Madeixa
Cabelo descolorido

Cabelo descolorido: saiba como cuidar dos fios pós-química

O processo de clareamento dos fios é um dos mais pedidos nos salões em todo o mundo. Isso porque é praticamente impossível se tornar loira sem descolorir e muitas pessoas querem ter os fios loiros.

Por conta disso, o cabelo descolorido já faz parte da realidade de muitas pessoas não apenas no Brasil, mas ao redor de todo o mundo, onde ele tende a ser utilizado como uma ponte entre os fios escuros e os claros.

Por isso, é muito importante ter bastante conhecimento sobre o cabelo descolorido, para que os fios não sofram as consequências dos maus tratos que poderão ser causados por um processo de descoloração mal feito.

Portanto, no artigo de hoje, te ajudaremos nessa missão de entender tudo sobre o cabelo descolorido. Explicaremos o que ele é, quais são os cuidados necessários e muito mais!

Veja também: Saiba como descolorir o cabelo em casa com passo a passo completo



O que é o cabelo descolorido?

Cabelo descolorido

Os fios descoloridos são fios que passaram por um processo de descoloração para retirar a cor natural do cabelo inserida dentro da fibra capilar. Produtos como a água oxigenada e o pó descolorante são protagonistas nesse processo.



A descoloração ocorre quando a fibra capilar é aberta e o pigmento natural que está dentro dela é retirado por meio dos produtos citados anteriormente. Assim, o cabelo perde a cor e adquire uma tonalidade mais branca.

Essa tonalidade é adquirida pois os fios ficam literalmente “ocos” por dentro e acabam perdendo todos seus nutrientes, já que eles acabam sendo retirados junto com a tonalidade natural do cabelo.

Por isso, é importante notar que o cabelo descolorido tende a ser muito mais frágil que os demais. Isso porque o processo de descoloração é agressivo e os fios acabam ficando bem mais finos e danificados do que o natural.

Portanto, para que você consiga fazer uma boa descoloração e depois ter os fios saudáveis, existem alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de todo o processo.

Cuidados com o cabelo descolorido

O cabelo descolorido deve ser visto como um cabelo quimicamente tratado. Isso porque ele é tão frágil quanto os cabelos que passaram por outros processos químicos, talvez até mais do que esses.

Por isso, cuidados especiais previnem que os fios fiquem muito danificados e evitam até mesmo problemas mais graves, como o corte químico.

Cuidados pré-descoloração

Antes de mais nada, é extremamente importante saber se os fios estão preparados para o processo de descoloração. Isso porque alguns fios são muito finos ou já possuem químicas e isso pode causar um corte químico.

A descoloração é muito agressiva para o cabelo e, por isso, deve ser feita com muito cuidado para que os seus efeitos não sejam negativos a curto ou longo prazo.

Portanto, faça o teste de mecha no seu cabelo e peça para que um profissional analise-o bem antes de fazer a descoloração. Assim, o processo será mais seguro e seus fios agradecem.

Cuidados durante a descoloração

Cabelo descolorido

Na hora de fazer a descoloração, tenha certeza de que o produto escolhido para o processo (pó descolorante ou água oxigenada) é de boa qualidade e realmente dá bons resultados.

Isso evita que os fios não fiquem 100% descoloridos e que o cabelo precise de novas descolorações. Lembre-se que quanto mais descolorações você fizer, mais fraco o cabelo ficará.

Cuidados pós-descoloração

Após a descoloração, os fios devem começar a receber tratamentos como um cabelo com química recebe. Isso significa que ele precisa de mais cuidados e atenção.

Portanto, siga sempre o cronograma capilar (nutrição, hidratação e reconstrução) e utilize produtos específicos para cabelo com química, isso deixará o cabelo bem mais resistente e reduzirá os danos causados pela química.

Violeta genciana para o cabelo descolorido amarelado

Cabelo descolorido

Um dos problemas que mais afligem as mulheres com fios descoloridos é o amarelamento que ocorre com o passar do tempo. Ele ocorre principalmente por conta da oxidação dos fios, que acaba alterando a cor da fibra capilar.

Alguns fatores que colaboram com esse processo de amarelamento são: água do mar, água da piscina, sol em excesso, uso de secador/chapinha/babyliss sem protetor térmico… Tudo isso com certeza irá amarelar ainda mais seus fios descoloridos.

Por isso, agora vamos te passar uma receita caseira que te ajudará a reduzir o efeito amarelado dos fios descoloridos. Anote-a e use sempre que for preciso dar um retoque no visual das madeixas!

Materiais necessários:

  • Shampoo branco;
  • Violeta genciana (3 gotas);
  • Luvas.

Modo de fazer:

Utilize essa receita nos cabelos como substituta do shampoo 2 vezes na semana até o tom amarelado sumir.

A violeta genciana é um antisséptico que possui muitas utilidades além da curitiva. Isso porque ela é utilizada para tingir os fios e, também, para desamarelar, como é o caso nesse artigo.

Por isso, não tenha medo da coloração roxa na hora que for utilizar a violeta genciana. Essa cor é normal, já que ela irá neutralizar o amarelo, e assim, seu cabelo não ficará nem roxo e nem amarelo, mas sim o loiro da descoloração.

Deixe seu comentário!