madeixa.com.br
Big Chop

Big Chop: saiba como fazer o “grande corte” na transição capilar

Por muito tempo, os fios lisos foram considerados mais bonitos e mais comuns do que os fios cacheados e crespos. Por conta de toda a pressão estética causada, muitas mulheres começaram a alisar o cabelo e nunca mais pararam.

Porém, atualmente as coisas vêm mudando e os movimentos a favor da aceitação dos cachos estão crescendo cada vez mais. Por isso, a transição capilar se tornou um processo essencial na vida de qualquer mulher que resolve abandonar os fios alisados e adotar os cachos naturais.

A transição capilar é um processo longo que pode levar desde meses até anos. Tudo depende da quantidade de química que o cabelo tinha, da textura original do cabelo, dos cuidados com os fios e de quando o big chop foi feito.

Portanto, neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre o big chop: o que ele é, como fazer e qual é a sua finalidade. Se você também está começando no processo da transição, com certeza, esse artigo sobre big chop irá te ajudar muito!

Antes do Big Chop

Big Chop

O início da transição capilar pode ser um pouco mais complicado do que o imaginado. Isso porque os fios com química continuam com aspecto alisado, enquanto os novos fios que nascem já começam a aparecer com um aspecto cacheado.

Essa diferença de texturas cria 2 efeitos diferentes no cabelo: a raiz fica cacheada ou crespa, enquanto as pontas ficam lisas e esticadas, o que acaba incomodando muitas mulheres, já que essa diferença de texturas é bem visível dependendo do tamanha dos fios.

Portanto, conforme a transição capilar foi ganhando maior visibilidade e mais adeptas com o passar do tempo, um processo que acabasse com essa diferença de texturas e deixasse apenas os fios sem química no cabelo se tornou necessário.

O que é o big chop?

A tradução de big chop é “grande corte” e é exatamente isso o que ele é. O big chop veio para resolver o problema das mulheres que odeiam ter texturas diferentes nos fios e não sabem muito bem o que fazer.

O big chop nada mais é do que o corte onde toda a parte com química dos fios é retirada e apenas os fios naturais restam. Isso acaba com a diferença de texturas e, por isso, é um processo extremamente importante durante a transição capilar.

Muito mais do que apenas o comprimento do cabelo, ele mostra também uma mudança interna muito significativa. Para muitas mulheres, o big chop representa o fim de uma era de alisamentos em busca do padrão social e a aceitação dos fios naturais.

Porém, tudo também depende do comprimento que você quer ter após o big chop. Se você prefere terminar a transição já com fios mais compridos, então é melhor esperar mais tempo para cortar o cabelo. Isso porque os fios tomam um comprimento muito menor quando estão cacheados.

Portanto, é muito importante que você entenda a importância do big chop: além de deixar os fios saudáveis, com apenas uma textura e sem química, ele também representa uma grande mudança psicológica e significativa na mulher.

Veja também: Confira uma lista de produtos ideais para quem está em transição capilar

Benefícios do Big Chop

Big Chop

Além de ser considerada a primeira etapa de uma vitória das cacheadas contra a ditadura dos cabelos lisos que existe atualmente, o big chop também apresenta muitos outros benefícios aos fios e às mulheres que o fazem.

Por isso, vamos agora listar alguns desses pontos para que você entenda bem quais são os benefícios do big chop.

Liberdade

Apenas as mulheres que passaram anos da vida alisando os fios com químicas e rejeitando seus cachos naturais sabem a sensação de liberdade que o processo do big chop oferece.

Isso porque os novos fios representam também uma nova fase para a mulher que aceitou suas raízes, e essa sensação de liberdade com certeza é uma das melhores que alguém pode ter depois de tantos anos alisando o cabelo.

Portanto, ao cortar os fios que já passaram por química, toda a sensação de prisão causada pelo alisamento compulsório vai embora e o que resta é apenas a liberdade dos cachos e a facilidade do cuidado diário.

Autoconfiança

O processo de big chop pode ser muito difícil para algumas mulheres. Isso porque os fios tendem a ficar com uma aparência bagunçada e as diferentes texturas do cabelo podem incomodar muito em alguns casos.

Por isso, os fios pós-big chop possuem uma textura natural e, ao mesmo tempo, aparentam ser muito mais saudáveis e bonitos. Tudo isso com certeza é um conjunto para que a autoconfiança da mulher melhore muito e ela se sinta mais feliz.

Portanto, lembre-se que a transição capilar pode estar sendo complicada, mas tudo que vem após ela é muito benéfico e, com certeza, marcará o início de uma nova fase de fios naturais e lindos.

Saúde dos fios

Big Chop

É de conhecimento geral que os fios com química tendem a ser muito mais frágeis e danificados do que os fios naturais, já que com o tempo o excesso de química e os alisamentos acabam sendo nocivos para as madeixas.

Enquanto isso, os fios que ainda estão nascendo não possuem química e são bem mais saudáveis e fortes. Por isso, a transição capilar age diretamente (de modo benéfico) na saúde dos fios.

Portanto, se por algum motivo você ainda está em dúvida se deve fazer a transição capilar ou não, lembre-se que suas madeixas ficarão muito mais saudáveis e bonitas após todo o processo ocorrer e os fios com química forem embora.

Portanto, com certeza, você já conseguiu perceber que o big chop é uma recompensa maravilhosa para quem vem passando pela transição capilar há algum tempo.

Veja também: Scab Hair: como tratar os fios que nascem danificados após o big chop?

Lembre-se que não existe uma época para ele ser feito. Tudo depende do tamanho que você quer seus fios após o big chop. Portanto, sempre analise bem quão grande está seu cabelo natural e quanto será cortado.

Após tudo isso, seja muito feliz com seus cachos que foram muito aguardados e procure em nosso site novas dicas de processos de hidratação, nutrição e reconstrução para cuidar muito bem deles!

Add comment