Madeixa
Cabelos com luzes

Cabelos com luzes: como aderir e cuidar dos fios iluminados

São muitas as opções para quem deseja uma mudança no visual: cortes, colorações e alisamentos são só algumas delas. Para quem busca mais suavidade e luminosidade nos fios, aderir aos cabelos com luzes pode ser uma ótima escolha.

Por outro lado, luzes são uma técnica que contam com a descoloração das madeixas e podem danificar a fibra capilar e provocar o ressecamento. A boa notícia é que elaboramos um guia sobre cabelos com luzes com dicas, como manter e cuidar dos fios mesclados! Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

Quem nunca aderiu ao visual dos cabelos com luzes pode ter a ideia equivocada de que essa técnica se aplica somente aos cabelos loiros, o que não é verdade! As luzes podem ser feitas em diferentes nuances, desde o loiro até cores “fantasia”.

Inclusive, certos tons de cabelos combinam muito bem com luzes douradas ou luzes acobreadas, principalmente quando aliadas com peles de tom quente ou bronzeadas. Existem também as luzes vermelhas, ideais para quem possui uma personalidade que combina com a vitalidade da cor e que podem combinar perfeitamente com cabelos pretos e castanhos escuros e médios.

Veja também: Luzes para morenas: veja dicas de como fazer e cuidados



Tipos de luzes nos cabelos

Cabelos com luzes

Outra vantagem das luzes acobreadas, mel ou douradas é a descoloração menos agressiva. Para atingir o tom platinado ou loiro claríssimo, geralmente os fios devem passar por um processo de decapagem muito intenso e que pode agredir a fibra capilar de forma muito profunda.



Com as luzes de nuances menos claras, isso não acontece com a mesma intensidade, já que o tempo de ação do descolorante nos fios será melhor e, consequentemente, os danos aos fios serão menores.

Tradicionalmente, as luzes nos cabelos costumam ser feitas na touca ou com uso de papeis laminados aliados à técnica de eriçar os fios, para que se evite marcações e manchas. Mas não há somente uma forma de aplicar a técnica de luzes nos cabelos. Existem também procedimentos como as luzes invertidas, balayage e babyligths.

Veja também: Como fazer mechas babyligths em morenas, loiras e ruivas: o efeito natural perfeito

Luzes invertidas

Luzes para escurecer os cabelos? Parece contraditório, mas não é! As luzes invertidas consistem em um procedimento de escurecimento gradual dos cabelos. A técnica é perfeita para quem está com os cabelos claríssimos e quer aquele efeito caramelo ou esfumaçado de um cabelo loiro cheio de glamour.

As luzes invertidas proporcionam mais profundidade aos cabelos, além de mais movimento. Trata-se de um jogo de luz e sombras. Cabelos muito escuros podem obter mais suavidade e fluidez com fios mais claros, já os cabelos loiros podem se tornar mais elegantes e com mais profundidade quando se tem fios mais escuros. As luzes invertidas costumam ser feitas com o uso de colorações acinzentadas.

Balayage

Cabelos com luzes

A balayage – ou balaiagem – se tornou um dos procedimentos de clareamento capilar mais pedidos nos salões brasileiros. Isso porque a técnica é mais elaborada e utiliza três nuances diferentes para compor o clareamento das madeixas, além de um fundo esfumado na raiz dos cabelos.

A balayage proporciona luminosidade e profundidade aos cabelos de uma forma única, o que faz com que a técnica se destaque entre as demais!

Como cuidar de cabelos com luzes

As luzes são um procedimento de descoloração parcial dos fios e, como todo processo de descoloração, a hidratação se faz necessária! Portanto, se você pretende aderir a qualquer tipo de luzes no cabelo, saiba que terá investir em bons produtos de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Tome bastante cuidado ao expor os fios recentemente descoloridos ao sol ou ao calor excessivo do secador ou modeladores em geral. Acredite no poder de um bom protetor térmico e dos queridinhos leave-ins, que podem fazer toda a diferença na finalização dos cabelos, além de dar aquela proteção extra. Outra dica bem simples, mas muito importante, é optar por produtos com filtro solar para os cabelos.

Se você optou por luzes platinadas, o ideal e escolher uma boa máscara matizadora para cabelos loiros e fazer uso semanal do produto, para que os fios não se tornem amarelados e se mantenham sempre brilhantes e mega platinados!

Veja também: Shampoo matizador: saiba como pôr fim ao “amarelado” do seu loiro

A manutenção dos cabelos com luzes costuma ser trimestral, em cabelos médios e longos; e mensal para os cabelos bem curtinhos. O procedimento pode custar cerca de R$80 à R$350, dependendo do salão de beleza escolhido e sua cidade.

Cabelos cacheados com luzes

Cabelos com luzes

Cabelos cheios de cachos ou ondas e, ainda, com fios mais claros, são a marca registrada de um visual bem femme fatale! Não é a toca que até mesmo Beyoncé vive aparecendo em fotos com os cabelos com luzes em nuances variadas: do loiro claro ao caramelo.

A melhor recomendação de como tratar os cabelos cacheados com luzes é quanto à hidratação das madeixas, que deve ser ainda mais potente e feita com frequência! Os cachos precisam de nutrientes e água em sua fibra capilar para se manterem sempre lindos e saudáveis, ainda mais quando falamos em fios descoloridos por luzes. Portanto, investir em umidificadores, máscaras de tratamento com óleos em sua composição e protetor térmico é essencial.

Cabelos com luzes em negras

As peles negras podem e devem aproveitar os fios mais claros das luzes, sejam elas acobreadas, mel ou, por que não, coloridas?! Cabelos afro com luzes coloridas ficam estilosos e combinam com uma personalidade espontânea e divertida.

Para quem ama um visual cheio de sensualidade, as luzes mel em cabelos afro harmonizam perfeitamente com a pele negra e proporcionam um efeito dourado ao visual. Rihanna que o diga! A cantora já aderiu a muitos tipos e nuances diferentes nos cabelos e é uma inspiração e tanto!

Chega de acreditar nesse mito de que cabelos com luzes só podem ser aderidos por loiras de cabelos lisos. As luzes podem ser feitas em diversas cores e de diferentes formas! O mais importante é saber valorizar seus traços e combinar as madeixas com seu estilo e personalidade.

Balayage, luzes invertidas, luzes coloridas ou prefere as tradicionais luzes platinadas? Agora, é só escolher um bom profissional e fazer aquela mudança no visual capaz de levantar mais ainda sua autoestima.

Deixe seu comentário!