Madeixa
Cabelos mistos

Cabelos mistos: saiba como identificar e cuidar dos fios

Já pensou em uma fórmula para descobrir se você tem cabelos mistos e, melhor ainda, saber como hidratar e lavar os fios para ter os madeixas bonitas como nunca? Através deste guia, todo o conhecimento será seu.

Os cabelos mistos são diferentes em sua estrutura e, com isso, exigem cuidados diferentes. Devido a isso, é muito importante saber identificar se o seu cabelo é misto e, assim, realizar as mudanças necessárias para ter resultados ainda melhores.

Nada melhor para te ajudar nesta jornada do que um guia completo para cabelos mistos. Assim, você tem em suas mãos todas as informações necessárias para cuidar melhor e da forma correta dos seus cabelos.

Desta forma, o seu cabelo só terá a agradecer oferecendo movimento, brilho e maciez. Que vir logo conferir este material incrível? Então, continue lendo…

Saiba identificar os cabelos mistos

Cabelos mistos

Os cabelos mistos são bem simples de serem identificados. Geralmente, possuem bastante oleosidade nas raízes e as pontas se apresentam bastante secas.

Essa diferença ao longo do fio torna os tratamentos ainda mais complicados. Isso porque o efeito do produto pode ser ligeiramente diferente em regiões mais secas e em outras mais oleosas. Tudo isso faz os cabelos mistos exigirem mais cuidados e, também, darem mais trabalho.



É dessa forma que identificamos os cabelos mistos. Se você tem cabelos assim, não se preocupe, porque ainda não chegamos à melhor parte deste guia, que são as soluções, dicas e truques que vão mudar a sua vida da noite para o dia.

Os cabelos mistos, embora exijam mais cuidados, também podem oferecer resultados muito bons. O segredo aqui é saber utilizar as técnicas certas e, principalmente, o conhecimento ao seu favor.

Com isso, podemos ter em mente que este tipo de cabelo, assim como os outros, pode se tornar muito mais belo. É tudo questão de realizar o cuidado certo, e é disso que vamos falar nos próximos blocos. Então, continue a leitura aprender a cuidar dos cabelos mistos.

Como cuidar de cabelos mistos?

Fase 1: Lavar

Quando há muito oleosidade no cabelo, o ideal é lavá-lo todos os dias. Mas, quando os são cabelos mistos, a ideia é diferente. Também é preciso evitar o extremo de ficar mais de dois dias sem lavar os cabelos. Se não, há acúmulo da oleosidade no couro cabeludo, dando aspecto de cabelo sujo.

Lavar os cabelos de forma alternada, dia sim e dia não, é a melhor solução para este caso. Assim, evitam-se extremos e ressecamento dos fios gerando quebras.

A temperatura da água também é muito importante. Opte sempre que possível por água morna, nem gelada e nem muito quente, para não danificar os seus cabelos.

Fase 2: Hidratação

A hidratação é sempre muito importante para todos os tipos de cabelo. É através dela que o cabelo ganha o aspecto mais belo, macio e agradável. Combinar o shampoo e o condicionador também é uma forma de equilíbrio.

Apostar nas linhas de produtos específicos para cabelos mistos também é a melhor solução. Estes produtos contam com formulas específicas que atendem melhor a sua demanda.

Investir em hidratações profundas quinzenalmente é uma solução muito válida para as pontas ressecadas. Dessa forma, é possível manter o cabelo inteiramente hidratado e fortalecido.

Fase 3: Cuidados

Escovar cabelos ao acordar e ao dormir é uma forma de manter os fios soltos e, também, de distribuir a oleosidade ao longo do comprimento. Com isso, evita-se que os fios se enrolem e, também, que a oleosidade permaneça na raiz.

É muito importante também evitar o uso excessivo de pranchas e chapinhas. Estas são inimigas de quem tem cabelos mistos. Isso porque desencadeia os dois principais problemas que são ressecamentos e oleosidade.

Tratamentos para pontas ressecadas: umectação

Cabelos mistos

Os cabelos mistos são verdadeiros desafios. Além de muito cuidado, também é preciso criatividade. O uso de tratamentos específicos apenas para pontas ressecadas pode ser de grande utilidade neste assunto.

O mais indicado para cabelos mistos é a umectação, para reparar o problema do ressecamento das pontas. A umectação é um banho de óleo que visa fornecer às pontas ressecadas a oleosidade que precisam.

Para realizar a umectação, é muito importante escolher o óleo adequado. Apenas com o óleo adequado você obterá os resultados, que são: brilho, maciez, redução de volume e frizz.

O óleo utilizado em umectação deve ser sempre óleo vegetal puro. A aplicação deve ser localizada apenas nas pontas dos cabelos e nas pontas mais ressecadas.

Prevenção para pontas ressecadas

Os tratamentos de combate direto são sempre muito bons e produzem excelentes resultados. No entanto, ter meios de prevenção é ainda melhor. Este é o caso das prevenções, que vamos apresentar agorinha exclusivamente para você:

  • Utilização de óleos reparadores e silicone apenas nas pontas. Esta é uma maneira de manter a hidratação das pontas e, com isso, garantir que não se queimem com o sol e, também, que se tornem ressecadas;
  • Cortar as pontas a cada três meses elimina as partes mais danificadas dos fios e, também, permite que uma nova parte do cabelo assuma o lugar;
  • Hidratações capilares quinzenais;
  • Utilizar leave-in com protetor solar sempre que for se expor diretamente à luz solar;
  • Se prevenindo com estas ações, fica ainda mais fácil manter os cabelos mistos sempre bonitos e impecáveis. Além disso, também é possível utilizar cremes, shampoos e condicionares específicos para os cabelos mistos que focam nos problemas mais comuns.

Progressivas e alisamentos

Cabelos mistos

Há sempre dúvidas relacionadas aos cabelos mistos. Independente de lisos, crespos ou ondulados, os cabelos podem ser mistos. E só porque são mistos, não vão limitar os seus tratamentos, certo?

Não mesmo! Isso porque os cabelos mistos também possuem grande maleabilidade e permitem diversos tratamentos. Entre os tratamentos disponíveis estão as progressivas e alisamentos, oferecendo resultados incríveis.

As limitações do cabelo misto são mínimas ou praticamente nulas quando o assunto são os alisamentos. Os resultados são basicamente os mesmos. No entanto, o que muda são os cuidados que devem ser mais especiais, principalmente referentes às pontas ressecadas.

Enfim, com este guia de cabelos mistos, você tem tudo que precisa para manter o seu cabelo sempre belo e saudável. Compartilhe todas estas informações com suas amigas através das suas redes sociais e ajude-as a saber mais sobre cuidados de cabelos.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!