Madeixa
Alimentos que fazem bem para o cabelo

Lista de alimentos que fazem bem para o cabelo

Alimentos que fazem bem para o cabelo devem sempre estar presentes em uma alimentação balanceada, uma vez que a beleza dos fios vem de dentro para fora.

Alimentos que fazem bem para o cabelo devem, acima de tudo serem ricos em proteínas, além de possuírem vitaminas e minerais para manter a saúde das madeixas, assim como do couro cabeludo.

Quer saber quais são alguns dos alimentos que fazem bem para o cabelo? Continue acompanhando o artigo e saiba como deixar suas madeixas cada vez mais lindas!

Alimentos que fazem bem para o cabelo: beleza de dentro para fora

Não somente para os cabelos, mas para todo o organismo de uma maneira em geral, uma dieta balanceada, além de ser nutritiva, contribui para a beleza dos cabelos, assim como da pele e unhas.

Entretanto, através de uma dieta balanceada é possível fornecer ao organismo nutrientes essenciais para a manutenção, assim como para evitar a queda de cabelos, bem como para fortalecer os fios.

Dessa forma, é fundamental fornecer ao organismo vitaminas, proteínas, além de sais minerais essenciais para manter os cabelos saudáveis. Além disso, são de extrema importância para que os fios nasçam fortes, além de auxiliar em seu crescimento.

Listaremos, a seguir, alguns alimentos que fazem bem para o cabelo, assim como para o couro cabeludo. Não se esqueça de incluí-los em sua dieta!

A cenoura é rica em vitamina A e um dos alimentos que fazem bem para o cabelo

A carência de vitamina A no organismo é uma das maiores responsáveis pela queda de cabelo, além de provocar problemas na pele e nos olhos.

Entre os alimentos ricos em vitamina A, o grande destaque fica com a cenoura. Uma vez que é rica em betacaroteno, a cenoura auxilia a evitar a queda de cabelo, além de retardar o surgimento de fios brancos.

Da mesma forma, sua alta concentração de betacaroteno auxilia no controle da oleosidade do couro cabeludo, além de proporcionar mais brilho e maciez aos fios.

Além disso, é fonte de vitamina A, que auxilia na hidratação dos fios, e ainda mais, os mantêm nutridos. Confira, abaixo, outros alimentos ricos em vitamina A.

Frutas e vegetais ricos em vitamina A

  • Manga, mamão e melão;
  • Grapefruit e goiaba;
  • Melancia e toranja vermelha;
  • Tangerina e nectarina;
  • Laranja, pêssego e damasco;
  • Brócolis, acelga e espinafre;
  • Nabo verde cozido;
  • Pimenta vermelha doce;
  • Repolho, alface e couve manteiga;
  • Abóbora e batata doce, cozidas;
  • Pimentão vermelho.

Alimentos que fazem bem para o cabelo

Alimentos de origem animal ricos em vitamina A

  • Fígado de boi;
  • Patê de fígado de ganso;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Caviar;
  • Peixes como, por exemplo, salmão, atum, truta e cavala;
  • Queijo de cabra, cheddar, minas, Roquefort, azul, feta e Camembert, por exemplo;
  • Cream cheese;
  • Manteiga;
  • Ovos cozidos;
  • Creme de queijo.

Alimentos ricos em ferro evitam a queda dos fios

O ferro é um mineral essencial para manter os fios fortes, além de evitar a queda. Sua deficiência pode causar a anemia, doença caracterizada pela carência de concentração da hemoglobina ou na produção das hemácias, que provoca a queda de cabelo.

Porém, para aumentar a absorção de ferro pelo organismo é fundamental ingerir alimentos que contenha vitamina C como, por exemplo:

  • Laranja, goiaba e morango;
  • Caju, pimentão e tomate.

Conheça, abaixo, alimentos ricos em ferro e inclua em sua dieta.

  • Abacate e amora preta;
  • Cereja e coco;
  • Damasco e morango;
  • Uvas e uvas-passa;
  • Brócolis, espinafre e couve;
  • Leguminosas como, por exemplo, feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico;
  • Coentro;
  • Algas como, por exemplo, wakame e kombu;
  • Tofu;
  • Melaço de cana e açúcar mascavo;
  • Carnes vermelhas.

Alimentos que fazem bem para o cabelo e o couro cabeludo

Alguns alimentos, em especial as oleaginosas, em virtude de possuírem alta concentração de ácidos graxos, auxiliam na saúde do couro cabeludo. Além disso, previnem a quebra dos fios, bem como proporcionam mais brilho.

Anote algumas oleaginosas e inclua em sua dieta para que suas madeixas fiquem fortalecidas!

  • Nozes, macadâmia e amêndoas;
  • Avelã, castanha-do-pará e castanha-de-caju.

Grãos e sementes estimulam o crescimento e o fortalecimento dos fios

Tanto quanto as sementes,  os grãos também são ricos em zinco que estimulam o fortalecimento, assim como o crescimento do cabelo.

Eles podem ser consumidos das mais variadas formas: em sucos, iogurtes e vitaminas, bem como em pratos salgados como, por exemplo, saladas, assados e sopas. Tome nota de alguns deles.

  • Linhaça, quinoa e chia;
  • Sementes de gergelim, girassol e abóbora;
  • Cevada, painço e triguilho;
  • Aveia, centeio e arroz integral;
  • Milho e trigo sarraceno.

Alimentos que fazem bem para o cabelo

Alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a saúde dos cabelos

A estrutura dos fios de cabelo é constituída 97% de proteína, principalmente, de queratina, responsável por aumentar a sua resistência. Além disso, é fundamental para a saúde da pele, bem como das unhas.

Entretanto, a queratina não pode ser encontrada em alimentos. Porém, consumir alimentos ricos em proteínas, além de determinadas vitaminas, pode estimular a produção de queratina pelo organismo.

A deficiência de proteína além de deixar o cabelo quebradiço, torna-o não apenas ressecado, mas também sem brilho. Acompanhe, abaixo, alguns alimentos proteicos que auxiliam o organismo a produzir queratina.

  • Carne vermelha, de aves e suína;
  • Peixes de água doce e salgada;
  • Leite, iogurtes e queijos;
  • Manteiga e ovos;
  • Cereais integrais;
  • Feijão e lentilha;
  • Alho e cebola;
  • Nozes e amêndoas;
  • Cogumelo;
  • Couve-flor, couve-de-bruxelas e couve-manteiga;
  • Brócolis, pimentão e espinafre;
  • Abóbora e batata doce;
  • Cenoura crua e cozida;
  • Peito de peru;
  • Soja e gelatina;
  • Laranja, mamão, melão e uva;
  • Morango, abacaxi, goiaba e limão.

Alimentos que fazem bem para o cabelo são ricos em enxofre

Os alimentos fonte de enxofre possuem, todavia, ação anti-inflamatória e auxiliam na prevenção da caspa. Além disso, ajudam na manutenção, bem como na produção de queratina.

Anote os principais alimentos fonte de enxofre:

  • Agrião, brócolis e couve-flor;
  • Rúcula, nabo e couve-de-bruxelas;
  • Acelga e mostarda;
  • Ovos;
  • Carne vermelha, de frango, de vitela e suína;
  • Peixes como, por exemplo, salmão, sardinha, atum, bacalhau e pescada;
  • Frutos do mar como, por exemplo, mexilhão, ostra, vieira, caranguejo e camarão;
  • Nozes, amendoim e amêndoa;
  • Outros vegetais de folhas escuras.

Alimentos ricos em vitamina C favorecem o crescimento dos fios

Os alimentos ricos em vitamina C, acima de tudo, ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Dessa forma, auxiliam no crescimento mais rápido dos fios, além de promoverem maior força, evitam não apenas a queda, mas também o ressecamento.

Tome note de alguns alimentos ricos em vitamina C:

  • Morango e camu-camu.
  • Acerola e caju;
  • Mexerica e pimentão amarelo;
  • Goiaba branca;
  • Brócolis e couve.

Deixe seu comentário!