Madeixa
Afro Puff

Afro Puff: saiba como fazer o penteado ideal para cabelos crespos!

Por muito tempo a ditadura do cabelo liso realmente existiu e acabou diminuindo a autoestima de muitas mulheres e homens com cabelos crespos ou cacheados.

Porém, com o passar do tempo, diversas campanhas foram sendo feitas e, atualmente, o número de alisamentos feitos caiu muito não apenas no Brasil, mas também em muitos outros países ao redor do mundo.

Isso porque as pessoas de cabelos cacheados ou crespos estão se aceitando cada vez mais, o que cria uma nova cultura de penteados e cortes feitos especificamente para essas texturas de cabelo, como é o caso do afro puff.

O afro puff foi muito utilizado junto ao black power por conta de todo o seu volume, mas com o tempo (durante a ditadura do cabelo liso) ele perdeu um pouco a visibilidade, para voltar a crescer novamente apenas agora no século XXI.

Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse penteado que pode ser considerado um dos símbolos do empoderamento crespo: o que ele é, qual seu significado e como fazê-lo de maneira simples!



O que é o afro puff?

Afro Puff

O afro puff é um penteado para cabelos afros e crespos que já esteve na moda por muito tempo e, atualmente, estourou novamente após ser utilizado pela atriz Adrienne Moore durante as gravações da série norte-americana Orange is the New Black.



Em português, podemos traduzir afro puff como “pompom afro”, e isso diz muita coisa sobre esse estilo: o penteado é basicamente um pompom feito no alto da cabeça, dando um efeito fofo e extremamente estiloso.

É importante notar que o afro puff apenas funciona em mulheres com cabelos curtos ou, no máximo, médios; e sempre cacheados ou crespos. Isso porque em outras condições o cabelo não dará o efeito de pompom e o penteado ficará diferente da proposta inicial.

A boa notícia é que o afro puff é extremamente prático de ser feito e, por isso, você praticamente não perderá tempo da sua rotina para sair cheia de estilo e com os cabelos fofinhos!

Portanto, ver um penteado tão estiloso e fácil de ser feito direcionado para os cabelos afro, com certeza, é um grande avanço na nossa cultura e dá uma maior visibilidade para esses fios.

Qual o significado do afro puff?

Afro Puff

Para quem tem os fios lisos ou ondulados, muito provavelmente, o afro puff não passa de um penteado simples e prático para o dia a dia, mas a verdade é que para os negros o afro puff significa aceitação, resistência e empoderamento.

Aceitação, pois pessoas de cabelo crespo e cacheado são ensinadas a vida inteira a ter um cabelo menos volumoso e mais discreto. Por isso, é muito comum fazer tranças em crianças com cabelo afro, reduzindo o volume e, ao mesmo tempo, matando os cachinhos. Logo, o afro puff veio para promover a aceitação desse volume e até mesmo o orgulho.

Resistência, pois a sociedade foi ensinada a gostar apenas do cabelo liso. Assim, as pessoas estão acostumadas a alisar o cabelo das outras, desde a infância, e podem estranhar muito ver uma pessoa de cabelo afro que não queira alisar. Por isso, o afro puff é uma resistência aos padrões da sociedade.

Empoderamento, pois a combinação dos dois fatores anteriores cria uma pessoa mais empoderada e segura de suas vontades, o que dá forças para lutar contra a ditadura do liso e assumir o cabelo natural assim como ele é.

Por isso, o afro puff está longe de ser apenas um corte de cabelo: ele é um conjunto de fatores que acaba sendo representado por meio da aparência, dando mais estilo e, ao mesmo tempo, batendo de frente com os paradigmas sociais.

Como fazer o afro puff

Afro Puff

Um corte de cabelo com tanto significado, com certeza, deve atrair muitas pessoas que querem aprender como fazê-lo, e nós já te adiantamos que o processo é bem simples.

Ele pode ser feito no dia a dia pois leva poucos materiais e não é um penteado complexo, apesar do resultado final ser digno de um salão profissional e os fios ficarem extremamente elegantes e, ao mesmo tempo, despojados!

Por isso, se você quer aprender o passo a passo para fazer o afro puff siga o tutorial:

Materiais necessários:

Modo de fazer:

Solte toda a sua raiz utilizando o pente garfo, isso ajudará a dar muito mais volume ao penteado e o resultado final será ainda melhor. Junte todo o seu cabelo e forme um rabo de cavalo frouxo, prendendo o rabo de cavalo com o elástico de cabelo.

Comece a utilizar o pente garfo no rabo de cavalo, puxando os fios para cima enquanto aperta um pouco mais o elástico de cabelo. Faça esse procedimento até o cabelo estar com todo o volume que você quiser. O rabo de cavalo precisa tomar uma forma de “pompom” e deve ficar bem alto na parte de trás da cabeça.

Por fim, aperte bem o elástico de cabelo e passe gel na raiz dos fios. Isso evitará o frizz e dará o efeito lambido que queremos na raiz.

O mais legal desse penteado com certeza é o contraste da raiz lambida e sem nenhum movimento com o rabo de cavalo em forma de pompom, que tende a ser bem volumoso e possuir bastante movimento dos fios.

Por isso, não tenha medo na hora de utilizar o pente garfo, pois quanto mais você passá-lo no cabelo, mais fofo o seu o pompom ficará no resultado final e o contraste com a raiz será ainda maior!

Com certeza, depois das nossas dicas, o seu afro puff ficará muito bonito e com bastante volume! Lembre-se de sempre utilizar o gel de cabelo, caso você queira aumentar o contraste entre a raiz dos fios e o cabelo.

Além disso, lembre-se que mulheres com cabelos cacheados também podem fazer esse penteado! Provavelmente, o efeito pompom ficará um pouco menor, mas os cachos ainda ficarão no topo da cabeça e se destacarão bastante da raiz.

Deixe seu comentário!