Madeixa

8 coisas que você nunca deve fazer com o seu cabelo

Imagine ter cabelos sempre belos e saudáveis, realmente viria bem a calhar, não é mesmo? Mas, para isto, é preciso ter um conhecimento amplo das 8 coisas que você jamais deve fazer com seu cabelo.

Todas nós mulheres adoramos estar sempre com os cabelos fortes, bonitos e saudáveis. No entanto, seja por desinformação ou mau hábito, podemos estar contribuindo sem querer para a degradação dos nossos próprios fios de cabelos.

No guia de hoje, vamos listar as coisas que você jamais deve fazer em seu cabelo. Estas coisas são prejudiciais e danificam os seus fios, mas talvez você esteja fazendo algum item desta lista sem saber que isso é uma prática prejudicial.

Venha comigo entender de fato o que está havendo de errado nos cuidados do seu cabelo. E pare de uma vez por todas com os erros da lista e adote um cabelo mais bonito e vigoroso. Para isso, é só continuar sua leitura…

1 – Arrancar as pontas duplas

Ao ver as bifurcações nas pontas dos cabelos, nós mulheres acabamos por tomar o hábito de arrancá-las, não é mesmo? No entanto este hábito, é completamente prejudicial.

De acordo com especialistas, ao remover uma das pontas duplas, você não resolve o problema. Na realidade, gera outro problema. Este outro problema é a ruptura das fibras dos fios de cabelo, que tornam as pontas ainda mais desiguais e bastante danificadas, dando uma péssima aparência para as pontas dos cabelos.



Então, daqui para a frente, nada de ficar arrancando as pontas duplas no seu tempo ocioso. Evite este hábito para não danificar ainda mais as fibras capilares.

2 – Usar acessórios quentes no cabelo molhado

Como todas nós já sabemos, o uso da chapinha e do babyliss remove grande parte da hidratação dos cabelos. Para superar isso, algumas mulheres caem no erra de aplicar meios mecânicos térmicos nos cabelos molhados.

Muito pelo contrário, ao invés de ajudar na questão da hidratação, este excesso de umidade torna o meio térmico mecânico ainda mais quente do que realmente deveria.

Com isso, os danos à fibra capilar são muito maiores e irreversíveis. Portanto, jamais use a chapinha ou babyliss com os cabelos molhados ou úmidos. Sempre os seque primeiro.

3 – Usar toalhas na cabeça após o banho

Ao manter os cabelos enrolados com uma toalha, pode-se abrir as cutículas dos fios de cabelo. Essa abertura das cutículas causa aumento do volume do cabelo e, ainda, cria as famigeradas frizz.

Este é um hábito bastante comum entre as mulheres, principalmente quando o tempo está corrido. Portanto, não é uma alternativa viável, já que além das frizz, pode também fragilizar os fios, fazendo com que se partam com maior facilidade no momento de pentear.

Se você é do tipo que gosta ou precisa de algo na cabeça depois do banho, temos uma dica importante. Opte por uma camisa ou camiseta de algodão para enrolar na cabeça após o seu banho.

4 – Usar qualquer tesoura

Nem sempre podemos recorrer aos salões de beleza para cortarem nossos cabelos, seja isso por falta de tempo ou até mesmo dinheiro. Quando isso ocorre, temos que nos virar, não é mesmo?

Cortar os cabelos em casa exige, além de habilidades coerentes, ferramentas específicas. Cortar os cabelos com tesourinhas de papel ou de tecido, que não foram projetadas para corte de cabelo, pode danificar as pontas e, ainda, causar pontas duplas.

É preciso utilizar uma tesoura específica e muito bem afiada. Assim, os cortes poderão ser mais precisos e não danificarão os fios em suas partes remanescentes.

5 – Aplicar produtos spray muito próximos ao cabelo

O uso de produto aerosol está se tronando cada vez mais comum em parte do nosso dia a dia. Sem dúvidas, este tipo de produto dá aquele acabamento fino que precisamos.

No entanto, o erro não está no uso destes produtos, e sim, na forma de aplicá-los. Na maioria das embalagens deste tipo de produto, consta uma indicação de aplicação. Esta aplicação deve ser realizada de 20 cm a 30 cm de distância.

É fundamental seguir esta orientação por dois motivos. Primeiramente, o aerosol precisa de ar em sua mistura para garantir resultados melhores. Em segundo lugar, uma aplicação muito próxima pode causar acúmulo de produto nos fios e couro cabeludo, o que pode fazer o cabelo cair ou quebrar, além de exibir uma aparência pesada e suja.

6 – Exagerar no uso de shampoo a seco

Os shampoos a seco se tronaram bastante populares nos últimos anos. São excelentes em suas propostas que basicamente são: reduzir a oleosidade dos fios e couro cabeludo e dar um aspecto favorável aos fios de cabelo. Geralmente, são usados como “quebra galhos”, quando não é possível lavar os cabelos naquele dia.

De acordo com os especialistas, este tipo de produto jamais deve ser usado regularmente. O uso constante de shampoo a seco pode causar desidratação dos fios e couro cabeludo, além do acúmulo de sujeira nos fios.

Ainda de acordo com os especialistas, o shampoo a seco devo ser utilizado com frequência limitada, sendo aconselhável no máximo 2 aplicações durante a semana.

7 – Usar qualquer elástico para prender os cabelos

No dia a dia, nem sempre estamos com todos os acessórios que precisamos na mão. Isso, às vezes, nos leva a usar qualquer tipo de elástico para prender os cabelos. Os elásticos mais comuns utilizados são os de prender dinheiro e, também, aqueles com tirinhas metálicas.

Estes tipos de elásticos são os principais responsáveis pela quebra dos fios de cabelo. Esta quebra, dependendo do seu cabelo, pode ser maior ou menor e até mesmo se tornar perceptível aos olhos.

Opte sempre por elásticos específicos para cabelos e, de preferência, sem aquelas faixas metálicas. Caso esteja sem grana, também é possível utilizar os elásticos das suas meias-calças velhas e são super indicados pelos cabeleireiros.

8 – Esticar demais o cabelo ao prendê-lo

Prender os cabelos é apenas uma forma de mantê-los no lugar. Exagerar na hora de puxar e acabar esticando demais não é nada favorável. Além causar dores de cabeça, também pode causar inflamações nos folículos capilares, causando quedas de cabelo irreversíveis.

Estas são as 8 coisas que você JAMAIS deve fazer em seu cabelo. Compartilhe com suas amigas nas redes sociais para que elas também possam evitar estes erros comuns.

Deixe seu comentário!