Madeixa
Alisamento natural do cabelo

Aprenda 3 receitas caseiras para alisamento natural do cabelo

Já imaginou fazer um alisamento capilar completamente livre daqueles produtos químicos fortes e agressivos? Parece até mesmo uma proposta milagrosa, não é mesmo? Mas isso é possível sim através do alisamento natural.

Alisar os cabelos é uma maneira de garantir um novo visual. É um tipo de prática extremamente comum entre as mulheres e sempre possibilita um novo estilo de cabelo.

Tudo bem que é um tipo de tratamento bastante útil e que realmente oferece mudanças radicais no visual. Entretanto, o problema dos alisamentos não está aí, mas sim na química agressiva empregada.

Esta química utilizada em alisamentos ou mesmo objetos mecânicos que atingem altas temperaturas danificam severamente os fios de cabelo. Por isso, no artigo de hoje, você conhecerá o alisamento natural para cabelo.

Está preparada para as incríveis receitas caseiras para você mesma fazer o seu alisamento natural hoje mesmo? Então, venha comigo neste guia completo e prático para você mesma constatar os benefícios do alisamento natural. Continue lendo!

Entendendo o alisamento natural

Alisamento natural do cabelo

O alisamento natural é um meio alternativo aos procedimentos químicos abrasivos. Nem todos os tipos de fios de cabelo são resistentes o suficiente para receber todas aquelas químicas agressivas e, mesmo assim, apresentar bons resultados.

As opções de alisamento alternativos aos procedimentos químicos têm seus resultados apresentados de forma gradual. Levando isso em consideração, o alisamento natural é gradativo e leva alguns dias para apresentar o melhor resultado.

Sendo ideal para quem não pode fazer tratamentos químicos ou prefere um método menos agressivo. O alisamento natural pode ser aplicado em todos os tipos de cabelos e até mesmo em crianças, já que não é agressivo.

Basicamente, um alisamento natural consiste em realinhar as cutículas dos fios de cabelo e, também, oferecer a hidratação necessária. É assim que o cabelo se torna mais bonito e brilhoso, ao mesmo tempo que tem seus fios alisados.

Então, vamos para as receitinhas caseiras incríveis para você começar o seu alisamento natural ainda hoje? Veja logo abaixo!

3 receitas caseiras para um alisamento natural

Alisamento natural com Bepantol

Ingredientes:

  • 1 copo de 100 ml de leite integral;
  • 1 colher (sopa) de Bepantol;
  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 4 colheres (sopa) de Albumina em pó (suplemento).

Aplicação em passo a passo:

Passo 1: comece sempre lavando bem os cabelos e, para isto, utilize um shampoo antirresíduos. Desta forma, é possível abrir as cutículas dos fios de cabelo e, assim, maximizar a absorção dos produtos e nutrientes que serão utilizados.

Passo 2: com os cabelos já limpos, o segundo passo é reunir todos os ingredientes em uma tigela e misturá-los para que tomem uma forma homogênea.

Passo 3: com os cabelos ainda úmidos, divida-o em mechas. Faça a aplicação da mistura em cada uma das mechas. Para isto, utilize um pincel. É importante espelhar bem a mistura, desde as raízes até as pontas dos fios. Penteie o cabelo com a finalidade de massageá-lo, estimulando ainda mais a mistura em seus cabelos.

Passo 4: feito todo este processo, é hora e deixar o cabelo descansar, enquanto a mistura penetra nas partes internas dos fios de cabelo. Para isto, deixe os cabelos livres e sem touca por cerca de uma hora.

Passo 5: depois de feito todo o processo e ter aguardado o tempo necessário, já pode enxaguar os cabelos com bastante água corrente. Também é aconselhável utilizar a chapinha para fechar as cutículas dos fios de cabelo, que foram abertas pelo shampoo antirresíduos.

Veja também: 

Alisamento natural com babosa (aloe vera)

Alisamento natural do cabelo

Ingredientes:

Aplicação em passo a passo

Passo 1: comece sempre lavando bem os cabelos e, para isto, utilize um shampoo antirresíduos. Desta forma, é possível abrir as cutículas dos fios de cabelo e, assim, maximizar a absorção dos produtos e nutrientes que serão utilizados.

Passo 2: reúna todos os ingredientes necessários do alisamento natural e bata-os em um liquidificador, até se obter uma massa homogênea. Reserve a mistura em uma garrafinha ou pote limpo.

Passo 3: com os cabelos ainda molhados, é importante dividi-los em mechas. Comece a espalhar a mistura com os próprios dedos até se obter uma espumo nos fios de cabelo. É importante que a mistura seja muito bem espelhada, da raiz até as pontas dos fios, de maneira bem uniforme.

Passo 4: com toda a mistura bem aplicada nos cabelos, é o momento de deixá-lo descansar. Para isto, aguarde aproximadamente 30 minutos, mantendo os cabelos soltos e sem toucas.

Passo 5: neste passo, vem um segredo importante de enxágue, que deve ser seguido à risca para maximizar os resultados. Primeiramente, enxague os cabelos com água morna e, depois, em água fria. Após o enxágue, já é possível aplicar o seu shampoo e condicionador de costumes.

Passo 6: quem preferir, pode finalizar o alisamento natural com uma sessão de chapinha. A chapinha, neste momento, tem a finalidade de selar as cutilas dos fios do cabelo, que foram abertas devido ao tratamento. No entanto, é possível não aplicar este meio mecânico, caso queria garantir mais proteção aos fios de cabelo.

Veja também:

Alisamento natural com açúcar

Alisamento natural do cabelo

Ingredientes:

  • 100 ml de leite integral;
  • 1 xícara (chá) de açúcar integral;
  • 2 colheres (sopa) de maizena (amido de milho).

Aplicação em passo a passo

Passo 1: comece sempre lavando bem os cabelos e para isto utiliza o shampoo antiresíduos. Desta forma é possível abrir as cutículas dos fios de cabelo e assim maximizar a absorção dos produtos e nutrientes que serão utilizados.

Passo 2: agora reúna todos os ingredientes em um recipiente e misture-os até obter uma massa homogênea. Deixe este recipiente com a mistura reservada.

Passo 3: com os cabelos ainda úmidos divida-o em mechas. Faça a aplicação da mistura em cada uma das mechas, para isto utilize um pincel. É importante espelhar bem a mistura desde as raízes até as pontas dos fios. Penteie o cabelo com a finalidade de massageá-lo estimulando ainda mais a mistura em seus cabelos.

Passo 4: neste momento para maximizar os efeitos é essencial que os cabelos fiquem encharcados com a mistura. Feito isso é hora de deixar o cabelo descansar enquanto a misture age por 30 minutos. Deixe os cabelos soltos e sem touca durante este momento.

Passo 5: depois do tempo de descanso já é possível enxaguar os cabelos em água corrente. Também é possível aplicar o seu shampoo e condicionador de uso favorito.

Veja também:

Você já conhecia algumas destas receitas de alisamento natural? Agora é hora de colocar em prática e garantir cabelos mais lisos e sem aplicação de químicas excessivas. Compartilhe estas maravilhosas ideais em suas redes sociais com as amigas.

Deixe seu comentário!