Madeixa
Cabelo poroso

Cabelo poroso: saiba como identificar e cuidar do seu

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Todo mundo já passou pela triste situação de se deparar com o cabelo destruído e sem vida. Independente do que causou o dano, é necessário sempre cuidar da saúde dos fios para evitar alguns transtornos.

Um dos maiores problemas que afetam uma grande parte da população de fios compridos e/ou com química é a porosidade dos fios. Com uma textura diferente e bem danificada, o cabelo poroso com certeza é um grande incômodo para a maioria das pessoas que passaram por procedimentos químicos e outros fatores nocivos nas madeixas.

Porém, algumas pessoas não sabem que têm os fios porosos, e sabem menos ainda do que eles se tratam ou como tratá-los para que o cabelo não fique ainda mais danificado.

Por isso, no artigo de hoje, nós faremos o guia completo do cabelo poroso. Se você não sabe nada sobre o assunto, continue lendo para sair daqui sabendo o que é esse problema e como resolvê-lo de maneiras simples!

Mas, afinal, o que é um cabelo poroso?

Cabelo poroso

É normal lermos “cabelos porosos” como sinônimo de ressecados e sem vida. Mas a verdade é que essa definição é errônea e causa muitos equívocos no mundo dos cosméticos, além de enganar consumidores que não entendem sobre isso.

Veja também: Qual é a diferença entre cabelos secos e ressecados? Saiba aqui!

Isso porque a porosidade sempre vai existir no fio, já que ela é a capacidade que o cabelo tem de absorver água e outros produtos cosméticos (como óleos e cremes de tratamento). Logo, é uma característica do cabelo.

Porém, quando dizemos que um cabelo é poroso, isso com certeza significa que ele possui um nível de porosidade que não é recomendada para a saúde capilar, ou seja, a porosidade será muito alta (maioria das vezes) ou muito baixa.

Você deve estar se perguntando: “Muito baixa?”, Muito alta?”. Exatamente. Existem 3 níveis de porosidade nos fios e eles irão determinar o nível de hidratação do seu cabelo. Portanto, fique atenta aos níveis:

Baixa porosidade

Isso significa que a cutícula capilar é muito fechada e nada passa por ela, ou seja, o cabelo tem uma baixa capacidade de absorver água por meios externos, como os tratamentos capilares.

Esse nível de porosidade não é bom, pois é normal que o cabelo perca a umidade interna com o passar do tempo e é por isso que precisamos repor com hidratações. Se o cabelo não absorve a hidratação, ele ficará ressecado e cada vez mais fraco.

Portanto, se você perceber que seus fios apresentam baixa porosidade, medidas precisam ser tomadas para que ele comece a absorver mais nutrientes e água.

Média porosidade

A média porosidade indica que suas cutículas estão semiabertas e os produtos passarão por elas, mas elas não estão completamente abertas. Esse é o cabelo considerado saudável.

Saudável, pois ele recebe os nutrientes de tratamentos, cremes e óleos com uma maior facilidade e, ao mesmo tempo, ele não está completamente exposto à perda de umidade, o que mantém a hidratação por um maior tempo.

Portanto, se você fizer o teste que te mostraremos e perceber que tem um cabelo de média porosidade, continue cuidando dele da mesma forma e a tendência é só melhorar.

Alta porosidade

O termo “alta porosidade” quer dizer que a cutícula capilar está muito aberta, ou seja, ela recebe água do meio externo com facilidade, mas também perde a umidade interna com muita facilidade.

Por isso, quando dizemos que um cabelo está poroso, na maioria das vezes, ele está com porosidade em excesso e não consegue manter a hidratação proporcionada pelo meio externo.

Portanto, se você fizer o teste e perceber que seu fio apresenta alta porosidade, é preciso resolver essa situação para que ele consiga se manter hidratado, sem frizz e não quebre muito com o passar do tempo.

Como saber se seu cabelo é poroso? Faça o teste de porosidade capilar!

Cabelo poroso

Poder ser difícil saber a porosidade de seus fios apenas olhando. Porém, alguns testes podem facilitar sua vida na hora de entender um pouco mais sobre a saúde do seu cabelo. É o caso do famoso teste de porosidade capilar!

Obs: É claro que nenhum teste caseiro é 100% preciso, mas com certeza esse é um excelente indicador para a saúde do seu cabelo e dá para ter uma boa ideia do que precisa ser mudado.

Materiais necessários:

  • Água filtrada;
  • Uma vasilha;
  • Seu cabelo.

Como fazer:

Pegue uma vasilha e coloque um pouco de água filtrada. Pegue alguns fios de cabelo e coloque dentro da vasilha. Analise os resultados, que podem ser os seguintes:

  1. O fio de cabelo afundou: seu cabelo tem alta porosidade, pois ele absorve muita água;
  2. O fio ficou no meio da água: seu cabelo tem média porosidade;
  3. O fio de cabelo boiou: baixa porosidade, pois ele não absorve água.

Agora que você já sabe qual seu tipo de cabelo, é importante perceber qual tipo de tratamento você precisa. Portanto, de acordo com os resultados do teste, decida o que seu cabelo precisa:

  • Se o seu cabelo possui alta porosidade (afundou): ele necessita de reconstrução capilar para devolver a massa dos fios que foi perdida;
  • Se o seu cabelo possui média porosidade (ficou no meio da água): continue fazendo hidratação, nutrição e reconstrução normalmente;
  • Se o seu cabelo possui baixa porosidade (boiou): ele necessita de nutrição capilar. Assim, os nutrientes que foram perdidos ao longo do tempo serão devolvidos à fibra capilar.

Cabelo poroso

Portanto, sempre há uma solução. Seus fios podem apresentar um grau de porosidade em um momento e mudar com o tempo. Tudo isso mudará de acordo com os tratamentos que você faz e com a sua rotina em relação aos seus fios.

Quem diria que um conceito tão estereotipado como o de “cabelo poroso” poderia trazer tantas novidades? Ou até mesmo que um cabelo poroso poderia ser algo bom (como o cabelo com porosidade média)?

Então, agora que você já sabe como fazer o teste para ver qual o seu tipo de cabelo, faça-o agora mesmo e comece a cuidar de seu cabelo da forma adequada (caso seja necessário alguma mudança). Assim, com o passar do tempo, a diferença será grande e seu cabelo agradecerá por todos os cuidados!

Deixe seu comentário!