Madeixa
Banho de petróleo

Banho de petróleo: veja passo a passo como dar brilho em cabelos pretos

O banho de petróleo é um tratamento capilar que vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente para as morenas, já que dá brilho e proporciona maciez e vitalidade para os cabelos escuros.

O procedimento hidrata profundamente os fios, devolve a cor e a maciez que vai se perdendo com o tempo, tanto para as madeixas tingidas quanto para as madeixas naturais.

O que é o Banho de Petróleo?

Banho de petróleo

Se você busca mudar seu visual com naturalidade e fazer um verdadeiro tratamento de brilho, esse é o procedimento perfeito para você. O banho de petróleo pode ser feito com o uso de tintas permanentes ou tonalizante. Existem até mesmo algumas receitinhas caseiras para repetir o processo em casa.



O banho de petróleo é feito a partir de uma substância chamada quina de petróleo (daí, o nome do procedimento). Tal substância tem um papel essencial de devolver a pigmentação artificial ou natural dos fios, ao mesmo tempo em que nutre e devolve a hidratação das mechas. O resultado do procedimento é um cabelo de cor intensa e brilhoso, como dissemos anteriormente.

Vale ressaltar que o tratamento é indicado para cabelos pretos ou castanhos, devido à pigmentação escura da quina de petróleo, componente responsável por proporcionar brilho às morenas! Existem algumas receitinhas que podem ser feitas em casa para fazer seu banho de petróleo. A seguir, listaremos algumas para você!

Como fazer? Confira passo a passo

Banho de petróleo



Banho de petróleo hidratante caseiro

Ingredientes:

  • 1 coloração permanente da cor do seu cabelo;
  • 1 ampola de vitamina A;
  • 1 colher de sopa de Bepantol;
  • 1 colher de sopa de quina de petróleo;
  • 3 colheres de sopa de creme branco (máscara de tratamento de sua preferência);
  • 1 par de luvas de silicone;
  • 1 recipiente de plástico.

Como fazer:

Prepare a tinta conforme as instruções da embalagem do produto. Depois, misture todos os ingredientes num recipiente de plástico, até que se forme uma mistura homogênea.

Em seguida lave seus cabelos em água morna ou com shampoo. Enxague e retire levemente o excesso de água. Comece a aplicar a misturinha do banho de petróleo em cada uma das mechas.

Deixe que o produto haja nos fios por cerca de 20 a 45 minutos. Depois, enxague em água morna até que todo o produto seja removido dos cabelos. Pronto! finalize seu cabelo e seque como de costume.

Banho de petróleo nutritivo caseiro

Banho de petróleo

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de máscara de tratamento nutritivo;
  • 1 colher de sopa de óleo de Argan;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de quina de petróleo;
  • 1 par de luvas de silicone;
  • 1 recipiente de plástico;
  • 1 coloração permanente da cor de sua preferência;
  • 1 colher de sopa de água oxigenada 10 volumes.

Como fazer:

Prepare a tinta conforme as instruções do produto. Depois, misture todos os ingredientes e um recipiente de plástico, e mexa até que se forme uma mistura homogênea.

Lave seus cabelos em água morna ou fria com shampoo, apenas. Enxague os cabelos e seque-os, levemente, com uma toalha. Reparta o cabelo em mechas e comece a aplicar a misturinha, massageando mecha por mecha.

Deixe que o produto haja nos cabelos de 15 a 45 minutos. Enxague com água morna e remova todo o produto dos fios. Pronto! Finalize como de costume.

Banho de petróleo pode ser feito em grávidas?

Banho de petróleo

Sim! O banho de petróleo pode ser feito em gestantes e em mulheres em fase de amamentação, já que o procedimento não demonstra riscos para a saúde do bebê e da mãe. O que se deve ter atenção é quanto ao uso de máscaras de tratamento que contenham formaldeídos. Gestantes e lactantes não devem utilizar nenhum produto contendo amônia, formol ou componentes alisantes sintéticos.

Cuidados, preço e manutenção

Banho de petróleo

O procedimento do banho do petróleo dura até 28 lavagens, ou seja, pode durar cerca de dois a três meses. O indicado é que se repita o procedimento uma vez por mês, para que a cor fique sempre vibrante.

Para quem gosta e tem tempo de ir no salão para ter aquele dia da beleza, é bom que saiba que o preço médio do banho de petróleo é de R$80 à R$300. O valor do procedimento pode ser maior ou menor de acordo com a cidade e o comprimento do cabelo da cliente.

Ao secar os fios com secador, pranchá-los ou utilizar babyliss e difusor, não se esqueça de utilizar sempre o protetor térmico, que tem a função de proteger os cabelos do calor excessivo. Cabelos com qualquer tipo de coloração artificial tendem ao desbotamento ao entrar em contato com temperaturas quentes. Dessa forma, o protetor térmico impede que isso ocorra ou diminui os efeitos.

Banho de petróleo para cabelos cacheados

Banho de petróleo

As morenas de cabelos cacheados e ondulados podem se beneficiar com os efeitos do banho de petróleo, já que o procedimento visa intensificar a cor escura dos fios e proporcionar hidratação, que sabemos que é uma das coisas que os cabelos encaracolados mais precisam.

Entretanto, o indicado é que o banho de petróleo em cabelos cacheados ou ondulados se faça com uso de tonalizante, para que haja menos agressão aos fios. Como dito antes, cabelos cacheados tendem ao ressecamento e, por isso, o uso de produtos sem amônia pode evitar a agressão às madeixas. Outra dica que damos é escolher produtos que tenham óleos e componente hidratantes em sua composição.

A seguir, elaboramos uma receitinha do banho de petróleo para cabelos cacheados:

Banho de Petróleo com tonalizante

Ingredientes:

  • 1 par de luvas de silicone;
  • 1 recipiente de plástico;
  • 1 tonalizante de sua preferência;
  • 3 colheres de máscara de tratamento hidratante;
  • 1 colher de sopa de água oxigenada 10 volumes;
  • 1 colher de sopa de Bepantol.

Como fazer:

Lave os cabelos com shampoo, enxágue e tire o excesso de água com uma toalha. Prepare a misturinha até que todos os ingredientes estejam homogêneos.

Separe as mechas e massageie, passando a misturinha em cada uma delas. Aguarde de 15 a 45 minutos. Enxague os cabelos e retire todo o produto.

Finalize com um leave-in próprio para cachos. Um dos melhores truques de beleza para morenas, o banho de petróleo dá brilho aos cabelos pretos e castanhos, além de proporcionar mais hidratação e vitalidade. Seja no salão ou em casa, vale a pena experimentar.

Já fez seu Banho de Petróleo? Conhece alguém que precise conhecer esse tratamento? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Até a próxima…

Deixe seu comentário!