Madeixa
Ciclo de vida do cabelo

Ciclo de vida do cabelo: saiba como funciona o desenvolvimento dos fios

Você conhece bem as suas madeixas, mas sabe como funciona o seu ciclo de vida do cabelo através do ponto de vista científico? Venha descobrir através das três etapas sobre a vida do seu cabelo.

Os fios de cabelo podem parecer simples à primeira vista. No entanto, são muito mais complexos do que imaginamos. Eles possuem, inclusive, etapas importantíssimas em seu desenvolvimento e entender profundamente sobre o ciclo de vida do cabelo tem incontáveis bônus.

Através deste conhecimento é possível entender melhor do que o cabelo precisa e, assim, fornecer condições adequadas para levá-lo aos seus objetivos. O papel da ciência na descoberta e análise destas etapas é fundamental, pois foi através destas descobertas que, atualmente, tantos tratamentos, produtos, cremes e shampoos têm funcionalidades tão marcantes.

A queda de cabelo é uma das maiores preocupações quando o assunto são os cabelos. O ciclo de vida do cabelo traz novas explicações sobre a queda de cabelo. As taxas de crescimento também explicam o tempo necessário para ganhar cada centímetro.

Portanto, é possível extrair muita informação que pode ser amplamente utilizada em benefício próprio através do ciclo de vida do cabelo. Quer entender o assunto de forma ainda mais ampla e conhecer todos os benefícios que as etapas do cabelo têm a revelar? Então, venha comigo e continue lendo!



O cabelo e sua complexidade

Ciclo de vida do cabelo

Quando pensamos em cabelo, a primeira imagem que surge na mente são apenas fios afixados de alguma forma no couro cabeludo. Entretanto, em uma análise mais profunda, a situação se torna muito mais complexa.



Os fios de cabelo não estão apenas fixados no couro cabelo, mas, na verdade, possuem um processo complicado e intrínseco que leva ao crescimento do fio até sua fase final de morte e queda.

Desta forma, os fios de cabelo passam por um processo completo de preparação para o nascimento, crescimento e morte. Sim, o cabelo também morre e cai! O estágio final do cabelo, como veremos de forma detalhada na etapa correspondente, é a morte e queda do fio.

Este fato explica a queda natural de cabelos e, ainda, existem valores específicos da taxa natural de queda. Em cada fase do crescimento, os cientistas puderam perceber etapas de desenvolvimento. Em cada etapa de desenvolvimento, o fio tem necessidades diferentes.

Um bom exemplo é durante o crescimento, onde o cabelo precisa de mais queratina, proteínas e aminoácidos para um melhor crescimento. Na fase de queda, é possível retardar esta perda através de produtos específicos. Tudo isso se dá ao entendimento do ciclo de vida do cabelo.

As 3 etapas do ciclo de vida do cabelo

Etapa 1: Anágena (Crescimento)

A primeira etapa do ciclo de vida do cabelo é a Anágena ou crescimento. Aqui, os fios nascem dos folículos pilosos de forma individual, vindos da extremidade inferior. Tudo isso ocorre devido à regeneração e maior produção de fibra capilar. Com este maior estímulo nos folículos pilosos, inicia-se o crescimento de cada um dos fios.

Como o crescimento é individualizado, pode-se dizer que cada fio tem sua vida própria e é completamente independente. Dessa forma, cada fio depende da sua hidratação externa como individual.

A fase Anágena é caracterizada pela sua duração que varia entre 3 e 6 anos. Durante toda esta etapa, nosso cabelo possui de 80% a 90% de todos os seus fios, com uma quantidade aproximada de 100 mil fios de cabelo que, por sua vez, crescem de forma individual aproximadamente 1,25cm por mês.

Etapa 2: Catágena (Repouso)

Esta é uma fase peculiar do ciclo de vida do cabelo. Isso porque os fios simplesmente se desprendem da extremidade inferior dos folículos pilosos. Com isso, os fios vão para a superfície do couro cabelo, onde passam a permanecer em repouso.

Esse desprendimento ocorre porque há cessação na produção de fibra capilar que, outrora, fora imprescindível ao seu crescimento. Com essa ruptura, o fio não possui mais sua rede nutricional interna, ou seja, entra em estado de Catágena ou simplesmente repouso.

Esta etapa do ciclo de vida do cabelo dura entre 3 e 4 semanas. Logo após isso, o fio entra na sua etapa final, que basicamente consiste em morte e queda.

Etapa 3: Telógena

A etapa 3 é a última no ciclo de vida do cabelo. Isso porque, aqui, o fio segue seu curso final, que é a queda. Logo após se soltar da extremidade inferior do folículo piloso e ir para a parte superior do couro cabeludo, sua nutrição foi completamente cortada.

Sem nutrição, este fio está completamente condenado. Aos poucos, vai se tornando cada vez mais fraco e passa a se soltar durante escovações do cabelo, banhos ou até mesmo ao encostar a cabeça em algo.

Os novos fios na etapa Catágena também obrigam os fios velhos a se desprenderem, empurrando-os de dentro para fora. Os fios podem levar até 3 meses para caírem após a migração do fio no folículo piloso.

Determinando quando o crescimento é normal

Ciclo de vida do cabelo

Com todas as informações que temos sobre o ciclo de vida do cabelo, agora podemos determinar quando o seu crescimento é normal ou não, tudo isso com base nos padrões medianos.

Uma pessoa normal tem a taxa de crescimento de cabelos entre 1 cm e 1,25 cm por mês. Isso durante a fase de Anágena, que tem a duração média de 3 a 6 anos.

Vale também entender que, como cada folículo tem o seu próprio fio de cabelo, cada fio tem o crescimento individual. Por isso, não é possível obter crescimento uniforme em toda a cabeça.

Determinando até quando as quedas são normais

Os parâmetros de queda também podem ser determinados após analisar o ciclo de vida do cabelo. Com isso, é possível ter uma média da queda natural de cabelos diária e, assim, determinar com certa proximidade os teus próprios níveis de queda.

Na fase Telógena, que é a fase de queda, o cabelo apresenta uma perda mediana de 80 a 100 fios diariamente. Todos estes fios são substituídos ao seu tempo por novos fios, dando recomeço ao ciclo de vida do cabelo.

Agora, você tem todas as informações sobre o ciclo de vida do cabelo e seus benefícios. Mostre para suas amigas compartilhando este artigo em suas redes sociais e ajude-as a determinar se está tendo ou não queda de cabelos fora do normal.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!