Madeixa
Cabelos castanhos

Cabelos castanhos: confira dicas para apostar nos tons e cuidar

Os tons de castanhos nunca saem de moda! Devido à versatilidade e as inúmeras nuances de tons, é possível agradar a maioria das mulheres que busca alterar a cor do cabelo de maneira sutil e, ainda assim, inovar no visual.

Usando os diversos tons de castanho é possível deixar o cabelo em tons de mel e dourado, iluminados, mais escuro, mais claro… São diversas as possibilidades que a cor castanha traz, além de ser uma cor muito comum e que combina muito com as brasileira, e além de tudo, nunca sai de moda.

Quem pode aderir ao cabelo castanho?

O cabelo castanho é uma cor que pode-se dizer universal. Combina com mulheres brancas, pardas, morenas, negras, e que possuem cabelos lisos, ondulados, crespos ou cacheados.

A cor deve ser escolhida mediante a mudança que você deseja fazer. Entretanto, alguns tons de castanho se adequam melhor à tonalidade de cabelo que a mulher já possui. O ideal é conhecer as variedades e possibilidades de opções que o castanho traz.



É possível, ainda, abusar do tom castanho para iluminar o cabelo, fazer mechas e reflexos, e até mesmo mudar radicalmente aderindo a um tom de castanho escuro ou um castanho claro que beira a um loiro. Como dissemos, são muitas as possibilidades…

Quais as diferenças entre as nuances de castanho?

Cabelos castanhos

Existe uma variedade de tons castanhos, sendo que a numeração nas embalagens de tintas se inicia a partir do número 3 e pode chegar até ao número 5. Quanto mais alto o número indicado, mais claro o tom de castanho e das cores seguintes.



Para saber mais sobre a numeração presente nas caixinhas de tinta, preparamos um pequeno exemplo para que você saiba qual número se encaixa no seu gosto e assim comprar sem medo de errar:

  • Cores entre 1 e 2: tons de preto;
  • Cores entre 3 e 5: tons de castanho, sendo o 3.0 castanho escuro, 4.0 castanho médio e 5.0 castanho claro;
  • Cores entre 6 e 10: tons de loiro.

Você, provavelmente, já deve ter visto uma tinta com a numeração em números decimais, por exemplo, 6.7 . Essa tinta é um tom de loiro com um reflexo marrom.

É preciso se atentar a numeração para que você não compre uma cor e obtenha um resultado diferente do esperado. A tinta 6.7 não resultará em um cabelo loiro, haja vista que seu reflexo é muito escuro. De modo geral, o primeiro número representa a cor principal, e o segundo número representa as nuances que acompanham.

Algumas marcas de tinta ainda colocam um terceiro número que representa o reflexo secundário. Por exemplo, a cor 4.22 é um castanho médio com o reflexo principal irisado intenso. Nesse caso, o reflexo na mesma numeração é para indicar a intensidade. Logo, o cabelo terá um reflexo mais intenso do que teria se a numeração fosse apenas 4.2.

Agora, vamos conhecer os tons de castanho em si, que são divididos em:

– Castanho claro: muito confundido com o cabelo loiro escuro, devido às suas nuances mais claras, o cabelo castanho claro também é chamado de cabelo cor de mel. Sua numeração se inicia no número 5, e pode aparecer em diferentes nuances, como 5.1, 5.2 e por assim vai. Esse tom de cabelo por ser muito versátil, combina com todos os tons de pele e ressalta bastante penteados que usam tranças.

Cabelos castanhos

– Castanho médio: também conhecido como “chocolate”, o castanho médio é outra cor que é muito universal, combinando com todos os tons de pele, e que ressalta bem olhos castanhos claros. A numeração encontrada nas caixinhas se inicia a partir do número 4.0, e conforme as nuances, pode também variar para 4.1, 4.62, 4.9, e assim por diante. Essa cor é um coringa para aquelas mulheres que buscam inovar no visual, mas ainda desejam mantê-lo natural. Pode-se optar ainda pelas luzes para iluminar o cabelo, e aqui recomendamos nuances o tom caramelo ou dourado para fazer um belo contraste.

– Castanho escuro: você que possui o cabelo nesse tom, com certeza já deve ter tido que explicar que seu cabelo é castanho escuro e não preto. Ambas as cores tem um fundo base parecido, por isso a confusão. O tom castanho escuro é um dos mais presentes nos cabelos das brasileiras, e até mesmo a atriz Ísis Valverde já usou e abusou do tom, que precisa apenas um pouco mais de cuidado para permanecer com brilho e não ficar opaco. Na embalagem, a numeração encontrada fica em torno de 3.0.

Cuidados para manter os cabelos castanhos saudáveis

Cabelos castanhos

Os cabelos castanhos são os mais fáceis de cuidar, e não requerem tanta mão de obra quanto os cabelos mais claros, como os loiros e cabelos ruivos ou coloridos.

Para garantir cabelos saudáveis, brilhantes e iluminados basta mantê-los hidratados. A hidratação pode ser feita uma vez na semana, ou a cada 15 dias. Invista nas hidratações e, se possível, acrescente algumas gotinhas do óleo de Argan, cujas vitaminas realçam o brilho dos cabelos e ajuda no controle do frizz.

Assim como a hidratação é importante para manter o castanho vivo, é essencial o uso correto de shampoos e condicionadores específicos para essa cor de cabelo, garantindo que a cor dure por mais tempo e não desbote com facilidade.

É fundamental também o uso de máscaras térmicas ao fazer chapinhas, babyliss ou secar o cabelo. O calor é um grande inimigo dos cabelos castanhos, acelerando o processo de desbotamento. A dica vale também para dias na piscina ou na praia, em que é essencial o uso de protetor solar específico para o cabelo para evitar a oxidação dos fios.

Agora que você já sabe quais cuidados deve ter para manter a integridade do cabelo castanho, escolha sua cor e abuse das inúmeras possibilidades que ela traz. Vale iluminar o cabelo, investir em mechas californianas ou simplesmente chegar no tom de castanho desejado.

Afinal, o cabelo castanho é uma tradição das brasileiras e nunca sai de moda, e não é porque é tradicional que não pode ser inovado! Use e abuse das nossas dicas e tenha um cabelo castanho de dar o que falar!

Deixe seu comentário!