Madeixa
Como cuidar de cabelos tipo 3

Como cuidar de cabelos (cachos) tipo 3: dicas de tratamentos e produtos

Segundo pesquisa publicada em um dos jornais de maior circulação em nosso país, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de maior mercado para a fabricação de produtos capilares e, também, o maior em variedades de tipos de cabelos.

Você paz parte do time das cacheadas e crespas? Então, já deve ter percebido que cada cacheada possui uma característica única. Alguns cabelos possuem cachos mais fechados, outros mais abertos, alguns começam a enrolar a partir da raiz, outros somente nas pontas, entre outras características que ainda vamos abordar.

Para facilitar o entendimento e te ajudar a identificar qual o seu tipo de cacho, foi criada nos Estados Unidos uma tabela que classifica os tipos capilares de acordo com a textura de cada fio, uma ideia genial que irá acabar de uma vez por todas as dúvidas de quais produtos utilizar nos fios e os cuidados necessários para deixá-los ainda mais lindos.

A tabela foi realizada classificando cada tipo de cabelo de acordo com a sua espessura, denominando-as em A, B, C, definindo através de números e letras a textura dos fios e o tamanho de cada cacho.

Está curiosa para saber qual o seu tipo capilar e mergulhar de vez em uma rotina de cuidados que irá valorizar ainda mais a sua beleza natural? Continue lendo o artigo até o final e se apaixone pela sua nova rotina de cuidados!



Quais são as características que definem o cacho tipo 3

Como cuidar de cabelos tipo 3

Como citamos anteriormente, cada tipo de cacho foi classificado por números e letras. O tipo de cacho que vamos aprender no artigo é o tipo 3 e ele possui 3 tipos de texturas diferentes, classificadas em 3A, 3B e 3C.



Vamos conhecer as principais características de cada cacho?

Cachos tipo 3A – Cacheado em forma de “S”

A característica principal desse tipo capilar é a definição. Os cachos são largos, definidos e regulares, formando um “S” em sua extensão. Quem tem esse tipo de cabelo costuma classificá-lo como lindo e temperamental. Por possuir uma textura fina, pode tornar-se mais minguado ou volumoso, de acordo com as mudanças do tempo. Famosas como Camila Pitanga, Shakira e Debra Messing possuem esse tipo de cacho: grande, solto e brilhante.

A dica para manter os cachos com volume e textura controlada é investir em um corte com base arredondada e dar preferência para produtos que ajudem a manter a forma dos fios.

Veja também: Confira os 8 melhores cortes de cabelo feminino para 2019

Cachos tipo 3B – Cacheado “espiral”

Nesse tipo capilar, a definição ainda está muito presente e os fios apresentam uma textura média, formando cachos abundantes que podem ser: cachos mais elásticos abertos e cachos apertadinhos. Diferente do cacho tipo 3A, os caracóis já começam desde a raiz. Famosas como Débora Nascimento e Keri Russel assumem os seus charmosos cachos por aí e são referências para esse tipo de cabelo.

A dica para os cachos em espiral é controlar o ressecamento dos fios. Por isso, tente evitar lavar os cabelos com água quente e tenha sempre em mãos um bom finalizador com proteção UV.

Veja também: 

Cachos tipo 3C – Cacheado “frizzado”

Como cuidar de cabelos tipo 3

Esse tipo de cabelo apresenta uma textura grossa, com cachos bem estreitos e fechados, e possui uma semelhança com os cachos do tipo 3B. Porém, mais volumoso e frizzado do que o anterior. A atriz Lucy Ramos desfila deslumbrantemente esse tipo de cabelo.

Veja também: Como reduzir o frizz do cabelo: veja dicas para acabar com fios arrepiados

A dica para manter o volume e diminuir o frizzado é investir em um bom corte, que garantirá um volume equilibrado. Fuja de cortes que possam causar o efeito triângulo, pois a definição pode diminuir e os fios podem perder o movimento e apresentar um aspecto pesado.

Nesse tipo de cabelo, você pode brincar com as texturas. Se quiser os cachos ainda mais definidos, invista na finalização com fitagem. Agora, se prefere atrair os olhares para o volume, experimente usar o pente garfo. Será sucesso garantido.

Veja também: Fitagem estruturada: veja os benefícios e aprenda a fazer passo a passo

Veja o passo a passo para manter os cachos 3A, 3B e 3C sempre bonitos

Agora todas as dicas valem para todos os tipos de cachos, independentemente de sua textura e classificação. Você sabe o que todos eles têm em comum? Todos os tipos de cachos possuem tendência ao ressecamento e oleosidade na raiz.

Devido à sua forma, a oleosidade natural do couro cabeludo é mais difícil de chegar ao comprimento e pontas, podendo ficar acumulada na raiz. Mas não se preocupe! Isso é fácil de resolver e vamos aprender agora. Vem comigo…

Passo 1: Escolha um óleo vegetal de sua preferência e invista na pré-lavagem ou pré-shampoo. Aplique-o antes da lavagem na extensão dos fios e pontas. Esse procedimento irá ajudar a combater o ressecamento.

Passo 2: Na lavagem dos fios, massageie suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos, sem exagero para não estimular as glândulas sebáceas e causar a temida oleosidade excessiva.

Passo 3: Utilize condicionador somente na extensão dos fios, dando uma maior atenção para as pontas.

Passo 4: Agora, é só esperar os cabelos secarem naturalmente ou, se preferir e gostar de definição, é a hora perfeita para fazer a fitagem, com a ajuda de um creme para pentear.

Passo 5: Quando os cachos estiverem secos, utilize um leave-in ou mousse para selar os fios e diminuir os frizz.

Lista básica de produtos para a manutenção dos cachos 3A, 3B e 3C

Como cuidar de cabelos tipo 3

 

Se você ainda tem dúvidas de como começar a cuidar dos seus cachos, anote a listinha básica que irá te ajudar a manter os fios sempre deslumbrantes.

  • Leave-in ativador de cachos;
  • Gel com fator suave de fixação;
  • Sérum reparador de pontas e anti-frizz;
  • Shampoo e condicionador com propriedades hidratantes e de controle de volume;
  • Máscara de hidratação;
  • Máscara de reconstrução;
  • Óleo vegetal para umectação (recomendamos o óleo de coco).

Agora, você não tem mais desculpas para assumir de vez as suas ondas naturais com características únicas que só você possui. Anote todos os produtos recomendados e comece hoje mesmo a sua nova rotina de cuidados diários.

Gostou das dicas? Continue acompanhando as novidades! Compartilhe esse post também!

Deixe seu comentário!