madeixa.com.br
Como clarear o cabelo com camomila?

Como clarear o cabelo com camomila? Aprenda passo a passo

Quer clarear o cabelo, mas não quer se expor à químicas agressivas? A solução é clarear o cabelo com camomila. Você pode diminuir até dois tons da cor natural do seu cabelo e ainda contribuir para a saúde dos seus fios.

Não adianta! O verão pede cabelo mais claro e iluminado. Nessa época do ano, as mulheres se jogam em descolorações, reflexos e tinturas. Tudo para alcançar o visual almejado.

O pior é que todas essas técnicas causam um estresse enorme aos fios, e acabam levando à um caminho de desidratação, ressecamento e danos à fibra capilar. Ainda mais porque no verão nos expomos à maior radiação solar, água do mar, água da piscina e a poluição. Condições que também são deletérias à saúde dos fios.

Nesse contexto, à busca por técnicas de clareamento natural do cabelo é essencial. E clarear o cabelo com camomila pode ser uma excelente saída, para não recorrer à química agressiva dos descolorantes e das colorações.

Portanto, continue a leitura deste artigo para descobrir como e por quê a camomila pode clarear o cabelo de forma natural e segura. E ainda contribuir para a redução da oleosidade e a reconstrução da fibra capilar.

Afinal, é mesmo possível clarear o cabelo com camomila?

Como clarear o cabelo com camomila?

Por mais que a princípio parece inacreditável, sim, é possível clarear o seu cabelo usando camomila. Isso porque essa erva possui um grande número de substâncias calmantes, que tornam o clareamento possível.

Esse efeito é turbinado por duas substâncias encontradas na camomila:

  • Apigenina – Pigmento amarelado
  • Azuleno – Pigmento de tons frios que neutraliza o efeito amarelado

Clarear o cabelo com camomila funciona, porque a ela possui propriedades adstringentes, que reduzem a pigmentação dos fios. Podendo chegar a até dois tons mais claros do que a tonalidade natural dos seus cabelos.

Porém a camomila irá clarear seu cabelo de maneira gradual, ou seja, você precisará fazer mais de uma sessão para atingir o resultado esperado. Mas, clarear o cabelo com camomila é uma rotina simples de inserir no seu dia a dia.

E vai garantir que todo o processo ocorra devagar o suficiente para que você se adapte ao resultado após cada sessão. Reduzindo as chances de você mudar a cor do seu cabelo muito rapidamente e não curtir o resultado.

Outra vantagem é que todo esse processo é um clareamento natural dos seus fios. Evitando expor às suas madeixas à químicas que podem danificar e ressecar suas fibras capilares.

É importante frisar que qualquer pessoa pode clarear o cabelo com camomila, no entanto, o resultado pode passar despercebido em cabelos pretos ou castanhos-escuros. Isso porque a pigmentação desses cabelos é muito intensa, e a camomila não têm a capacidade de descoloração, ela apenas reduz a pigmentação.

Cabelos com muita química também podem exibir menos resultados. Porém, se você se enquadra em alguma dessas categorias, não fique triste, você ainda pode usar a camomila para clarear os pelos corporais.

Como clarear o cabelo com a camomila? Veja passo a passo

Como clarear o cabelo com camomila?

Existem muitas maneiras de clarear o cabelo com camomila. Muitos produtos capilares já vem com essa erva adicionada, como é o caso do shampoo de camomila.

No entanto, é muito mais comum que o clareamento seja feito a partir de receitinhas caseiras. Abordaremos neste tópico as principais receitas utilizadas.

Camomila e leite

A receitinha é a seguinte, dissolva 3 sachês de camomila em 1 copo de leite quente. Deixe a mistura esfriar e molhe as mechas do seu cabelo com ela. Para facilitar, você pode usar um borrifador.

Deixe seu cabelo secar ao sol, e lave com shampoo e condicionador. Repita até atingir o resultado desejado.

Camomila e canela

A mistura de camomila e canela promete um clareamento mais intenso. E é preparada da seguinte forma:

  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • ½ xícara de folhas de camomila
  • Condicionador

Misture esses ingredientes até que eles formem uma pasta uniforme. Divida seu cabelo em mechas, e espalhe a pasta no sentido da raiz para as pontas. Cubra o cabelo com uma touca plástica para potencializar os resultados. Deixe agir por no mínimo duas horas e lave bem shampoo e condicionador.

Camomila e limão

A junção das propriedades da camomila e limão promete um clareamento natural, intenso e que ainda vai deixar seus fios hidratados e brilhantes. Para isso você vai precisar de:

  • 1 copo de água quente
  • 2 ou 3 sachês de camomila – Que deverão ser dissolvidos na água quente
  • 1 limão – Espremido no chá
  • 1 colher de chá de mel – Que deve ser adicionada por último à mistura.

Mexa bem até que a mistura se torne homogênea e, após, divida seu cabelo em mechas e aplique-a da raiz até as pontas. Deixe seu cabelo secar ao sol. Lave com shampoo e condicionador e repita até atingir o resultado almejado.

Chá de camomila

Por fim, a receita mais comum para clarear o cabelo com camomila, e que possui resultados comprovados, é fazer o uso exclusivo do chá de camomila. Para isso você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de chá de flores de camomila (ou 2 à 3 sachês)
  • ½ litro de água fervendo.

Passo a passo para clarear o cabelo com chá de camomila de forma natural e saudável:

  • Passo 1: Divida seu cabelo em mechas e umedeça os fios com o chá. Deixe agir por 20 à 30 minutos
  • Passo 2: Se for possível, exponha seu cabelo umedecido com camomila ao sol. Até que ele seque completamente.
  • Passo 3: Passado o tempo, lave seus cabelos como de costume
  • Passo 4: É recomendado que você faça uma hidratação, e invista em um cronograma capilar.

É importante frisar que, se você aliar a utilização do shampoo de camomila, ou de shampoos e condicionadores específicos para loiras, à sua rotina de cuidado capilar, o resultado do clareamento será muito melhor.

Dê preferência para produtos que possuem clareadores naturais em sua fórmula, e repita sua receitinha de clareamento natural pelo menos duas vezes por semana. Até estar satisfeita.

Além de tudo, ao seguir esse passo a passo, o chá de camomila irá reduzir a oleosidade do seu couro cabeludo e deixar seus fios brilhando. Então, se jogue nessa receitinha e conquiste um look naturalmente iluminado para o verão.

Add comment