madeixa.com.br

Cabelos afros femininos: veja penteados e acessórios para seus cachos

Foi-se o tempo em que mulheres com cabelos crespos ou cacheados tinham que esconder suas madeixas originais atrás de alisamentos, progressivas ou chapinhas. No período de empoderamento, os penteados afros saíram do armário e ganharam de vez as ruas. Lindos e charmosos, eles se tornaram sinônimo de resistência aos padrões de beleza que dominaram as passarelas e o senso comum.

cabelo afro sempre foi carregado de simbologia. Ele representava questão religiosa e social. Se antigamente era muito relacionado à mulheres de classe média baixa, ou seja, dos guetos e favelas, hoje em dia esse panorama mudou bastante. Grandes celebridades fazem questão de se apresentar com penteados originalmente africanos. Entre elas, estão Beyoncé, Rihanna, Anitta, Iza e Taís Araújo.

E se a moda é mostrar a originalidade dos cabelos e apostar na beleza das madeixas afros, você só terá um pequeno problema: a diversidade de penteados. São inúmeros opções de cortes e acessórios que podem incrementar o visual e deixar as mulheres ainda mais bonitas e poderosas. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para incrementar o seu cabelo. Basta continuar a leitura!

Acessórios para cabelos femininos afros

Quem tem cabelo crespo e cacheado sabe que é mais fácil colocar alguns acessórios nas madeixas, diferente de quem tem fios lisos, em que os acessórios acabam deslizando e não fixando. Confira alguns “truques” para embelezar ainda mais os seus cachos:

1 – Flores

Essa é principalmente para quem é adepta ao estilo mais romântico. Inegavelmente, as flores ficam um charme, tanto em cabelos presos, trançados ou soltos. Vai da sua preferência.

2- Laço de fita

Essa também é uma ótima opção. Além de lindo, é super meigo! No mercado, há vários tipos de cores e tamanhos. Sejam grandes, pequenos, coloridos ou estampados, o importante é seguir os seu gosto e não ter vergonha.

3 – Turbantes

Esse acessório é uma ótima opção se você for do tipo de pessoa que gosta de ousar. Lindos e estilosos, combinam com cabelos curtos e também longos. Você também pode usá-los com o cabelo preso, solto ou escondendo todo o cabelo. Fica a seu critério…

4 – Tiaras

Esse acessório pode parecer escandaloso ou simples demais. O certo é que há tiaras pra todos os gostos. Tem as mais largas, pretinhas básicas ou com enfeites. O mais legal é que esses “equipamentos” são fáceis de encontrar e muito práticos.

5 – Lenços

Young mixed race woman.

Para quem não perde tempo quando o assunto é bom gosto, abusar dos lenços e bandanas é sempre uma boa pedida. É muita variedade, e como no caso dos acessórios anteriores, vai depender do seu gosto.

6 – Brilho das estrelas

Fofos, sofisticados, discretos, pequenos, grandes, escondidos ou não. Não tem nada melhor para enfeitar o cabelo afro investindo em acessórios e prendedores com brilho. A variedade é imensa: grampos, presilhas, pente, pontos de luz, etc. E se você curte penteados, finalizá-los com esses acessórios é sempre um charme!

7 – Cachos e headbands

Trançados, florais, mais elaborados ou simples. As headbands são um amor e combinam super com cachos. Então, sinta-se à vontade para experimentar e abusar da criatividade!

Como fazer um penteado afro feminino?

Vamos apresentar, agora, algumas das diversas formas de fazer um penteado afro para mulheres. A boa parte deles é feita de coques e tranças. Conheça alguns deles:

1 – Penteado para casamento

Para quem tem cabelos curtos, a principal é apostar em uma boa finalização. Uma ótima opção é definir os cachos e escolher um acessório sofisticado para dar uma abrilhantada no look.

No caso de cabelos cacheados médios, os mais solicitados são os semipresos. Uma ótima dica é o modelo amarrado apenas de um lado. O moicano e as tranças enraizadas na lateral também estão na moda

Já para os cabelos longos, a recomendação é aproveitar o comprimento. Com isso, eles devem ser mais estruturados. A nossa sugestão é as tranças cascatas ou até mesmo os rabos de cavalo.

2 – Penteados anos 60

Esse foi um período em que os cabelos afros ganharam grande notoriedade. O Black Power era o mais utilizado entre os jovens. Para fazê-lo, é necessário corte adequado no salão de beleza para mantê-lo bonito. Procure um cabeleireiro qualificado para ter passar todas as instruções.

Para fazer o penteado Black Power, o primeiro passo será passar um creme modelador, mecha por mecha, e começar a secá-las com secador. Permaneça com o jato de ar em direção às pontas para a raiz, de baixo para cima. O objetivo é criar o máximo de volume possível.

Após secar, use um pente garfo e comece a “descolar”. Suba mecha por mecha ou penteie também alguns cachos para que eles se abram e formem um penteado mais cheio. Conclua o penteador com muito spray fixador.

3 – Penteados para festa

Existem várias maneiras de você fazer um penteado belo para uma festa. Se no casamento, a escolha é de algo mais social, em uma balada – com certeza- o desejo é por algo mais despojado. Uma boa opção é o Afro Puff. A grande tacada deste modelo de penteado é concentrar “montinhos” fofos no topo da cabeça ou nas laterais.

A primeira ação a se fazer é usar o pente garfo para desgrudar a raiz e dar deixar o cabelo com mais volume. Em seguida, puxe bem todo os fios para trás e prenda com o elástico, como se fosse uma faixa. Depois, empurre para cima, ao mesmo tempo em que aperta gradualmente.

Para finalizar, você pode passar um gel na raiz. Ele vai fixar os fios que ficaram soltos.

4 – Trança raiz

Esse look pode ser feito na lateral dos cabelos ou a partir da raiz. Se for na parte lateral, a frente pode ser usada como um topete ou moicano.

O primeiro passo para se fazer a tranças raiz é iniciando o mais perto possível da raiz das madeixas. O entrançado deve ficar firme e bem puxado. Ao término, basta colocar presilhas para o cabelo não abrir a trança.

Não há problemas caso os fios sejam lavados com a trança. Uma opção é lavar ao menos a cada 48 horas. Assim, você vai evitar a caspa.

5– Coque rosquinha

Esse modelo nunca sai de moda. Sua característica é clássica e elegante e pode ser feito mais alto ou mais baixo. As adeptas podem usá-lo em qualquer hora do dia.

O primeiro passo é pentear os fios para trás. Em seguida, use a presilha para prender bem firme. Enrole os fios em torno da presilha. Por fim, esconda os cabelos soltos dentro dos fios e utilize mais uma presilha para amarrar. Caso queira deixar o visual mais formal, adicione uma tiara, por exemplo.

Gostou desses modelos de penteados afros? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Add comment