Madeixa
Cabelos pretos

Cabelos pretos: veja dicas de como cuidar, colorações e tonalizantes

As madeixas escuras são preferências entre muitas mulheres que não querem abrir mão de cabelos pretos brilhosos, com todo seu charme e mistério que conferem ao visual. Saiba tudo sobre como manter os cabelos pretos lindos e bem cuidados.

O incrível brilho dos cabelos pretos

Os cabelos pretos podem refletir mais luminosidade do que qualquer outra cor. Este efeito é chamado de “brilho espelhado” e é uma das razões pelos quais as madeixas pretas são uma das cores mais desejadas de cabelos pelas mulheres brasileiras.

O efeito brilhoso dos cabelos pretos confere um aspecto mais hidratado e bem cuidado ao cabelo. Por isso, a dica para quem quer ter cabelos escuros é investir em banhos de brilho, tonalizações e hidratações potentes.

Veja também:



Apesar de desbotar menos que qualquer outra coloração, os cabelos pretos tingidos podem se tornar opacos se não forem devidamente tratados com hidratações frequentes. A exposição exagerada ao sol ou calor excessivo de chapinhas e secadores também pode proporcionar aos fios indesejáveis reflexos avermelhados, típicos do desbotamento da cor. Por isso, capriche na hora de cuidar das madeixas pretas!

São muitas as colorações permanentes e semipermanentes que podem alcançar a cor preta. Diferente do que se possa pensar, os cabelos pretos não possuem uma única nuance. Existem cabelos pretos acinzentados e perolados.

As tintas correspondentes aos cabelos pretos acinzentados terminam com numeração 0.1, enquanto as dos cabelos pretos perolados finalizam com numeração 0 nas colorações tinturas. O ideal é combinar cada uma delas com seu tom de pele. Para peles mais frias, o preto azulado cai super bem. Já para peles quentes e negras, o preto natural ou perolado fica incrível.



Cabelos pretos azulados: como atingir o tom

Cabelos pretos

Uma nuance de cabelos muito pedidas nos salões de beleza e querida pelas mulheres é o cabelo preto azulado. O tom pode ser alcançado conjunturas de numeração tal, não desbota com facilidade e pode ser mantido de forma muito fácil.

Os cabelos pretos azulados possui um aspecto puxado para o azul, principalmente em seu reflexo ao sol. Seu fundo cinza é o responsável por deixar a cor mais fria e intensa, além de evitar que a cor desbote para o vermelho, como acontece com alguns tons de cabelos pretos tingidos.

Na hora de comprar o produto, busque pela numeração que possua 1 no final, como, por exemplo, 1.11 ou 2.1, que indicam que seu reflexo é acinzentado. Para quem possui cabelos brancos ou grisalhos, o processo é um pouco diferente: é preciso misturar a tinta com colorações terminadas em zero, como o 2.0, que corresponde a cor preto natural.

Basta manter a saúde dos fios com cuidados diários e hidratações semanais. Inclusive, a dificuldade de desbotamento do da coloração preta nos cabelos é um dos pontos positivos dessa escolha de coloração capilar. Por isso, para quem não tem não está pronta para uma mudança tão radical e permanente, cabelos pretos podem não ser a melhor opção.

Cabelos pretos perolados: veja como ter um

Cabelos pretos

O cabelo preto perolado é uma cor profunda e pura, sem reflexos azulados ou avermelhados. As colorações que alcançam o tom perolado possuem 8 no final, como é a caso da tintura Immedia Excellenc 2.8 Preto Profundo, ou com o final 0, como é o caso da coloração Maxton 2.0 Preto Natural.

Cabelos pretos com luzes

Engana-se quem pensa que quem quer adotar cabelos pretos não poderá variar no estilo e nuance das madeixas. Cabelos pretos com luzes têm se tornado cada vez mais comuns e desejados, já que a técnica pode suavizar um pouco o visual pesado que os cabelos pretos podem proporcionar à algumas pessoas.

As luzes em cabelos pretos devem ser feitas por um profissional, que deve analisar até que ponto os fios podem ser descoloridos, já que o processo de descoloração em cabelos muito escuros não costuma ser um procedimento fácil. O indicado é que as luzes em cabelos pretos sejam feitas do meio do cabelo para as pontas, e de forma muito suave, em tons mais quentes como o caramelo, mel ou acobreado.

Celebridades como Penélope Cruz e Rihanna já apareceram com as madeixas pretas com luzes e mostraram que a técnica pode e deve ser aderida pelas morenas!

Veja também:

Confira os melhores matizadores e tonalizantes para cabelos pretos

Para quem tem cabelos pretos cacheados, o indicado é optar por tonalizantes, ao invés de tinturas permanentes. Isso porque os cabelos cacheados e crespos tendem ao maior ressecamento e precisam de maior retenção de água dentro da fibra capilar.

Colorações permanentes, por conta da amônia, podem causar maior e ressecamento aos fios. Inclusive, a Maxton desenvolveu uma linha de colorações escuras especialmente feitas para cacheadas: a linha Maxton Free Cacheadas.

Existem opções de tonalizantes que podem te proporcionar uma coloração escura e intensa, sem danificar os seus cachinhos. Bons exemplos disso são as tinturas:

  • Natucor
  • Casting Creme Gloss, da L’Oréal Paris
  • Koleston
  • Soft Color
  • Aquaflora
  • Brilho & Ton
  • Tonalizante Haskell
  • Maxton Free Cacheadas

Máscaras de tratamento tonalizantes para cabelos pretos

Cabelos pretos

Existem também as máscaras tonalizantes para cabelos pretos, que prometem tratar e matizar as madeixas, tais como:

  • Drama da Noite – Lola Cosmetics
  • Matizador Secrets – Professional Platinum
  • Black Illuminated Realce da Cor – Amend
  • Banho de Petróleo Tonalizante – Oceanhair
  • Skafe Black – Keramax Colors
  • Xplode Preto Blackout – BeautyColor
  • Banho de Brilho Preto – Supéria Color
  • Viúva Negra – Kamaleao Colors

Basta aplicar o produto puro ou diluído em uma pequena medida de creme branco e aplicar nas madeixas, assim como em uma hidratação: mecha por mecha, massageando os cabelos. Deixe agir por até 30 minutos e enxague os cabelos como de costume.

Umectação para cabelos pretos

Uma boa dica para manter a beleza dos cabelos pretos é investir em boas umectações. A umectação é uma etapa do processo de nutrição do cabelo, que consiste em utilizar óleos 100% vegetais diretamente nos fios, e deixá-los agir por algumas horas.

Dessa forma, as cutículas capilares irão receber as propriedades e extratos naturais do óleo, tornando os fios mais reparados e brilhantes. A seguir, confira o passo a passo de como fazer umectação capilar com óleo de coco. Lembrando que a umectação pode ser feita tanto com o óleo de coco como com azeite extravirgem, ou qualquer óleo 100% vegetal de sua preferência: linhaça, rícino, etc.

  1. Com os cabelos secos e sujos, aplique o óleo vegetal em boa quantidade diretamente nas madeixas, da raiz até às pontas;
  2. Massageie bem, mecha por mecha, para que as propriedades nutritivas penetrem bem na fibra capilar;
  3. Deixe agir nos fios de duas à seis horas;
  4. Lave os cabelos abundantemente com água, shampoo e condicionador;
  5. Finalize como de costume.

Veja também:

Esqueça aquela má fama sem fundamento de que cabelos pretos envelhecem, o que é uma mentira! Aderir às madeixas pretas pode te deixar com um visual femme fatale e complementar ainda mais seu visual com sua personalidade.

Deixe seu comentário!