madeixa.com.br
Chás para cabelo

Chás para cabelo: conheça os melhores para tratar os fios

Cuidar dos fios é algo que faz parte da rotina da maioria das mulheres, mesmo aquelas que não têm tanta vaidade e, mesmo assim, precisam lavar e secar os cabelos várias vezes na semana. Por isso, diversos métodos de tratamento são criados para satisfazer as necessidades daquelas mulheres que veem no cabelo uma fonte de vaidade.

Porém, a maioria dos métodos de tratamento acaba não sendo benéfica para o cabelo a longo prazo. Isso porque os produtos são cheios de componentes químicos e outros aditivos que acabam destruindo a fibra capilar e fragilizando os fios. Logo, o uso de chás para cabelo começou a crescer muito, principalmente no Brasil, onde os tratamentos com produtos naturais estão ganhando cada vez mais visibilidade.



Erros cabelo

Portanto, no artigo de hoje, nós vamos te mostrar alguns chás para cabelo naturais e explicar bem quais são seus benefícios para os fios e como eles devem ser utilizados. Continue lendo para ter madeixas maravilhosas sem precisar gastar com produtos químicos!

Veja também: Hidratação caseira para cabelo: veja dicas + 28 receitas baratas e fáceis

O uso dos chás para cabelo

Chás para cabelo

Se algum dia você achou que os chás serviam apenas para nosso consumo, estava muito enganada! A verdade é que o uso de chás para cabelo é milenar e pode ser considerado uma tradição indígena que nós herdamos. Logo, faz parte da cultura brasileira utilizar ingredientes naturais como cosméticos.

Os chás são tão eficazes que eles acabam tendo efeitos diferentes de acordo com qual ingrediente é utilizado. Por isso, agora vamos dividir os chás em suas funcionalidades e, assim, você saberá qual é o melhor chá para sua necessidade.

Geralmente, as funcionalidades que os chás para cabelo apresentam são: fazer o cabelo crescer, efeito antiqueda, combate à caspa, controle de oleosidade, clarear os fios e escurecer os fios. Quem diria que uma bebida aparentemente tão indefesa poderia fazer tudo isso?!

Chás para o cabelo crescer

Com certeza, toda mulher vaidosa já pesquisou “como fazer o cabelo crescer rápido” no Google. Felizmente, hoje temos a resposta: joga chá nas suas madeixas! Os fios longos são um sonho nacional e as mulheres gastam muito com produtos que prometem crescer o cabelo, mas você será diferente, porque agora iremos te passar dois chás que são excelentes para fazer o cabelo crescer!

Chá de jaborandi

O chá de jaborandi é muito utilizado para fazer os fios crescerem e para a prevenção da queda de cabelo. Para fazer esse chá, basta adicionar 3 colheres de sopa de jaborandi (folhas) para cada 1 litro de água. Essa mistura pode ser passada no cabelo ou ingerida.

Obs: por ser um chá forte, recomendamos que você fale com seu médico primeiro, já que ele pode dar algumas reações em algumas pessoas.

Chá de alecrim

O chá de alecrim é um pouco mais leve do que o de jaborandi, mas isso não significa que ele não possui efeitos tão bons quanto. O alecrim possui efeito cicatrizante no cabelo, o que é excelente contra fungos e ajuda a fazer o cabelo crescer. Para fazer esse chá, basta adicionar 2 colheres de sopa de alecrim para 2 xícaras de água. Ele pode ser utilizado antes ou depois da lavagem.

Chá para evitar queda de cabelo

Chás para cabelo

A queda de cabelo pode ser um incômodo muito grande com o passar do tempo. Por isso, é normal que as pessoas procurem soluções rápidas que costumam ser cheias de aditivos químicos nocivos para os fios. Porém, vamos ver agora um chá excelente para evitar a queda de cabelo!

Chá de bétula

O chá de bétula pode não ser tão conhecido ainda, mas a verdade é que ele é excelente para evitar e combater a queda de cabelo, além de fazer com que os fios cresçam mais saudáveis e fortes. Para fazer, basta adicionar 1 colher de sopa de bétula em 3 xícaras de água. Após a fervura, você deve massagear o chá no couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea.

Veja também: Descubra quais são os melhores cremes para queda de cabelo

Chá para combater a caspa

As caspas nada mais são do que descamações causadas no couro cabeludo, por conta do excesso de oleosidade ou ressecamento (dois fenômenos contrários que possuem o mesmo efeito). Atualmente existem diversos shampoos e tratamentos que prometem acabar com a caspa, mas nada melhor do que um bom chá para potencializar seus resultados!

Chá de manjericão

Com certeza, você pode estar estranhando o chá de manjericão. Isso é porque ele, provavelmente, ainda não é muito conhecido. Porém, seus resultados nos fios são excelentes quando o assunto é controle de caspa. Para fazer, você precisa apenas de 1 colher de sopa de folhas de manjericão e 3 xícaras de água. Depois, basta ferver e aplicar nos fios!

Chá para clarear os fios

Chás para cabelo

Quem nunca quis dar uma clareada sutil no cabelo de forma natural, sem precisar passar por processos de descoloração ou utilizar tintas? É para isso que existe o chá para clarear os fios, provavelmente você já até sabe qual é o chá, já que ele é muito famoso para esse fim.

Chá de camomila

Além de ser um excelente calmante natural, o chá de camomila pode dar lindos reflexos loiros para as suas madeixas ao ser utilizado com frequência. Basta fazer um chá com 1 colher de sopa de camomila e 3 xícaras de água. Ele pode ser utilizado depois do banho como último enxágue. Lembre-se que quanto mais você utilizar, mais claros seus fios ficarão.

Veja também: Como clarear o cabelo com canela: veja 3 melhores receitas caseiras

Chá para escurecer os fios

Ao mesmo tempo, muitas mulheres têm vontade de escurecer o cabelo de forma natural, sem coloração ou outros processos mais danosos. Para isso, também temos um chá excelente!

Chá de henna

Um dos melhores chás para cabelo, o chá de henna é excelente para escurecer os fios. Por isso, basta pegar 2 colheres de sopa da erva e 3 xícaras de água. Após a fervura, coloque tudo em um borrifador e utilize nos fios como último enxágue. Lembre-se que quanto mais você utilizar, mais seus fios irão escurecer com o tempo!

Você já conhecia todos esses chás para cabelo e seus efeitos nos fios? Com certeza, esse guia completo irá te ajudar muito. Basta escolher o chá que se encaixa melhor às suas necessidades e mãos na massa!

Add comment