Madeixa
Cabelo crespo curto

Cabelo crespo curto: 9 dicas para você cuidar e ficar linda

O cabelo crespo curto tem uma presença de deixar qualquer um de queixo caído. Não só pelo seu lindo volume, mas também por seu balanço e por sua textura.

Entretanto, o problema é que diversas mulheres, não tendo conhecimento sobre as curvaturas dos fios, acabam não os tratando corretamente.

Sabemos que não foi sempre que as informações à respeito da madeixa crespa estavam disponíveis como hoje em dia. Mas, anime-se! Isso realmente é algo que ficou no passado. Tanto é que, neste artigo, vamos dar dicas incríveis para você fazer uma manutenção perfeita! Confira!

9 dicas básicas para ter um cabelo crespo curto dos sonhos

Como é simples de perceber, o cabelo crespo curto é um dos mais comumente complicados de lidar. Ele é bastante sensível nas suas diversas curvaturas, portanto, os cuidados devem ser redobrados.

Aliás, há várias dicas que são capazes de contribuir para uma ótima aparência dos crespinhos. Sem contar que vão deixa-los mais protegidos e realmente lindos.

1.   Não usar água exageradamente quente

As temperaturas muito elevadas da água durante o processo de lavagem da madeixa crespa é um perigo! Elas, por si só, já são bastante frágeis. A água quente retira toda a oleosidade natural, além de causar danos às fibra.

2.   Aplicar um shampoo adequado somente nas raízes

Certos shampoos possuem ativos adstringentes. Tal como a água quente, eles acabam retirando o óleo dos fios, deixando-os bem ressecados. A ponta e o comprimento todo dos cabelos crespos já são mais secos. Dessa forma, recomenda-se a aplicação de um shampoo mais específico apenas na raiz. Assim limpará o couro cabeludo sem maiores problemas.

3.   Aplicar um pré-shampoo

Outra ótima dica para o cabelo crespo curto é evitar que ocorra o ressecamento na lavagem. Para isso, proteja as madeixas usando um pré-shampoo. Esse é um produto parecido com um creme. Você usará antes do banho no intuito de proporcionar a diminuição da adstringência do shampoo normal.

4.   Co-wash é uma boa opção para o cabelo crespo curto

Existe também outra forma de lavagem indicada: o “co-wash”. É basicamente algo como uma limpeza que é feita sem o shampoo, sendo também conhecido como condicionador para limpeza.

Em suma, o co-wash não só limpa, mas protege contra o ressecamento, mantendo a nutrição capilar.

5.   Cuidado com o desembaraço do cabelo crespo curto

Duas recomendações: a primeira é jamais desembaraçar com as madeixas secas. Prefira fazer isso enquanto estiver tomando banho, após a aplicação do condicionador. A segunda dica é sempre dar início da parte de baixo seguindo para cima, para que a quebra seja evitada.

6.   Não fazer uso de toalha nos cabelos

Os tecidos das toalhas comuns ocasionam o frizz em todos os tipos de cabelos, especialmente nos crespos. Estes possuem uma tendência maior a apresentar tal fator. Assim, troque a toalha tradicional por tecidos de algodão, por exemplo, uma camisa velha.

Cabelo crespo curto

7.   Hidratar com certa frequência

Qualquer cabelo precisa de hidratação. Entretanto, a hidratação do cabelo crespo curto é primordial para manter uma aparência bonita e saudável. Devido ao extremo ressecamento, leve as hidratações bem a sério.

Procure hidratar os fios sempre que for lavar os cabelos. Caso sinta que estão pesados, hidrate com intervalos de uma lavagem.

8.   Umectar sempre!

O óleo, mesmo não parecendo, é essencial para manter a saúde perfeita do cabelo crespo curto. Isso porque ele, naturalmente, se mostra carente desse componente.

Por tal motivo uma boa aliada das mulheres crespas é a umectação – ainda bem mais do que a hidratação. Assim sendo, opte pelas máscaras hidratantes enriquecidas com muito óleo, não deixando de lado a umectação capilar feita com óleos puros vegetais.

9.   Usar fronhas de cetim

Outros potencializadores do frizz nos fios são as fronhas de algodão. O atrito entre a fronha feita desse material e o cabelo causa cabelos “arrepiadinhos”.

Para evitar tal situação, aposte nas fronhas de cetim. Isso poupará o amasso nos cachos ou até mesmo que eles desmanchem no decorrer da noite. Outra boa opção é o uso de toucas de cetim.

Mais dicas valiosas

  • Uma ótima opção que evita o ressecamento das madeixas durante as lavagens é priorizar a utilização dos shampoos sem sal. Eles possuem a limpeza bem mais suave, sem tirar totalmente a oleosidade que o cabelo crespo curto tem;
  • Optar pelos tecidos de algodão no momento da secagem dos fios nem sempre será suficiente. O algodão, se esfregado com certa frequência, também provoca frizz. Assim sendo, além de se optar por tal tecido, obviamente menos agressivo que as toalhas comuns, lembre-se que não se pode ficar esfregando nos cabelos. Apenas aperte contra o fio, no sentido da parte de cima para a parte de baixo, a fim de retirar os excessos de água.

Por que os cabelos crespos curtos se mostram mais ressecados?

Isso ocorre por conta da curvatura dos fios, que geralmente são espiraladas ou têm o formato de “Z”. Dessa forma, o óleo natural que fica no couro cabeludo acaba tendo uma maior dificuldade para percorrer pelo comprimento até as pontas. Por causa disso que as madeixas crespinhas precisam de um grau maior de hidratação, especialmente de nutrição, através dos óleos vegetais.

Cabelo crespo curto: as vantagens do corte curtinho

Além de proporcionar um visual mais versátil, moderno e despojado, o cabelo crespo curto é a das melhores escolhas para aquelas mulheres que precisam de mais praticidade em seu dia.

Isso ocorre porque tal comprimento traz a facilidade no momento de estilizar a madeixa. Ela acaba ficando bem da forma que você espera em um tempo menor que o usual e com uma menor quantidade de produtos finalizadores.

Cabelo crespo curto: tem como fazer uma boa estilização?

Para eu seu cabelo fique bem estilizado, é possível optar por um produto bom, de qualidade e confiança. Os que possuem em sua composição uma quantidade adequada de gel de babosa, oferece uma ação daquelas 5 em 1. Além do mais, são bastante indicados para o uso diário.

É possível também optar por vários penteados no cabelo crespo curto. Existem diversas opções legais, tais como afro puff, fake sidecut e um coque baixo.

Cabelo crespo curto Cabelo crespo curto Cabelo crespo curto Cabelo crespo curtoCabelo crespo curtoCabelo crespo curto

Deixe seu comentário!