Madeixa
Bulbo capilar

Bulbo capilar: entenda a sua importância e como cuidar

Promoções na Amazon
Quase todo dia a Amazon faz uma promoção de produtos para cuidar do cabelo.Clique aqui e confira os itens que estão em PROMOÇÃO hoje.

O cabelo tem parte significativa na autoestima da mulher. Fios hidratados e bem cuidados tendem a levantar a autoconfiança de qualquer pessoa, criando uma bela moldura para o rosto.

O que muitas mulheres não sabem é que precisamos cuidar bem de nosso bulbo capilar para que o cabelo possa crescer mais nutrido, saudável e, consequentemente, mais bonito e forte.

Muitos hábitos devem ser cortados do cotidiano e muitos devem ser adicionados para que o bulbo capilar esteja bem cuidado.

Caso você não saiba muitas informações sobre esse assunto, está tudo bem! Pois, neste artigo, te explicaremos mais sobre o bulbo capilar. Portanto, continue lendo para entender o que ele é e como deixá-lo muito saudável com a rotina do dia a dia!

O que é o bulbo capilar?

Bulbo capilar

O bulbo capilar é um componente interno da nossa “fábrica de cabelos”. Isso significa que ele é muito importante para os fios, já que o cabelo só crescerá e aparecerá na parte externa se estiver forte e saudável internamente.

Esse componente é responsável direto pelo crescimento do cabelo, já que é em sua estrutura que as células do crescimento são espalhadas e estimulam o folículo capilar.

Por isso, quando você está com queda de cabelo ou crescimento lento, com certeza há um problema de nutrição no seu bulbo capilar e ele não está conseguindo funcionar da forma correta.

Portanto, vamos te passar algumas dicas para que essa estrutura tão importante seja bem cuidada e deixe seus fios mais saudáveis com o passar do tempo, estimulando o crescimento dos fios e prevenindo a queda de cabelo.

Hábitos que prejudicam o bulbo capilar

Bulbo capilar

Muitos de nossos hábitos podem afetar a saúde de nossos fios negativamente sem que saibamos. Por isso, acompanhe essa lista e preste mais atenção aos hábitos que falaremos, pois eles estão impedindo seus fios de serem saudáveis!

1. Beber álcool

O álcool tem a função de retardar o funcionamento de diversas partes do corpo, e a absorção de nutrientes também para de funcionar quando você bebe muito.

Sem uma boa absorção de nutrientes, o bulbo capilar não terá as vitaminas necessárias para se fortalecer e acabará ficando estagnado, sem crescer ou se fortalecer.

2. Dormir mal

A insônia é um dos maiores problemas do século XXI, afetando milhões de pessoas ao redor do mundo. Além de gerar cansaço, as noites mal dormidas também atrapalham no crescimento de seus fios.

Isso ocorre porque o seu couro cabeludo tende a ficar mais enfraquecido e o bulbo capilar irá responder a esse estímulo com a queda de cabelo. Portanto, dormir pouco pode ser um péssimo hábito para quem está lutando contra a queda capilar.

3. Alimentação desregulada

É muito normal que as pessoas atualmente comam de forma desregrada e não-saudável, por conta da falta de tempo de cozinhar refeições mais nutritivas ou apenas pela preguiça.

Porém, com certeza, já entendeu que o bulbo capilar precisa de nutrientes essenciais para conseguir se fortalecer e fazer o cabelo ir para a parte externa da fábrica, quando você começa a ver os fios aparecer.

Portanto, é importante lembrarmos que a sua alimentação afeta diretamente na saúde de seu bulbo capilar e, consequentemente, no desenvolvimento do cabelo.

4. Fumar

Dentre todos os malefícios que o cigarro traz, a queda de cabelo e estagnação do crescimento também estão presentes na lista.

A nicotina presente no cigarro libera radicais livres que estimulam as células do envelhecimento e, além disso, diminui o fluxo sanguíneo na raiz capilar, fazendo com que o cabelo não cresça.

Portanto, ao fumar, você está retardando o crescimento do seu cabelo, o funcionamento das células do bulbo capilar e estimulando a queda dos fios.

Veja também: Conheça os melhores cremes para a queda de cabelo

Como cuidar do bulbo capilar

Bulbo capilar

Felizmente, todos os maus hábitos listados anteriormente possuem soluções que podem (e devem!) ser encaixadas em sua rotina para que seus fios cresçam até melhor do que o esperado.

1. Beba menos

Ao beber socialmente, você não acostumará seu bulbo capilar a trabalhar de forma lenta. Então, o crescimento dos fios continuará normal.

Evite apenas beber em excesso e frequentemente. Assim, o bulbo capilar verá o álcool como uma exceção no seu organismo, e não uma rotina.

2. Durma mais

Dormir realmente é extremamente importante para todas as funções do corpo humano, não apenas para o crescimento dos cabelos.

Por isso, tente aumentar algumas horas de sono à sua rotina (a média necessária está entre 6 e 8 horas). Caso você pense que não tem tempo para dormir, use o tempo no celular antes de dormir para realmente dormir!

Tudo depende da forma como você organiza a sua rotina para que seja possível dormir a quantidade de horas necessárias e adquirir benefícios como o crescimento acelerado do cabelo.

3. Seja mais saudável

Essa é uma constatação que deveria ser considerada óbvia, mas você precisa comer de forma saudável para que seus fios consigam ser nutridos e cresçam.

Reduza bastante o consumo de industrializados e coma alimentos nutritivos, como legumes, verduras e frutas. Dessa forma, as vitaminas desses alimentos também estarão presentes em seus fios.

Obs: Lembre-se também que beber água faz parte de ter uma alimentação saudável.

4. Pare de fumar

Todos sabemos que fumar é um vício que pode não ser tão fácil e rápido de largar. Por isso, vá reduzindo aos poucos até você não sentir mais falta.

Ao parar de fumar sua saúde será muito beneficiada e, no nosso caso, um grande benefício para se destacar é o fortalecimento dos fios e volta da nutrição do bulbo capilar.

Portanto, reduza aos poucos o consumo de nicotina e você verá não apenas benefícios externos e estéticos, mas também internos e muito importantes.

Depois desse artigo, você com certeza já entendeu o que é o bulbo capilar e notou quais são os hábitos da sua rotina que o prejudicam.

Então, não fique apenas na leitura e comece a mudar a sua rotina! Lembre-se que a área externa do cabelo é apenas um reflexo da área externa e, por isso, você precisa sempre nutrir seu corpo para obter bons resultados estéticos satisfatórios.

Até a próxima!

Deixe seu comentário!