Madeixa
Cabelo acaju

Cabelo acaju: como alcançar o tom ideal e dicas para cuidar dos fios

Os cabelos vermelhos acaju fazem parte das nuances de cabelos ruivos, porém, em tonalidade mais profunda, o que proporciona mais evidência para o tom de pele. Por ser uma coloração de fundo quente, os cabelos acaju podem não combinar tão bem com as peles de tons mais frios.

Entretanto, há mais de um tipo de tonalidade de cabelos acaju que podem ser adquiridas nas madeixas. Confira algumas ideias para se inspirar! Saiba como atingir a nuance ideal de cabelos acaju e como manter os cabelos com a cor sempre viva.

Quem pode apostar?

Cabelo acaju para negras e morenas

O tom acaju dos cabelos é um dos mais desejados e famosos entre as mulheres morenas e de peles negras. Isso porque, por ser um tom profundo e com reflexos avermelhados e acastanhados, a cor acaju nos cabelos harmoniza muitíssimo bem com olhos amendoados e castanhos e peles mais escuras.

Lembrando que existe mais de uma forma de incrementar as tonalidades acaju aos seus fios, o que pode ser feito a partir de mechas californianas acaju, luzes acaju ou ombré hair acaju. Ou seja, se você já está decidida e quer ter madeixas nessa cor castanho avermelhada, tem mais de uma forma de mudar a coloração de seus fios.



Existem muitas colorações permanentes, semipermanentes e máscaras tonalizantes que podem atribuir as nuances acaju aos seus cabelos. Lembrando que, para se obter a nuance castanho avermelhada nos cabelos, você deve saber harmonizar a base de cor de seus fios com a coloração que será aplicada nas madeixas.

Veja também: Shampoo tonalizante: saiba para que serve e como usar o produto

Cabelo acaju para loiras

Cabelo acaju



Para quem possui fios em tonalidades claras, do loiro claríssimo até o loiro escuro, as tinturas permanentes de cor acaju são a opção mais recomendadas. Isso porque o uso de tonalizantes acaju em cabelos muito claros irá provocar manchas nos fios, o que não resultará em uma coloração bem definida.

O ideal é primeiramente colorir os fios loiros com uma coloração castanha sem nuances, de numeração 3.0, 4.0 ou 5.0 e, depois disso, tonalizar os cabelos com pigmento vermelho ou colorações semipermanentes em tons acaju.

Cabelo acaju para ruivas

Já no caso das ruivas, obter a cor acaju nos cabelos é um processo um pouco mais fácil. Cabelos acobreados possuem pigmento 0.4, que garantem os reflexos alaranjados às madeixas. No caso dos cabelos acaju, reflexos acastanhados avermelhados devem ser acrescentados às cutículas capilares. Para isso, o ideal é utilizar um bom tonalizante ou tintura permanente que corresponda aos tons: 4.6 e 5.6.

Pode ser possível que, por conta dos cabelos ruivos já possuírem nuances quentes, as tintas acaju resultem em uma coloração muito avermelhada nos fios. Para reverter este resultado, o ideal é matizar levemente os cabelos com pigmento cinza, com final 0.1, diluído em creme branco.

Uma única aplicação do pigmento matizador cinza diluído em creme pode já ser o suficiente para reverter o excesso de reflexos avermelhados nos cabelos.

Veja também: Shampoo matizador: saiba como pôr fim ao “amarelado” do seu loiro

Cabelo acaju para morenas

No caso das morenas de cabelos castanhos claros, castanhos médios, castanhos escuros, obter o resultado de um lindo cabelo em cor acaju é um processo um pouco mais fácil e com resultados muito satisfatórios. Isso porque os cabelos castanhos possuem, naturalmente, reflexos avermelhados e acobreados em sua pigmentação, o que facilita que a coloração se revele mais fielmente nos fios.

A recomendação para os cabelos castanhos na hora de aderir a cor acaju nos cabelos é optar pelo tipo de coloração que for mais indicado para o que você busca. Por exemplo, para quem deseja uma coloração mais duradoura e não pretende mudar a cor das madeixas em curto prazo de tempo, a escolha de uma tintura permanente talvez seja a melhor opção.

Já para quem se considera uma camaleoa e gosta de mudar as nuances dos fios com frequência, uma boa alternativa seria aderir ao uso de um tonalizante acaju.

Do preto ao acaju

Cabelos pretos são, para muita gente, quase um compromisso para a vida toda. Porém, ao contrário do que se pensa, outras nuances podem ser atribuídas às madeixas negras e iluminar os cabelos pretos.

Para isso, recomenda-se optar por técnicas de clareamento parcial dos fios, como as luzes e, em seguida, tonalizar os fios em tom acaju. Desta forma, o cabelo fica com mais luminosidade e movimento.

Tonalizantes na cor acaju

Cabelo acaju

São muitas as opções de tonalizantes disponíveis no mercado. Máscaras tonalizantes que prometem tratar e colorir os fios e colorações semipermanentes que não possuem amônia em sua fórmula, além de pigmentos puros que também podem ser diluídos no creme branco.

O mercado de cosméticos tem cada vez mais investido em opções de coloração não permanentes para os cabelos. Portanto, vale a pena conhecer cada tipo de tonalizante antes de tomar a sua decisão.

Pigmentos tonalizantes

Os pigmentos tonalizantes podem e devem ser diluídos em creme branco e possuem um poder de atribuir banhos de brilho e nuances aos cabelos, sem clarear ou escurecer os fios. Esse tipo de tonalizante é um pouco mais raro de ser encontrado e é comercializado em marcas como Camaleão Colors, que possui uma grande variedade de colorações disponíveis.

Máscaras tonalizantes acaju

Um outro tipo de tonalizante que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da beleza são as máscaras tonalizantes, produtinhos que prometem nutrir, hidratar e colorir os cabelos.

É claro que as máscaras tonalizantes não clareiam ou escurecem os fios de forma radical. Entretanto, prometem mudar a coloração dos cabelos. Existem no mercado algumas marcas que prometem atribuir nuances acaju aos cabelos enquanto hidrata os fios, como o caso da Amend, com suas máscaras de tratamento de cor.

Tinturas sem amônia acaju

As cinturas semipermanentes e sem amônia também fazem parte do mundo dos tonalizantes. Não é tão difícil encontrar esse tipo de produtos na cor acaju. Marcas como Casting Creme Gloss da L’Oréal Paris ou Koleston já comercializam há um tempo produtos que prometem uma coloração acaju aos fios.

Veja também: Tinta sem amônia: entenda as vantagens e desvantagens do produto

Cabelos na cor acaju são cheios de charme e combinam perfeitamente com morenas, negras e peles de tom quente. Se você quer uma mudança no look, a fim de dar um up em sua autoestima, que tal escolher o produto que mais se adéque aos seus objetivos e fazer aquela mudança no visual que você merece?

Deixe seu comentário!