cabelos tipo 2. Agora, você pode analisar um fio que pode ser pego da sua escova de cabelos. Compare-o e tenha certeza de qual tipo se trata.

Cuidados específicos com os cabelos tipo 2

Cabelos tipo 2

Umas das características marcantes dos fios de cabelos tipo 2 é seu volume. Isso se dá devido às cutículas que são mais abertas. No entanto, os cabelos tipo 2 têm uma dificuldade natural para receberem a oleosidade oriunda do couro cabeludo.

Justamente por não receber a oleosidade adequada, um dos principais focos dos tratamentos para os cabelos tipo 2 é a hidratação, evitando assim que o cabelo se torne opaco, quebradiço e excessivamente volumoso. Venha conferir estes truques para cada etapa.

Lavagem

Lavar os cabelos bem antes de qualquer procedimento é muito importante, e não poderia ser diferente se tratando dos cabelos tipo 2. Sempre há sujeira da poeira, da poluição e demais fatores externos. Além disso, há também os resíduos de produtos anteriores.

Nesta etapa de lavagem, vamos reparar o ressecamento causado pelos cremes e shampoos. Para isto, além de uma limpeza, utilize o óleo vegetal da sua preferência. Óleos vegetais, como o óleo de coco, oferecem hidratação e revitalização para os fios.

Qual vem primeiro: shampoo ou condicionador?

Eis a questão: qual vem primeiro na lavagem: o shampoo ou o condicionador? Na verdade, aqui está um grande segredo para aproveitar ao máximo os dois produtos aplicando-os no momento certo.

O segredo está em usar o condicionador antes do shampoo. Assim, você percebe que a hidratação é muito mais intensa e profunda. Seu cabelo pode reagir aos produtos da melhor forma, assimilando de forma mais eficaz seus princípios ativos.

Shampoo: menos pode ser mais

Cabelos tipo 2

Existe uma técnica bastante difundida nos melhores salões de beleza. Esta técnica se chama low-poo e pode ser aplicada aí na sua casa mesmo. Na verdade, é um nome até complicado à primeira vista, mas seu conceito é redução da quantidade aplicada de shampoo.

O shampoo tem seus benefícios, mas o ressecamento também pode vir com o pacote. Por isso, a técnica reduz a quantidade de aplicação do shampoo para apenas uma gota do tamanho de uma moeda de um real.

Com isso, você tem o que precisa e aproveita os benefícios do shampoo. De quebra, ainda evita sua parte ruim, que é o ressecamento.

Já pensou em adotar o leave-in?

O leave-in é um conhecido fixador. Como sua textura é leve e mais versátil, é uma excelente forma para garantir cachos muito mais definidos. Com o uso deste produto, é possível modelar os cachos de acordo com a sua vontade.

Mas, você deve estar se perguntando: e os cremes de pentear tradicionais? Estes produtos são mais espessos e, com isso, dão ao cabelo um aspecto pesado e murcho, que tanto queremos evitar nos cabelos tipo 2.

Difusor no secador

O momento de secar os cabelos é muito importante para manter os cachos bem definidos. Com isso, um grande segredo para os cabelos tipo 2 entra em cena.

Este é o acessório do querido e companheiro secador. Com ele, podemos secar os fios de forma que não danifique ou crie frizz nos cachos que acabamos de moldar com o leave-in.

Após o uso do difusor, seus cabelos ainda permanecem úmidos e completamente maleáveis, permitindo agora que a finalização seja aplicada.

Não pode faltar máscara de hidratação

Cabelos tipo 2

A máscara de hidratação é, sem dúvidas, um excelente tratamento. Seus resultados são muito favoráveis, garantindo hidratação mais profunda e, com isso, mais duradoura.

A máscara de hidratação pode ser aplicada semanal ou quinzenalmente, de acordo com a necessidade dos seus cabelos tipo 2. É essencial realizar este tratamento para que os fios continuem sempre fortes, receptíveis aos nutrientes, macios e maleáveis.

Veja também: Hidratação caseira para cabelo: veja dicas + 28 receitas baratas e fáceis

É a combinação destas dicas que tornam os cuidados com os cabelos tipo 2 muito mais específicos. Quanto mais específico é um produto, melhores serão seus resultados.

Com este guia, você descobriu mais ferramentas para aplicar no seu dia a dia e garantir cabelos tipo 2 ainda mais belos e saudáveis. Compartilhe com suas amigas e revele à elas todos estes incríveis segredos!

Deixe seu comentário!