Madeixa
Cabelo opaco

Cabelo opaco: saiba como identificá-lo e devolver o brilho aos fios

O sonho da maioria das mulheres viciadas em cuidados capilares é ter um cabelo saudável, sem frizz, extremamente brilhante e hidratado. O problema é que essa tarefa nem sempre é fácil e alguns maus hábitos podem acabar sendo como pedras no caminho de quem está procurando fios saudáveis.

Por conta da falta de tempo ou apenas falta de informação, muitas mulheres acabam tendo um problema capilar muito comum: o cabelo opaco. Ele nada mais é do que o contrário de tudo o que sonhamos: o cabelo opaco não tem brilho e nem vida, e muito menos passa uma impressão saudável.

Veja também: Como deixar o cabelo mais brilhoso? Veja receitas caseiras e dicas

Por isso, se você se identificou com a explicação anterior e viu o seu cabelo refletido nela, saiba que nenhum cabelo nasce opaco e ele desenvolve essa característica por conta dos maus hábitos ao longo do tempo.

Portanto, no artigo de hoje, iremos te falar alguns maus hábitos que deixam os fios opacos. Mas não se preocupe, pois também daremos as soluções para todos esses hábitos nocivos!



Hábitos que deixam o cabelo opaco

Cabelo opaco

Todos sabemos que nossas ações do dia a dia acabam refletindo em nossa aparência de forma direta, e isso não seria diferente com a saúde capilar. Isso significa que nossos cabelos nunca terão uma boa aparência se não soubermos o que faz bem ou não para eles.



Por isso, vamos ver agora alguns hábitos que devem ser modificados para que os fios deixem de ficar opacos.

Utilizar muito produto capilar

A ideia de que se deixarmos um restinho de condicionador nos fios eles ficarão mais brilhantes já é passado. Atualmente, todos já sabemos que o condicionador ou shampoo mal enxaguado acaba se tornando um peso para o cabelo e tira todo o brilho e movimento dos fios, o que causa a opacidade.

Essa opacidade é causada principalmente porque os produtos que restarem irão criar uma espécie de “capa” ao redor do cabelo, e ele perderá cada vez mais o seu brilho natural para dar espaço a cremes e etc.

Não utilizar protetor térmico

Cabelo opaco

O protetor térmico pode parecer uma frescura para muitas pessoas que ainda não entendem muito bem sobre cuidados capilares, mas a verdade é que ele é um produto de extrema importância para proteger os fios na hora de fazer a secagem.

O cabelo fica opaco ao não utilizar o protetor térmico, pois o calor em excesso quebra a barreira de proteção do cabelo, aumentando a ponta dupla e o frizz de maneira considerável, e claro, deixando os fios mais opacos.

Não fazer hidratações nos fios

 

A hidratação é um procedimento extremamente necessário para que o cabelo não perca a umidade natural com o tempo e os fios continuem macios, com movimento e sem pontas duplas ou frizz. Além disso, ela cria uma espécie de capa protetora dos fios, deixando- os ainda mais grossos e saudáveis.

Por isso, a falta de hidratações faz com que o cabelo fique opaco e muito sem vida, além de estimular a quebra da cutícula capilar, já que a umidade é uma grande responsável para que as madeixas tenham brilho e saúde próprios.

Como prevenir o cabelo opaco

Cabelo opaco

Anteriormente, você já viu que alguns hábitos de nosso cotidiano podem ser muito nocivo para os fios. Porém, ao mesmo tempo, muitos hábitos podem ser benéficos e servir como soluções para os problemas anteriores.

Por isso, se você pratica na sua rotina algum dos atos que citamos anteriormente, preste bastante atenção nas soluções que apresentaremos abaixo para que sua rotina mude e seu cabelo também mude (para melhor, claro).

Enxágue bem os fios

Nada melhor para retirar um produto capilar qualquer do que a água do chuveiro. Por isso, ao utilizar produtos com enxágue no cabelo (como o shampoo e o condicionador), sempre se lembre de lavar bem o cabelo com água corrente, para que o produto não se acumule demais na fibra capilar.

Caso você não tenha muito tempo para lavar os fios, utilize um bom shampoo e, depois, aplique um leave-in apenas nas pontas. Ele irá hidratar como um creme de tratamento, mas, ao mesmo tempo, será mais fácil de cuidar do cabelo, já que você não precisará esperar pela secagem e ele não vai acumular nos fios.

Proteja seus fios do calor em excesso

Como já dissemos anteriormente, o uso do protetor térmico não é um luxo, mas sim uma necessidade que as pessoas têm ao utilizar o secador de cabelo ou a chapinha com bastante frequência.

Por isso, compre um bom protetor térmico e utilize-o sempre que for usar uma fonte de calor nos fios. Isso, com certeza, irá prevenir o aparecimento da opacidade no cabelo e, também, fará com que as pontas duplas e o frizz reduzam bastante com o passar do tempo.

Faça hidratações constantemente

Cabelo opaco

Nada melhor para prevenir um cabelo opaco do que hidratações constantes, que devolvem a umidade natural dos fios e ainda deixam o cabelo macio e hidratado de forma fácil e rápida. Por isso, se você não tem uma máscara de hidratação, faça sua própria hidratação caseira e cuide bem da saúde do seu cabelo.

Veja também: Hidratação caseira para cabelo: veja dicas + 28 receitas baratas e fáceis

Portanto, faça isso pelo menos uma vez na semana (até mesmo duas), de preferência, seguindo o cronograma capilar e potencializando os resultados do seu cabelo. Se você quiser ainda mais resultados, acompanhe o cronograma capilar completo e faça também a reconstrução e a nutrição.

Se você também tem cabelo opaco mas descobriu há pouco tempo (ou até mesmo por meio desse artigo aqui), é importante saber de todos esses maus hábitos e essas soluções, já que nós nunca estamos sozinhos com vergonhas capilares. Pois, com certeza, ao mudar a sua rotina e cuidar mais de suas madeixas, os resultados serão mais satisfatórios do que o pensado no começo de tudo.

Portanto, analise bem o seu dia a dia e veja o que está fazendo com que seu cabelo fique opaco e sem vida. Ao mudar esse hábito, com certeza, a saúde do seu fio irá mudar muito e com o passar do tempo ele ficar cada vez mais saudável.

Deixe seu comentário!