madeixa.com.br

Água de batata escurece o cabelo? Saiba se é mito ou verdade!

Um dia, você se depara na frente do espelho e nota o aparecimento de três ou quatro fios de cabelos brancos se destacando entre os demais. Esta situação é praticamente inevitável para todas as mulheres, visto que a idade chega para todas nós.

Por enquanto, muitas mulheres adotam os fios grisalhos como parte desse estilo, outras não gostam nem um pouco dos cabelos brancos e procuram cobri-los com tintas e tonalizantes.

Você sabia que há procedimentos naturais para cobrir os fios brancos? Um deles é a água de batata para escurecer o cabelo. Pode parecer loucura, não é mesmo? Mas não é! Pode continuar com a gente nesse artigo e saiba tudo sobre como escurecer os cabelos com água de batata.

A medicina natural conhece várias opções de escurecimento dos cabelos que podem te ajudar a resolver o problema dos fios brancos sem precisar danificar fios, e ainda por cima nutrir e fortalecer seus cabelos como nunca! Esse é o caso da água da casca de batata. Esta é uma famosa receitinha caseira, que proporciona benefícios e eficiência para os cabelos.

A água de batata, ou a água da casca da batata, melhor dizendo, é utilizada há muito tempo na rotina de embelezamento capilar das mulheres de antigamente. O legume possui propriedades nutricionais poderosas que podem proporcionar benefícios para saúde e para a beleza dos cabelos e pele.

Quando consumida como alimento, a batata já proporciona a saúde humana diversos benefícios, devido ao seu alto valor nutricional que pode, inclusive, combater doenças como a anemia. Mas e quando aplicamos esse alimento diretamente nos cabelos? Confira os benefícios a seguir!

O benefícios da água de batata para os cabelos

Devido ao alto teor de amido presentes na batata, além de vitamina C, riboflavina, niacina tiamina, potássio, ferro, cálcio, zinco e manganês a casca de batata fortalece e muito os fios, além de deixá-los mais grossos e proporciona o escurecimento natural dos cabelos.

Portanto, atenção: as loiras e ruivas devem evitar utilizar a água da casca de batata nos fios e, já que os minerais presentes na casca da batata possuem poder engrossar a cutícula capilar, tonando os fios mais escuros que antes do procedimento.

A vitamina C, presente na casca da batata, é importantíssima para aumentar o fortalecimento da fibra capilar, além de se ruma substância reparadora de danos! O que proporciona mais brilho e hidratação aos fios!

Já a tiamina e a riboflavina nada mais são que vitaminas do complexo B, e delas a casca de batata está rica! Tais vitaminas podem proporcionar aos fios auxilio no combate a queda, assim como o zinco e o manganês. Além disso as vitaminas do complexo B também pode acelerar o crescimento dos cabelos, pra quem deseja madeixas longas.

Combate à queda e tratamento natural para calvície

Água da casca de batata é riquíssima em minerais como o manganês e o zinco, tais substâncias contribuem para o combate à queda e ainda auxiliam no tratamento de doenças como a Alopecia Areata, que causa falhas no couro cabeludo. O resultado são cabelos mais fortes e um couro cabeludo mais saudável, o que contribui para o crescimento de novos fios.

Mas, afinal, a água de batata cobre os fios brancos?

Entretanto, o efeito de escurecimento dos fios que a água de casca de batatas pode proporcionar aos cabelos é muito sutil, podendo disfarçar levemente a presença dos fios brancos, mas não eliminá-los. Para cobertura completa dos cabelinhos grisalhos o mais recomendado é utilizar um tonalizante sem amônia que tenha o poder de cobertura dos brancos.

Como escurecer o cabelo com água de batata: passo a passo

Ao contrário de tinturas químicas, a água da casca de batata não apresenta resultados imediatos. O procedimento deve ser repetido algumas vezes nos cabelos, para que se apresente um resultado notável.

O ideal é que a água da casca de batata seja aplicada nos cabelos previamente lavados com shampoo, sem o uso de condicionador, e seja aplicada da raiz até as pontas, já que o líquido pode proporcionar benefícios tanto para a raiz capilar, no combate a queda e estimulação do crescimento dos cabelos, quando para manter a extensão dos fios mais hidratadas e saudáveis.

Você vai precisar de:

  • 5 batatas
  • 1L de água
  • 1 panela
  • Presilhas de cabelo
  • Touca plástica para cabelos

Passo 1: o primeiro passo para se preparar a água de casca de batata para escurecer os cabelos e colocar as cascas de legumes para ferver em uma panela com um litro de água quando a água atingir o ponto de ebulição. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Passo 2: logo após esperar o líquido da água de casca de batatas esfriar, despeje o conteúdo em um frasco com ajuda de um coador.

Passo 3: pronto, agora é só aplicar a água da casca de batata nas madeixas, massageando mecha por mecha, e deixar que o produto tenha seu tempo de ação de quarenta e cinco minutos há duas horas nos cabelos.

Passo 4: lave os cabelos com água, condicione os fios e finalize as madeixas da maneira que preferir!

O ideal é que se repita o procedimento com a água de batata, pelo menos, duas vezes na semana, para que os resultados sejam eficientes. Evite deixar resíduos da substância nos fios e certifique-se de que enxaguou muito bem as madeixas!

Para melhores resultados complemente seus cuidados diários com os cabelos fazendo hidratações semanais. Não deixe também de utilizar leave-in e protetor térmico antes de expor os fios ao calor excessivo.

Uma receita natural dessa que pode dar aos seus cabelos tantos benefícios não pode deixar de ser testada! Portanto, prepare já suas batatas e não esqueça de, desta vez, não jogar as cascas fora. Não se esqueça de voltar aqui e o contar sobre o resultado nos comentários.

Add comment