Madeixa
Como cuidar de cabelos brancos e grisalhos

Como cuidar de cabelos brancos e grisalhos: 6 dicas para ter fios maduros

Não tem como negar! Existem dois tipos de pessoas: as que amam os fios brancos e as que detestam. Pintar os cabelos, com o intuito de disfarçar os cabelos brancos, é a opção mais procurada e indicada para quem deseja esconder a tonalidade platinada e acinzentada dos fios. No entanto, há quem goste dos fios brancos e grisalhos – e, acredite, eles podem ser muitos charmosos, quando são bem cuidados.

Vivemos em uma sociedade mais flexível, onde muitos paradigmas já foram derrubados, inclusive sobre os cabelos brancos e grisalhos, que antes eram sinônimos de velhice e, hoje, são apenas o reflexo natural do tempo. Acredite: hoje não é mais preciso ter vergonha dos fios brancos e grisalhos. Não há mais regras impostas. Você decide se deseja esconder ou assumir o novo visual, sem medo, sem preconceitos e julgamentos.

Sabemos que a maioria dos homens não veem problema algum em assumir os cabelos brancos e, cada vez mais surgem, mulheres seguras e cheias de atitude que assumem os fios brancos e conseguem deixar o look charmoso, irreverente e moderno.

Se você é uma mulher empoderada, cheia de atitude e já se cansou das tinturas e retoques semanais, acompanhe as nossas dicas e desfile por aí um cabelo branco bonito, bem cuidado, saudável e moderno.

Continue lendo esse artigo até o final e saiba de todos os segredos para cuidar de cabelos brancos e grisalhos.



1ª dica: Mantenha o tom sempre bonito

Como cuidar de cabelos brancos e grisalhos

Você já percebeu que alguns fios brancos, com o passar do tempo, ganham um aspecto amarelado? Isso é muito comum e acontece devido à exposição ao sol, cloro, mar, piscina e outros agentes externos que agridem a fibra capilar.



Por isso, é extremamente importante que você saiba manter a cor dos fios, sem a presença de nenhum outro tom.

Para conseguir um efeito de cabelos brancos ou grisalhos uniformes, naquele tom lindo e platinado, digno de Hollywood, como o da famosa Meryl Streep, em “O Diabo Veste Prada”, invista em shampoos específicos para o seu tipo de cabelo, que contenha em sua fórmula pigmentos acinzentados e violetas.

Sempre que possível faça uso de condicionadores e máscaras capilares com essa mesma proposta.

2ª dica: Capriche na hidratação dos fios

Se você acompanhou nosso último artigo sobre o surgimento dos primeiros fios brancos, já sabe que um dos agentes causadores da despigmentação dos fios é a ausência de melanina. No entanto, a melanina não é responsável somente em dar tonalidade aos cabelos, mas também está ligada à maciez e elasticidade dos fios, o que significa que, quanto mais brancos os cabelos estiverem, mais estarão propensos ao ressecamento e fios fragilizados.

Por isso, a dica é caprichar em hidratações semanais e, se possível, seguir um bom cronograma capilar com as etapas de nutrição e reconstrução. Essas etapas serão muito importantes para a devolução de queratina, aminoácidos e arginina, além de repor a massa e devolver força e brilho aos fios.

3ª dica: Proteja os cabelos das agressões causadas pelos raios solares

Como cuidar de cabelos brancos e grisalhos

A exposição excessiva ao sol é prejudicial à nossa pele e, também, aos cabelos. No caso dos cabelos brancos, o cuidado deve ser redobrado, visto que a exposição dos fios aos raios ultravioletas pode tornar os fios enfraquecidos e amarelados, em um curto espaço de tempo.

Portanto, sempre que possível, evite a exposição direta ao sol. Proteja os cabelos com produtos que contenha protetor solar capilar e sempre tenha em mãos um acessório indispensável, o chapéu. Use e abuse desse acessório. Juntos, eles irão proporcionar um visual ainda mais chique e estiloso.

4ª dica: Aposte na umectação capilar

A função principal da umectação capilar é devolver a oleosidade natural que é perdida naturalmente e repor os lipídios que vão sendo perdidos pelos fios com o passar dos dias.

Os lipídios são compostos por óleos e gorduras que têm como função principal fazer uma espécie de blindagem nos fios. Para fazer a reposição e garantir fios sedosos, invista em óleos vegetais (óleo de coco, abacate, semente de uva, etc.)

Para realizar o procedimento de umectação corretamente e aproveitar todos os benefícios do óleo vegetal, siga o passo a passo a seguir:

Aqueça rapidamente o óleo vegetal de sua preferência e aplique nos fios, enluvando-os, mecha a mecha, para que todos os fios recebam o produto.

Deixe o óleo agir por, no mínimo, três horas e lave bem os fios, tomando o cuidado para que todo o produto seja removido dos cabelos, principalmente do couro cabeludo. A etapa do enxágue é muito importante para que o resultado final não seja um cabelo com aspecto de sujo. Não economize no enxágue!

5ª dica: Evite procedimentos químicos e mecânicos

Como cuidar de cabelos brancos e grisalhos

Como os cabelos brancos e grisalhos já são mais fragilizados, devido à ausência de melanina, tente evitar ao máximo o uso de procedimentos químicos, como relaxamentos, progressivas e processos mecânicos, como secador, chapinha e babyliss.

Se você não tiver como evitá-los, a dica é proteger os fios com um protetor térmico de ótima qualidade ou cremes finalizadores para essa finalidade. Em relação aos procedimentos químicos, opte pelos que possuem menos agentes agressivos e siga à risca o cronograma capilar, incluindo em sua rotina de cuidados produtos específicos para cabelos que passaram por algum procedimento químico.

6ª dica: Invista em um corte moderno e despojado

Os cabelos brancos e grisalhos podem tornar o seu look chique e despojado. Mas, para isso, invista em um corte moderno que valorize o seu tipo capilar e mantenha o corte sempre em dia. Esse cuidado é essencial para que o visual transmita um ar de poder, segurança e feminilidade.

Escolha o corte que mais se adéqua à sua personalidade e estilo de vida, e não tenha medo de arriscar. Converse com o cabeleireiro de sua confiança e decida o que mais combina com o seu tipo de rosto. Prepare-se para se tornar referência de estilo por onde passar!

Veja também: 

Gostou das dicas? Continue acompanhando as novidades! Aproveite para compartilhar esse artigo também!

Deixe seu comentário!