Madeixa
Cabelo mate

Cabelo mate: saiba como apostar na trend de “fios sem brilho”

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

Contrariando o estilo comum, o cabelo mate é uma tendência para aquelas que querem um estilo ousado e moderno, ao mesmo tempo. Uma aposta de visual que está ficando cada vez mais comum até entre as famosas…

A proposta desse estilo é optar por um cabelo sem brilho e com textura seca, contrariando o senso comum de que apenas de brilho se acha beleza. O visual mate fica igual quando não cuidamos diariamente dos cabelos, passando uma impressão de que “está nem aí” para o visual, mas, é claro, com um toque de estilo e atitude.

Mas, assim como todo estilo capilar, o cabelo mate exige cuidados. Não é simplesmente parar de lavá-lo diariamente ou acordar sem penteá-lo de manhã. Por isso, é necessário saber de algumas dicas para que você consiga atingir o visual de um cabelo seco, mas ainda o deixando cheiroso e bem cuidado.

Continue lendo este artigo se quiser saber como atingir um cabelo mate de dar inveja! Confira nas próximas linhas.

Índice do Artigo

Como fazer cabelo mate?

Cabelo mate

Por mais que pareça um visual mal cuidado, você não precisa ficar dias sem lavar as suas madeixas. O objetivo é fazer o cabelo ficar menos disciplinado, criando uma aparência “selvagem”. É possível atingir esse ponto sem necessariamente deixá-lo sujo. Para isso, as dicas são:

Dica 1: Lavagem

Este primeiro truque irá definir o seu cabelo mate. Na hora que for lavar o cabelo, realize a sua rotina normalmente usando o seu shampoo de costume. Porém, na segunda vez que for aplicá-lo, use um sabonete em barra de óleo de oliva natural no lugar dele.

Após a aplicação, deixe-o agindo nos fios e “puxe” a substância até as pontas, evitando a raiz. Termine enxaguando bem o cabelo sem deixar nenhum indício de sabonete remanescente.

Dica 2: Secagem

No caso do cabelo mate, a melhor maneira seria o deixar secar naturalmente, deixando os fios secarem sozinhos após a lavagem. Mas, quem deseja acelerar o processo e optar por um secador, indica-se que use junto um difusor.

Este acessório irá criar uma confusão no ar quente do secador, dando uma velocidade menor no jato de ar que irá incidir nos seus fios. O resultado obtido será de um cabelo volumoso e com textura, justamente o que o estilo procura.

Há de se dizer que o efeito mate funciona melhor em cabelos não lisos, fazendo que a chapinha seja um acessório inutilizável. A explicação para isso é que, caso o seu cabelo seja reto e muito liso, este aparelho irá deixá-lo muito brilhoso.

Os cabelos lisos costumam ser mais brilhosos que os cacheados e crespos. Portanto, não use chapinha para que ela não estrague a cor “apagada” do cabelo mate.

Dica 3: Concluindo o cabelo mate

Cabelo mate

Após a secagem, ainda há algumas coisas que precisam ser feitas para ampliar o efeito sem brilho e com textura seca desse estilo capilar. Depois de secar o cabelo, de forma natural ou com secador, indica-se o uso de um shampoo a seco em formato de spray.

Ele não precisa de uma gota sequer de água, deixando o seu cabelo mais volumoso. Aplique a substância primeiro na raiz e penteie puxando-a até as pontas dos fios.

A dica é passar os produtos finalizadores nas mãos e aplicá-los aos poucos nos fios. O cabelo vai ficando levemente mais pegajoso e não oleoso.

Uma outra finalização para atingir um cabelo mate bonito seria o uso de ceras e pomadas que possuam acabamento opaco. Mas, aplique uma quantidade pequena no seu cabelo, não passando mais do que duas colheres de chá. Dependendo do volume das suas madeixas, aumente a dosagem com moderação.

Outra forma prática é realizar tranças no cabelo enquanto ele ainda está molhado. Após a secagem, retire as tranças e você notará um visual bagunçado (característica do cabelo mate).

Estas foram as dicas que passamos a você que quer ter aquele cabelo mate bonito. Gostou do artigo? Ele ajudou você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais!

Deixe seu comentário!