madeixa.com.br
Cabelo Black

Cabelo Black: como cuidar e dicas para ter um com estilo!

A moda é cíclica, ou seja, de tempos em tempos, ela muda. Porém, se tem um estilo que nunca vai ficar para trás é o cabelo black. Por isso, ao longo deste post, você vai saber mais sobre a origem, dicas de como cuidar e arrasar no dia a dia com esse penteado que foi sucesso na década de 70.

O cabelo black é mais encontrado em pessoas de pele negra e é conhecido como crespo negroide. Além disso, este tipo de cabelo é popularmente lembrado pelos penteados mais famosos, tais como: black power, dreads, rastafári, etc. Mas há diferentes tipos de visuais além destes, pois o número de opções é muito grande.

É claro que nem tudo são flores! O cabelo black também exige cuidados, assim como todo tipo de cabelo. Um fator chave é a hidratação, visto que este tipo capilar tem uma defasagem na umidade natural dos fios.

Algumas diferenças genéticas são encontradas na estrutura dos fios. Elas que deixam a lubrificação própria dos fios impossível ou dificultosa. Fragilidade e propensão à quedas também podem ser muito comuns.

Mas lembre-se: estamos aqui para te ajudar! Serão necessários apenas alguns cuidados a mais para deixar as suas madeixas lindas e bonitas e, melhor ainda, saudáveis! Bora aprender mais sobre?

Veja também: Cabelos afros femininos: veja penteados e acessórios para seus cachos

Como cuidar do cabelo black

Preparamos esse tópico para você que deseja cuidar do seu cabelo black, mantendo-o saudável e brilhoso. A seguir, separamos algumas dicas, todas bem simples e fáceis de acompanhar. Vamos lá?

Na hora de lavar

Cabelo Black

Alguns cuidados devem ter a nossa atenção ao lavar o cabelo black, tais como: usar produtos apropriados (que respeitem o tipo capilar), lavar em água morna ou fria e não deixar nenhum produto sobrando, principalmente o condicionador. Há ainda outros cuidados que devem ser citados.

O cabelo black demora muito para secar, uma característica própria dele. Assim, é muito comum que gotículas de água se acumulem ao longo das madeixas, principalmente nas regiões próximas à raiz.

Por conta disso, a dica é deixar as lavagens menos frequentes. Mas nunca se esqueça que, por mais que devemos maneirar na hora de lavar, o banho é essencial para manter saúde do couro cabeludo e deixar o cabelo forte para enfrentar os produtos químicos.

Fungos, bactérias e algumas doenças podem ser evitados simplesmente lavando o cabelo. Além disso, pode-se aproveitar este momento para desembaçar os fios usando um pente de dentes largos.

Veja também: Pente garfo: saiba os benefícios e como usar corretamente

Pentear no banho é importante

Procure pentear o seu cabelo black na hora do banho, pois isso ajuda a aumentar a umidade e a oleosidade dos fios. Isso também é indicado para cabelos secos, mostrando o quão esta dica é valiosa.

Mas lembre-se de secar bem as suas madeixas, já que fungos podem adorar viver em lugar úmido, como é o caso do cabelo molhado.

Creme sem enxágue pode ajudar

O creme sem enxágue é muito importante para o cabelo black. Ele pode ser aplicado diariamente, logo após a lavagem, com os fios ainda úmidos. Isso dá forma aos cachos, ajudando na direcionamento das pontas.

Assim que aplicar o creme, amasse as mechas com as mãos de forma que pareça natural, mas que ainda dê algum movimento aos cachos. Isso deixará o cabelo lindo e brilhoso por conta do creme.

A quantidade de creme depende do tamanho do seu cabelo. Muitas vezes, uma colher é o suficiente para cobrir todas as mechas. Para retirar o produto, use bastante água e passe o shampoo para dar o golpe final.

Hidratação

Use produtos à base de silicone, que tem como objetivo hidratar os fios. Os melhores hidratantes possuem uma porcentagem de silicone na composição. Portanto, não será difícil de encontrá-los.

O silicone é importante para ligar as substâncias ao couro cabeludo e aos fios, aumentando o tempo de uma aplicação à outra.

Além disso, o silicone também serve como um excelente hidratante, protegendo os fios e criando uma “barreira” em cada um, a fim de evitar que as mudanças no mundo externo afetem o seu cabelo.

Mas ele deve ser de qualidade. Portanto, invista em ótimos produtos para que forneçam um excelente resultado.

Na hora da finalização, dê aquele toque de mestre (isso depois da hidratação). Tem que ser na medida certa, de modo suave. Não indicamos que use receitas caseiras, pois muitas delas não funcionam ou podem até danificar os fios. Com isso, produtos de marcas confiáveis é a melhor escolha!

Use shampoos adequados

Cabelo Black

A dica é que você use shampoos indicados feitos para o seu tipo de cabelo. Eles terão a medida certa de nutrientes, sais minerais e outros fatores para que as suas madeixas fiquem saudáveis. Sempre use o mesmo shampoo (não trocando de marcas constantemente) e lave o seu cabelo a cada 3 dias.

Condicionadores

O uso do condicionador é muito importante, pois ele fecha as cutículas dos fios, que antes foram abertas pelo shampoo. Portanto, o produto terá o papel fundamental de proteger os fios e manter a umidade do seu couro cabeludo, além de dar aquele brilho charmoso.

Assim como no caso do shampoo, use condicionadores feitos para o cabelo black, simplesmente pelos mesmos motivos já citados no tópico acima.

Use protetores de calor

O cabelo black já sofre com falta de umidade natural dos fios. Portanto, é de suma importância que a nossa atenção esteja voltada a isto. Use secadores em uma temperatura média e passe alguma pasta contra o calor.

Proteja os seus fios da incidência solar usando um protetor solar para cabelos. O sol pode danificar demasiadamente o couro cabeludo, tanto com o calor e tanto com a radiação, aumentando as chances de desenvolver quedas e quebras.

Por fim…

Agradecemos por ter lido até e esperamos que tenha aprendido mais sobre o cabelo black, seja como cuidar dele até dicas que podem ajudar bastante no seu dia a dia. Sinta orgulho em ter um cabelo repleto de uma história cultural e imponente e arrase no visual!

Até a próxima!

Add comment