Madeixa
Colágeno para o cabelo

Colágeno para o cabelo: para que serve e como usar?

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

O colágeno é extremamente importante para a saúde não apenas dos cabelos, mas também de todo o corpo. Ele representa 30% das proteínas presentes em nosso organismo, e por isso, é responsável por dar firmeza para a pele e regenerar os cabelos.

Porém, conforme vamos envelhecendo, o colágeno começa a ser produzido em menor quantidade no corpo. Por isso, devemos arranjar meios externos para obter esse nutriente tão importante para a beleza. Não há nada melhor para a aparência do que procurar formas de obter colágeno para o cabelo.

Neste artigo, vamos te explicar mais profundamente o que é o colágeno, como usá-lo e principalmente, quais são os benefícios do colágeno para o cabelo.

Benefícios do colágeno para o cabelo

Colágeno para o cabelo

O colágeno é muito rico em nutrientes importantes para a massa capilar: arginina, glicina, prolina e aminoácidos essenciais. Todos esses elementos juntos promovem não apenas elasticidade e maciez, mas também deixam o cabelo mais jovem, brilhante e resistente.

Ele também é extremamente recomendado para pessoas que sofrem de queda de cabelo, já que todos esses nutrientes se juntarão à uma substância chamada “elastina” e ajudarão a nutrir o cabelo profundamente e dar mais força, diminuindo a queda e fazendo ele crescer mais rápido e saudável.

Você pode usar o colágeno para o cabelo principalmente na fase de reconstrução do cronograma capilar, quando o processo de cuidado tende a ser mais profundo e ir diretamente na raiz dos fios. A reconstrução capilar não deve ser deixada de lado de forma alguma, pois é ela que repõe a massa do cabelo e restaura os fios quebradiços.

Além disso, caso você tenha um cabelo quimicamente tratado, alisado ou tingido, o colágeno irá se juntar à queratina (outra proteína presente na massa do cabelo) e promover uma reconstrução das fibras e das cutículas do cabelo, além de proteger de elementos nocivos externos, como a poluição, o sol, o cloro e o sal.

É interessante que depois da fase de hidratação do cronograma capilar você faça a etapa de reconstrução, já que o colágeno irá ajudar a criar uma película em volta dos fios e, com isso, a hidratação irá durar mais tempo no cabelo.

Provavelmente, depois de ler tanto sobre essa proteína milagrosa, você esteja interessada em saber sobre ela de forma um pouco mais aprofundada. Portanto, leia a seguir o que é o colágeno biologicamente falando!

O que é colágeno?

Colágeno para o cabelo

O colágeno é uma proteína que está presente em praticamente todas as partes do nosso corpo. Existem cerca de 10 tipos de colágeno em nosso organismo e ele é produzido principalmente se a pessoa consome bastante vitamina C.

Ele tem a função principal de criar maior resistência na pele, aumentar a massa capilar e deixar as unhas e fios do cabelo mais saudáveis. Portanto, nós realmente recomendamos que você arranje uma fonte de colágeno para o cabelo.

É importante lembrarmos também que a produção dessa proteína vai diminuindo ao longo dos anos. Essa redução começa a ocorrer após os 30 anos, quando é necessário que haja uma reposição constante para que o corpo não sinta os efeitos da falta de colágeno.

Um bom exemplo de colágeno é a gelatina, conhecida também como colágeno hidrolisado, que é uma fonte fácil e barata dessa proteína e pode (deve) ser utilizada nos cabelos tanto para a fase de hidratação quanto para a de reconstrução.

Recomenda-se que ele seja utilizado duas vezes ao mês no cabelo. Dessa forma, você não terá um efeito rebote e seu cabelo ficará leve, brilhante e cada vez mais hidratado e encorpado! Essa é a solução perfeita para as pontas duplas e cutículas abertas.

Como usar?

Colágeno para o cabelo

Como já dissemos anteriormente, em algum momento da sua vida, você precisará arranjar colágeno de fontes externas, pois seu corpo diminuirá a produção. Porém, muitas pessoas não sabem como usar o colágeno para o cabelo e como comprar.

Vamos ver agora como usar o colágeno da forma correta nos cabelos para que você não provoque um efeito rebote ou apenas para que você não gaste dinheiro à toa sem que obtenha resultados.

Anote essa receita de como usar o colágeno:

  • 2 colheres (de sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência;
  • Meio pacote de gelatina incolor ou 1 colher de sobremesa de colágeno hidrolisado;
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco.

Obs: A gelatina com sabor também pode ser utilizada, mas apenas se você não for loira. Caso contrário, seu cabelo poderá manchar e o resultado com certeza não será satisfatório.

Esses ingredientes são super simples! Caso você não tenha em casa o óleo de coco, pode substituir também por azeite extravirgem. Agora vamos ao passo a passo:

  • Derreta a gelatina incolor em um pouco de água morna;
  • Adicione o óleo de coco e misture bem;
  • Adicione a essa mistura a máscara de hidratação e reserve;
  • Lave o cabelo com shampoo sem sal e/ou antirresíduos para abrir bem as cutículas do cabelo;
  • Seque levemente com a toalha para tirar o excesso de água, facilitando a absorção da receita;
  • Aplique a mistura no cabelo e deixe agir por 20 minutos;
  • Enxágue o cabelo com água de morna para fria;
  • Aplique o condicionador que você geralmente usa.

Essa receita é recomendada para todos os tipos de cabelo. Ela é ainda mais benéfica para as cacheadas, já que dará maior definição ao cabelo sem agredir os fios e selando as cutículas!

Existem outras formas de usar colágeno para o cabelo, mas essa é a mais simples e acessível que encontramos. Com certeza, todas poderão fazer sem maiores problemas.

Agora que você já tem todas essas informações em mãos, considere usar colágeno para o cabelo entre duas e quatro vezes ao mês. Dessa forma, até mesmo agora no verão, o seu cabelo estará protegido, a hidratação irá durar mais tempo e você terá cabelos com uma aparência hidratada e jovem.

Importante: Lembre-se que você sempre pode potencializar a ação do colágeno utilizando queratina líquida. Porém, ela deve ser utilizada apenas duas vezes por mês, pois é muito forte e, quando utilizada em excesso, causa a quebra dos frios e abre as cutículas.

Espero que essas dicas tenham te ajudado! Até a próxima!

Deixe seu comentário!