madeixa.com.br

Box Braids: Veja dicas para aderir às tranças afro com sucesso!

A cada dia, é mais comum ver homens e mulheres aderindo a uma cultura antiga e que ajuda na transição do cabelo. São as chamadas box braids – ou, como são mais popularmente conhecidas, rastafári. Nessa técnica, tranças elaboradas com material sintético são fixadas ao cabelo natural. É uma ótima opção para quem deseja renovar o visual de forma impactante.

As box braids é originária da África e agregava muito mais que beleza estética. Na realidade, era uma simbologia para transmissão de resistência e valores culturais entre gerações. A representatividade das tranças enfatizavam as raízes, identidade e a beleza negra. Com toda essa referência histórica, é importante que os adeptos ao rastafári tenham conhecimento dessa representatividade dessa cultura afro.

Mas, vale ressaltar, que já passou a época de preconceito com pessoas brancas que utilizavam a box braids. Atualmente, o mercado oferece tranças de diversas cores e que combina com todos os tipos de tons de pele. Há castanhos, loiros pretos e coloridos. Também é possível encontrar modelos com uma diversidade de comprimento. Tudo vai depender do gosto de quem vai aderir a essa técnica.

Box Braids fazem a cabeça das artistas…

As box braids eram muito utilizadas por escravos de origem africana. Com o passar do tempo, essa técnica acabou se espalhando pelo mundo. Celebridades de vários cantos desse planeta aderiram às tranças e ajudaram a propagar e fortalecer algo enraizado na cultura negra. E a lista dos artistas que adotaram o rastafári em algum momento da carreira não é pequena.

Duas das maiores cantoras do planeta já foram adeptas às box braids. Em 2016, a cantora Beyoncé lançou o clipe “Formation” com suas madeixas totalmente tomadas pelas tranças rastafári. A técnica também foi utilizada por outra grande celebridade musical norte-americana. Trata-se de Rihanna, que já utilizou mais de um modelo das tranças em seu cabelo.

No Brasil, as box braids também já foram adotadas pelas cantoras Anitta, Ludmilla e Iza, além das atrizes Taís Araújo, Roberta Rodrigues, Isabella Santonni e Cléo Pires. Essas duas últimas são provas reais de que pessoas com pele mais clara também ficam super bonitas e elegantes com tranças espalhadas pelas madeixas.

Box Braids estragam o cabelo?

Uma das preocupações de quem pensa em aderir ao rastafári é com os danos ao cabelo. Fique tranquila! Se você mantiver os cuidados e não ultrapassar o prazo de manutenção indicado, as suas madeixas vão ficar mais protegidas, hidratadas e ainda mais bonitas.

No entanto, se você não cuidar bem das suas as tranças, elas também podem danificar os cabelos. Os danos variam desde queda capilar e quebra dos fios, até a proliferação de fungos e mofo – ocasionada pela má higienização – e calvície (alopecia).

Confira 10 dicas para aderir às Box Braids com sucesso!

Se você for homem ou mulher e decidir fixar as box braids em seu cabelo, alguns cuidados devem ser tomados com antecedência. Eles vão ser fundamentais para que as tranças não causem danos em seus cabelos e prejudiquem o seu dia a dia. Separamos algumas dicas para você. Confira:

1 – Procure um bom profissional

Para fixar as box braids ao cabelo são necessários habilidade e paciência. Por isso, é fundamental a escolha de um profissional que entenda do assunto. Dependendo do modelo e comprimento escolhidos, você pode passar até 5 horas sentada. Mas, não se preocupe, com um pouco de paciência, irá perceber que valeu a pena esperar.

2 – Lave toda semana

Para que o cabelo natural não danifique, é necessário atenção especial com as tranças sintéticas. Recomenda-se lavá-las toda semana. Caso seu cabelo seja oleoso, use apenas shampoo. Você até pode manter o cronograma capilar, mas fique atenta apenas para não deixar nenhum resíduo.

Para os homens, como produzem mais suor que as mulheres, é essencial lavar com mais frequência. O suor pode causar cheiro e acúmulo de secreções indesejadas. Isso pode abrir espaço para a proliferação de fungos e outras doenças.

3 – Hidrate bem as madeixas

Hidratar o cabelo semanalmente é crucial para manter a saúde e beleza de qualquer cabelo, e isso não muda quando você adere às box braids. É preciso cuidar da hidratação dos fios trançados pelo menos a cada 15 dias.

A única diferença, neste caso, é que o procedimento de hidratação em cabelos com box braids deve ser feito com um óleo aplicado na raiz capilar, e não com as máscaras de hidratação comuns. Caso o seu cabelo seja oleoso, o ideal é retirar o excesso de óleo com uma toalha, mas sem esfregar.

4 – Modelo para escolher

Os modelos mais conhecidos são o kanekalon e o jumbo. O primeiro é escorregadio e mais pesado. O outro tem os fios mais grossos e leves. Com isso, são feitas com maior facilidade. Então, vale a pena pesquisar e conversar com um profissional com experiência nesse ramo antes de apostar na tendência.

5– Paciência para o procedimento

A duração da aplicação das box braids vai depender do tamanho escolhido. Uma trança na altura do peito pode levar até seis horas. Na altura do bumbum, em média, chega a durar oito horas para acabar.

6 – Tempo ideal para fazer a manutenção

As box braids duram, geralmente, três meses. No entanto, manutenções devem ser feitas algumas vezes nesse período. Os procedimentos feitos são o de retirar algumas tranças e lavar o cabelo. Os preços podem mudar de acordo com o tamanho das tranças e o material utilizado.

7 – cuidados que devo ter em casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo conhecidas pela sua praticidade, as box braids exigem alguns cuidados em mente. Além da lavagem que dissemos acima, evite utilizar o secador. Caso contrário, opte pelo jato frio. Ao dormir, amarre as tranças para que elas não sejam desfeitas. Você pode utilizar pano ou até meia-calça velha.

8 – Cuidado na secagem com a toalha

Nada de esfregar a toalha nas suas tranças após o banho, pois isso pode danificar o seu cabelo e, ainda pior, desmanchar as tranças e jogar o seu dinheiro gasto no salão de beleza pelo ralo – quase que literalmente. Portanto, ao usar a toalha, seque de forma delicada, apertando o tecido levemente às madeixas, tomando cuidado também para não deixar frizz (fios arrepiados).

9 -Evite praias e piscinas

Praias e piscinas, além do Sol, podem danificar os seus cabelos, devido à ação do cloro e do sal. E se você tem box braids, esses danos podem ser maiores ainda! Como os seus cabelos estão trançados às fibras sintéticas, depois que eles entram nas tranças, fica mais difícil retirá-las dos fios e, desta forma, prejudicar a saúde capilar.

10 – O que fazer com as pontas do cabelo com as Box Braids?

Se você já fez as box braids, deve ter percebido que as pontas começam a ficar desconectadas e com um aspecto não tão agradável com o passar do tempo. Por isso, o correto é queimar as pontas para selar os fios. No entanto, há quem prefira outras opções: tem gente que cola, dá nó ou deixa as pontas soltas.

Outra dica é enrolar as pontas com bigudinhos e, logo em seguida, com bastante cuidado, mergulhá-las em água quente. Ao secar, elas vão formar cachinhos, que dão um up no visual!

Gostou das dicas para box braids? Então, compartilhe!

Até a próxima!

Add comment