Madeixa
Cabelos ruivos

Cabelos ruivos: como atingir o tom desejado e dicas de cuidados

Existem cabelos acobreados, vermelhos e dourados para todos gostos e de várias nuances. Antes de aderir à essa tendência que veio para ficar, se inspire nas fotos e saiba tudo sobre como cuidar e manter os cabelos ruivos.

Tons de cabelos ruivos: do dourado ao vermelho

Cabelos ruivos são uma raridade. Cerca de somente 2% da população mundial é dona de madeixas acobreadas. Os cabelos ruivos, por muito tempo, estiveram associados às bruxas, época um tanto perigosa para mulheres, em especial ruivas.

Hoje em dia, a ruivice tem sido cada vez mais pedida nos salões de beleza. O melhor disso tudo é que existem tons de cabelos ruivos de diferentes nuances e para todos os gostos. O que não faltam são inspirações de cabeleiras ruivas, principalmente no mundo das famosas: nomes como Marina Ruy Barbosa e Gabriela Petry são algumas das donas de madeixas acobreadas que mais servem de inspiração na hora de fazer uma mudança na coloração dos fios.

Ou, então, quem não se lembra de Kate Winslet como “Rose” no filme Titanic? Uma grande referência ruiva para muitas mulheres que são amantes da cor. Entretanto, tanto para as ruivas naturais quanto para quem optou por se tornar ruiva, essa coloração de cabelos exige certos cuidados para a sua manutenção e beleza.



A seguir, vamos ensinar tudo sobre cabelos ruivos, como atingir o tom desejado e dicas de manutenção e produtos. Confira!

O cabelo ruivo possui diversas nuances e tonalidades possíveis de serem alcançadas, tais como:

  • Ruivo acobreado
  • Ruivo dourado
  • Ruivo avermelhado
  • Strawberry Blonde
  • Ruivo Rose
  • Ruivo doce de leite
  • Cobre intenso
  • Marrom quente

Quando falamos em tinturas permanentes, não faltam opções para cabelos ruivos. Marcas como a Beautycolor, por exemplo, têm se especializado cada vez mais em proporcionar o maior número de nuances em cabelos ruivos. Temos também: Igora, Alfaparf, Amend, Yellow, Keune, Salon Line, Majirel Color Perfect, Yama e até mesmo colorações sem amônia que prometem nuances ruivas aos fios, como é o caso da Casting Creme Gloss, L’Oréal Paris.



Antes de escolher o tom ideal de ruivo para você, se inspire nas fotos a seguir e saiba um pouco mais sobre cada nuance de cabelos ruivos:

Ruivo acobreado

Cabelos ruivos

O ruivo acobreado é o tradicional cabelo “laranjinha”. As tinturas que podem alcançar essa tonalidade de cabelos possuem pigmento cobre, que corresponde ao final 0.4 nas colorações. Tinturas com numeração: 7.4, 8.4e 9.4 e 9.4 são as que mais se aproximam do tão amado tom laranjinha.

Essa nuance de cabelos ruivos pede mais manutenção da cor e o recomendado é aderir ao uso de um bom tonalizante sem amônia para tonalizar o cabelos uma vez por semana.

Ruivo dourado

Os cabelos ruivos dourados dão mais suavidade no visual. As tinturas de numeração 7.34 e 8.34, que compreendem ao loiro médio dourado acobreado e ao loiro claro ourado acobreado, conferem uma nuance mais sutil, puxada para o dourado, que é representado nas numerações das tinturas com o final 0.3.

Inclusive, o ruivo dourado se assemelha muito aos cabelos da atriz Marina Ruy Barbosa e é uma das tonalidades mais pedidas nos salões brasileiros.

Cobre intenso

Cabelos ruivos

O ruivo intenso é uma nuance mais profunda e fechada. O cobre intenso fica entre o acobreado e o avermelhado e pode ser alcançado com colorações de numeração 6.46. 7.44. Esse tom de madeixas ruivos consiste em um cobre bem profundo, quase puxando para tons avermelhados.

A nuance cobre intenso exige uma manutenção menos constante. Entretanto, indicamos que o ideal é tonalizar os fios uma vez a cada 15 dias.

Strawberry Blonde

Um dos tons mais difíceis de serem alcançados no mundo da ruivice, essa cor consiste em um ruivo quase loiro, o verdadeiro meio termo entre os dois tons. Colorações de numeração 9. 43 correspondem bem ao que seria essa nuance tão desejada de cabelos ruivos.

O tom Strawberry Blonde é um tanto quanto difícil de ser mantido: a tonalização para essa nuance é fundamental e deve ser feita semanalmente. Além disso, por ser uma coloração muito clara, os cabelos Strawberry Blonde tendem ao ressecamento e merecem cuidados diários com leave-in, protetores térmicos e produtos indicados para cabelos quimicamente coloridos.

Ruivo doce de leite

Batizado com o nome ruivo doce de leite pela blogueira Gleice Duarte, essa tonalidade de cabelos se define como uma nuance de ruivo bem puxado para o tom natural das madeixas acobreadas, sutil e mais puxado para o dourado e acinzentado do que para o acobreado.

Para alcançar a tonalidade, é indicado misturar colorações como 6.1 + 7.34 ou 6.41 + 7.43, para atingir uma nuance única de ruivo.

Castanho acobreado/Marrom quente

Cabelos ruivos

Essa nuance de madeixas ruivas é a ideal para quem busca um tom que não exija tanta manutenção e, ainda, não quer largar mão das cores mais profundas. O marrom quente fica entre o castanho e o ruivo. As numerações de tinturas mais recomendadas são: 5.47, 5.44 e 5.46.

Ruivo vermelho

Cabelos vermelhos são um tanto cheios de personalidade e vívidos. Essa coloração pode ser alcançada com tinturas de numeração 6.66, 7.66, 8.66. O pigmento vermelho desbota com muita facilidade dos fios. Portanto, para essa nuance de cabelos, também é indicado tonalização semanal, além de cuidados com o calor excessivo, e uso de produtos adequados para cabelos quimicamente tratados.

Tonalizantes para cabelos ruivos

A indústria de cosméticos e beleza tem investido cada vez mais no setor de cabelos ruivos, já que o tom se tornou uma febre entre as mulheres e vem sendo cada vez mais pedido e copiado. Uma etapa de cuidado que faz toda a diferença para as ruivas é a tonalização dos fios, que devolve o brilho e a intensidade da cor sem que se precise retocar a tintura todo mês.

O ideal é que só a raiz seja retocada e o comprimento tonalizado. Conheça a seguir algumas das melhores marcas de tonalizantes para cabelos ruivos:

  • Garota Veneno – Lola Cosmetics
  • VerMelho – Lola Cosmetics
  • Cobre Effect – Amend
  • Kamaleão Colors – Raposinha
  • Kamaleão Colors – Flamingo
  • C. Kamura – Cobre
  • C. Kamura – Conhaque

Modo de usar:

  • O produto pode ser diluído ou não em creme branco;
  • Aplique nas mechas, massageando cada uma delas;
  • Deixe agir por cerca de 30 minutos;
  • Retire o produto e finalize os cabelos como de costume;
  • Repita o processo semanalmente, ou em alguns casos, quinzenalmente.

Cabelos ruivos, com essa cor tão encantadora e misteriosa, têm feito a cabeça de muitas mulheres e já se tornaram uma tendência. Para aderir, se certifique de estar com os cabelos em tom uniforme, para não manchar os fios e, se preferir, confie no trabalho de um bom profissional para ter um ótimo resultado!

Deixe seu comentário!